Luteria Muzell
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LIMPEZA E AJUSTE DE CAVALETE DE UM VIOLINO EZEQUIEL GRANADA

3 participantes

Ir para baixo

violino - LIMPEZA E AJUSTE DE CAVALETE DE UM VIOLINO EZEQUIEL GRANADA Empty LIMPEZA E AJUSTE DE CAVALETE DE UM VIOLINO EZEQUIEL GRANADA

Mensagem por Ricardogp7 Dom Nov 26, 2017 6:22 pm

Saudações a todos!
Nesse fim de semana me empenhei em fazer um trabalho para um caro irmão. Foi ele quem me ensinou a dar os primeiros passos na música e o meu primeiro contato com esse fabuloso instrumento.
Família muito simples, e muito especial para mim.
Nas fotos abaixo o estado em que se encontrava o violino:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Aqui podemos ver claramente a camada de breu que se formou por toda extensão do tampo e parte de espelho:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Comecei removendo com aguarrás mineral. Pensa em uma canseira... estava muito empregnado. No final estava muito exausto com toda esfregação. Confesso que os cantinhos não dei conta de tirar totalmente. Deve ter ficado uns 95%.
Bem...depois da retirada do breu fiz um pequeno polimento utilizando a técnica da NÓZ amassada em uma flanela. E o resultado ficou conforme imagens abaixo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Por dentro havia muita sujeira também:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Resolvi limpar também.
Gostaria de ter feito com missangas, mas levando em consideração que a 300 anos atrás creio que elas não existiam e pelo fato de eu não tê-las em casa fiz com o nosso querido arroz mesmo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Irmão Muzell depois de ter feito a limpeza percebi no centro acústico do fundo uma pequena saliência de forma retangular. Será que foi para que chegasse a medida tonal? Nosso irmão Ezequiel é um caro luthier que produz violinos esplêndidos utilizando madeiras nacionais. Seus instrumentos são produzidos 100% manualmente.
A foto abaixo não ficou muito legal, mas dá pra percebe lá:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Por fim um ajuste de cavalete simples. Não tenho quase nada de experiência com cavaletes. Gostaria de saber mais sobre os padrões espessura embaixo, meio e topo, altura das cordas, ângulos, aberturas dos cortes e etc.
Segue abaixo como ficou:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Devido ao estrago que o cavalete antigo provocou no tampo não foi possível deixa lo nos padrões obedecendo a medida da corda vibrante. Isso também influenciou na medida entre o cavalete e estandarte que geralmente deixo com 55mm ( Gostaria que o irmão me dissesse se está correto). Mas enfim creio que deve ter melhorado com relação ao anterior que o estandarte ultrapassava cerca de 20mm a frente da borda com um rabixo de cobre.
Abaixo consegue se ver o buraco produzido pelo antigo cavalete (Se é que podemos chamá-lo assim):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Com relação ao cavalete que este violino estava utilizando, creio que muitos devem ter se deparado com esta situação entre principalmente os músicos da CCB. Acho que cabe a nós que já recebemos pela graça de Deus um pouquinho dessa luz, com muito jeitinho (E joelhos no chão) aos poucos ir abrindo os ólhos deles. Creio que Deus nos dará força para combater com essas situações. As vezes penso que isso acontece por simplicidade e falta de informação por parte dos praticantes dessas eresias. Isso também com relação a manutenção e limpeza dos instrumentos.

Kkkkk Acabei escrevendo demais... Me perdoem.

Deus abençoe a todos.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

violino - LIMPEZA E AJUSTE DE CAVALETE DE UM VIOLINO EZEQUIEL GRANADA Empty Re: LIMPEZA E AJUSTE DE CAVALETE DE UM VIOLINO EZEQUIEL GRANADA

Mensagem por Gomes Gomes Ter Abr 03, 2018 9:03 am

Bom dia a todos e a Santa Paz de Deus aos Conservos !

Irmão Ricardo, ficou lindo o seu trabalho no violino mencionado acima.

Essa Técnica das Nozes, não conheço, pode me explicar como funciona por favor?


Irmão Ricardo, vou deixar meu contato, por gentileza pode me chamar no WhatsApp por favor? Gostaria de falar com você.  (11) 97324-8800

Gomes Gomes
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 63
Data de inscrição : 22/11/2017
Idade : 38
Localização : Embu das Artes - SP

Ir para o topo Ir para baixo

violino - LIMPEZA E AJUSTE DE CAVALETE DE UM VIOLINO EZEQUIEL GRANADA Empty Re: LIMPEZA E AJUSTE DE CAVALETE DE UM VIOLINO EZEQUIEL GRANADA

Mensagem por Ricardogp7 Ter Abr 03, 2018 11:32 am

Amém irmão Gomes!!! Tudo na santa paz?
Irmão esse trabalho com as nozes eu vi no youtube um tempo atrás quando estava pesquisando outra coisa, e fiz nesse violino pra testar mesmo. Nunca tinha feito antes. O video que vi foi esse aqui ó: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Depois mais tarde acabei recebendo em um grupo um arquivo elaborado pelo irmão Wlamir professor de luthieria do conservatório de Tatuí, onde ele citava alguns procedimentos de limpeza, e esse era um deles. Aí fiquei mais tranquilo.
Porém como o violino estava com muito breu impregnado, passei antes a aguarrás mineral e depois usei as nozes como um impermeabilizante natural.
Não sei se é uma pratica adotada pelos nossos irmãos luthiers do fórum, mas gostei bastante do resultado (Apesar de deixar com muito brilho) pois é natural.
Na pratica você só precisa colocar umas duas castanhas de nozes na flanela, dobrar e macetar com o martelo. Quando perceber que a flanela está umedecida, você passa sobre o verniz do violino, e se formar algum excesso você tira com outra flanela seca. Só acho que não é uma boa ideia passar sobre arranhões, machucados ou lugares onde há madeira exposta.

Abraços mano, vamos nos falando!!!

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

violino - LIMPEZA E AJUSTE DE CAVALETE DE UM VIOLINO EZEQUIEL GRANADA Empty Re: LIMPEZA E AJUSTE DE CAVALETE DE UM VIOLINO EZEQUIEL GRANADA

Mensagem por Alessandro Muzell Qui maio 17, 2018 10:08 pm

É TRANQUILO ESSE PROCEDIMENTO IRMÃOS, PODE SER FEITO SEM MEDO DE DAR PROBLEMA....O ÚNICO PROBLEMA É VC COMER AS NOZES ANTES DE PASSAR KKKKK
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 48
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

violino - LIMPEZA E AJUSTE DE CAVALETE DE UM VIOLINO EZEQUIEL GRANADA Empty Re: LIMPEZA E AJUSTE DE CAVALETE DE UM VIOLINO EZEQUIEL GRANADA

Mensagem por Ricardogp7 Sex maio 18, 2018 4:28 pm

Pior irmão Muzell... Esses dias procurei umas que tinha comprado pra fazer em um violino, e acabei encontrando apenas o potinho vazio kkkkkkkkk Minha esposa tinha comido tudo.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

violino - LIMPEZA E AJUSTE DE CAVALETE DE UM VIOLINO EZEQUIEL GRANADA Empty Re: LIMPEZA E AJUSTE DE CAVALETE DE UM VIOLINO EZEQUIEL GRANADA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos