Viola Andrea Guarneri - Conte Vitale 1676

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Viola Andrea Guarneri - Conte Vitale 1676

Mensagem por alan jhones em Dom Fev 25, 2018 7:12 pm

Saudações a todos!
Com incentivos de amigos violistas resolvi criar coragem pars iniciar a construção de minha primeira viola, e após conversar com alguns violistas profissionais e estudantes avançados, decidi pelo modelo de Andrea Guarneri - Conte Vitale. Como o poster deste instrumento está esgotado na Strad, consegui uma cópia graças a gentileza de um caro irmao...
Fiz mais uma copia do desenho técnico para recortar e fazer o template e moldes, para isto escolhi a metade mais bem desenhada e optei pela metade espelhada. Para o template usei acrílico de 2mm cortado na serra de fitas no tamanho exato do tampo, depois com o riscador de filetes con apenas uma das laminas tracei o contorno descontando 1.2 mm da lateral mais 2.5 mm da borda.
Segue imagens das madeiras, do template e do mdf que sera feito a forma.
Para este instrumento irei usar uma forma na forma de "sanduíche " com 3 placas de mdf parafusadas que poderao ser tiradas as camadas na hora de colar a contrafaixa e e na hora de desenformar. A forma tera 38 mm de espessura, apenas uma camada de 15 sera colado os blocos. Assim que ficar pronto postarei as fotos.
Nao tenho experiência em construção de viola, toda ajuda, comentário e crítica sera bem vinda e aceita.
Abraço a todos! [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Re: Viola Andrea Guarneri - Conte Vitale 1676

Mensagem por Zanca em Seg Fev 26, 2018 7:30 am

Up parabéns vai mostrando para nós os resultados, tem foto desse modelo de viola, vou mandar fazer uma esse ano para min e quero um Guarneri

Zanca
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Ricardogp7 em Seg Fev 26, 2018 10:04 am

Aí sim em Alan kkkkk
Esse não brinca em serviço não...
Vamos aprender contigo sobre a construção desse belíssimo instrumento.
Como sempre digo:"Que Deus use de suas mãos"

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por alan jhones em Seg Fev 26, 2018 10:38 am

Vamos aprender juntos meu caro...
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Alessandro Muzell em Seg Fev 26, 2018 10:51 am

QUE BELEZA IRMÃO, DEUS TE ABENÇOE E ESCLAREÇA TUDO NESSA JORNADA. EU GOSTO MUITO DE FAZER VIOLA, EMBORA NÃO CONSIGA NEM TESTAR DIREITO UMA, SEMPRE PRECISO DA AJUDA DOS AMIGOS MUSICOS, ME ENCANTO MUITO COM O TIMBRE....TENHO CERTEZA QUE VAI SER UM GRANDE INSTRUMENTO......PARABÉNS PELO PASSO A PASSO COMPARTILHADO AQUI COM O PESSOAL.......TEM GRANDE VALIA.
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

http://www.luteriamuzell.com.br

Mensagem por Zanca em Sex Mar 09, 2018 9:19 am

Esse ano se Deus quiser vou encomendar uma viola e quero essa conte de vitalli

Zanca
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por alan jhones em Sex Mar 09, 2018 11:26 am

Zanca escreveu:Esse ano se Deus quiser vou encomendar uma viola e quero essa conte de vitalli

Caro Zanca,
Meus amigos violistas falaram muito bem deste modelo.
O formato dela e bastante interessante, cintura mais larga (largura central), segundo algumas fontes que andei pesquisando dizem que esta característica somado a outros fstores favorece a vibracao e projeção das frequências graves
.
Ainda nao terminei minha forma porque estou dando uma arrepiada no Messiah, mas ja cortei o contorno.[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Alessandro Muzell em Sab Mar 10, 2018 6:41 am

EU TAMBEM TENHO ESSA IDÉIA CARO ALAN, A FORMA DA CONTE É INTERESSANTE. CERTA VEZ CONVERSANDO COM O LUIS MANFIO, ELE COMEÇOU USANDO A FORMA ORIGINAL E DEPOIS COM O TEMPO FOI REDESENHANDO ATÉ CHEGAR NA VIOLA QUE ELE FAZ HOJE, MAIOR E MAIS QUADRADONA, PORÉM FUNCIONA MUITO BEM, INCLUSIVE CERTO DIAS ATRAS, ELE POSTOU UMA FOTO DE UMA BARRA HARMONICA QUE ELE FAZ, MUITO INTERESSANTE. EU JA VI UMA VIOLA DELE AQUI EM CASA COM UM AMIGO DE SP E FUNCIONA MUITO BEM, TOCA MUITO.
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagem por Ricardogp7 em Sab Mar 10, 2018 7:10 am

Falando de barra harmônica meus caros, não cheguei a ver, mas tem um amigo que frequenta muito o atelier de um luthier aqui de perto que me disse ter visto alguns de seus trabalhos em que na hora de esculpir o tampo já estava deixando a própria barra feita na madeira.
Alguém já viu isso?

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por alan jhones em Sab Mar 10, 2018 9:55 am

Caro Ricardo,ja vi muito isto em violinos de oficina alemã. A barra harmonica possui funcao estrutural, sendo montada com uma certa inclinação e ocorrendo um leve cruzamento dos veios do abeto, trazendo mais rigidez com a mesma quantidade de madeira. Posso estar enganado,  mas nao vejo vantagem no metodo das oficinas alemãs.

Última edição por alan jhones em Dom Mar 11, 2018 8:15 am, editado 1 vez(es)
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por alan jhones em Sab Mar 10, 2018 9:58 am

Alessandro Muzell escreveu:EU TAMBEM TENHO ESSA IDÉIA CARO ALAN, A FORMA DA CONTE É INTERESSANTE. CERTA VEZ CONVERSANDO COM O LUIS MANFIO, ELE COMEÇOU USANDO A FORMA ORIGINAL E DEPOIS COM O TEMPO FOI REDESENHANDO ATÉ CHEGAR NA VIOLA QUE ELE FAZ HOJE, MAIOR E MAIS QUADRADONA, PORÉM FUNCIONA MUITO BEM, INCLUSIVE CERTO DIAS ATRAS, ELE POSTOU UMA FOTO DE UMA BARRA HARMONICA QUE ELE FAZ, MUITO INTERESSANTE. EU JA VI UMA VIOLA DELE AQUI EM CASA COM UM AMIGO DE SP E FUNCIONA MUITO BEM, TOCA MUITO.
Tambem tive oportunidade de manusear uma viola do manfio, tem um grave mto poderoso. O detalhe da forma da conte vitale, li um comentario dele a respeito desta teoria tambem.
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por alan jhones em Sab Mar 24, 2018 3:59 pm

Saudações a todos! Enquanto o verniz do Messias seca, aproveitei o sabado para dar uma pegada na viola. Forma concluída e tacos colados para começar a esculpir.[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Alessandro Muzell em Dom Mar 25, 2018 7:47 am

OPA, AGORA VAI......VC TA USANDO MDF?....EU USEI POR UM BOM TEMPO MÁS DEPOIS COMECEI A USAR O COMPENSADO NAVAL (MARCA PINHEIRO) IRMÃO, É MUITO BOM TRABALHAR COM ELE, NA HORA DE SERRAR NA FITA, PRESERVA A LAMINA, O MDF É UM PROBLEMA PARA CORTAR NA FITA, ACABA COM O FIO DE CORTE DOS DENTES, EU NÃO SABIA DISSO. NÃO SEI SE JÁ EXPERIMENTOU, CASO NÃO, EXPERIMENTE E TIRE SUAS CONCLUSÕES, EU GOSTO MUITO....ABRAÇÃO, VAMOS ACOMPANHAR ESSA MENINONA AI!!!
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagem por alan jhones em Dom Mar 25, 2018 9:12 am

Vamos que vamos!! Eu ja usei uma vez o compensado, mas na epoca nao tinha serra de fitas eu paguei para um marceneiro cortar para mim. Informacao muito util esta do desgaste do fio da serra, faz sentido, o mdf e feito com resinas, que devem ser bem abrasivas. Como meu sogro ja ferrou minha lamina de serra ( peguei ele cortando lenha p por na churrasqueira kkkk) vou me precaver com a lamina nova. Achei a infodssatura desta viola muuito funda em alguns pontos, resultando ate em espessura de menos de 2mm nas bordas. Isto para violinos nao e bom... o irmão construiu a sua como a original ou fez alterações? Abraços!
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Ricardogp7 em Dom Mar 25, 2018 11:21 am

Kkkkkkkk eita sogrão em Alan kkkkkkkkk

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por alan jhones em Dom Mar 25, 2018 5:13 pm

Nem fale, e cortar pontalete de eucalipto p lenha na serra de fita, e cortar prego com alicate de cortar fio, e usar pincéis alemães para retocar a grade do portao... cada uma kkkkk!
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Ricardogp7 em Dom Mar 25, 2018 6:17 pm

A não... Essa do pincel me doeu o coração... Kkkkkkkkkk

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Ricardogp7 em Dom Mar 25, 2018 6:21 pm

Meu sogro é muito querido, gosto muito dele. Me apoia muito desde que me interessei em construir violinos. Já me ajudou a comprar ferramentas e comprou a madeira pra eu iniciar. Quando eu terminar vou dar pra ele de presente. Vou ter o prazer de lhe entregar meu primeiro violino. Depois conforme eu for melhorando dou um melhor kkkkkkkkkk

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por alan jhones em Dom Mar 25, 2018 6:59 pm

Kkkk o meu e gente boa! Como moro em um apartamento me cedeu um quarto na casa dele p montar a oficina.
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Alessandro Muzell em Seg Mar 26, 2018 7:17 am

alan jhones escreveu:Vamos que vamos!! Eu ja usei uma vez o compensado, mas na epoca nao tinha serra de fitas eu paguei para um marceneiro cortar para mim. Informacao muito util esta do desgaste do fio da serra, faz sentido, o mdf e feito com resinas, que devem ser bem abrasivas. Como meu sogro ja ferrou minha lamina de serra ( peguei ele cortando lenha p por na churrasqueira kkkk) vou me precaver com a lamina nova. Achei a infodssatura desta viola muuito funda em alguns pontos, resultando ate em espessura de menos de 2mm nas bordas. Isto para violinos nao e bom... o irmão construiu a sua como a original ou fez alterações?  Abraços!

SOGRÃO ENTENDIDO DAS ARTES HEIM HAHAAIAIHAHIA........BLZ, DOS ORIGINAIS IRMÃO, SÓ USO O MODELO MESMO, AS MEDIDAS MECÂNICAS NÃO USO....CREIO QUE NÃO DARIA CERTO SE COMBINADO COM AS OUTRAS REGRAS QUE USO NA CONSTRUÇÃO......
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagem por alan jhones em Seg Mar 26, 2018 7:32 am

As espessuras indicadas no poster também nao utilizo, mas neste caso, se eu for utilizar a mesma infossatura, me dara automaticamente a espessura muito baixa nas bordas. Creio que deva deixar a infossatura mais rasa então...
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Alessandro Muzell em Seg Abr 02, 2018 3:14 pm

alan jhones escreveu:As espessuras indicadas no poster também nao utilizo,  mas neste caso,  se eu for utilizar a mesma infossatura, me dara automaticamente a espessura muito baixa nas bordas. Creio que deva deixar a infossatura mais rasa então...

SABE IRMÃO, EU SEMPRE IMAGINO OS TAMPOS DOS INSTRUMENTOS COMO UM ALTO FALANTE....CENTRO, BANDAS RADIAIS ATÉ CHEGAR NA MEMBRANA VIBRATÓRIA. CLARO, EXISTEM PRÓS E CONTRAS, MÁS, EM MÉDIA A MINHA REGIÃO DE BORDAS FICA SEMPRE ENTRE 2.5 A 3MM EM MÉDIA....
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagem por Moises Neske em Qui Abr 05, 2018 1:06 pm

Eu também ouvi como sendo bom a Viola ter uma "cintura mais larga".
Maxuel, Qual é o comprimento do tampo?

Já tem em mente sobre qual será o "string lenght" comprimento de cordas?

Muzell, me ajuda a entender melhor: Comprimento de corda "string lenght" é a distância do centro do cavalete até sobre a pestana (nut)?

eu fiz alguns poucos Violinos e não me atentei muito sobre o tamanho do comprimento exato do braço, mas depois de pronto, a gente percebe a diferença no tocar, o local de tocar/digitar as notas muda muito..

Deus abençõe vocês

Moises Neske
CURIOSO EM LUTERIA
CURIOSO EM LUTERIA

Mensagem por Alessandro Muzell em Qui Abr 05, 2018 2:11 pm

Moises Neske escreveu:Eu também ouvi como sendo bom a Viola ter uma "cintura mais larga".  
Maxuel, Qual é o comprimento do tampo?

Já tem em mente sobre qual será o "string lenght" comprimento de cordas?

Muzell, me ajuda a entender melhor: Comprimento de corda "string lenght" é a distância do centro do cavalete até sobre a pestana (nut)?

eu fiz alguns poucos Violinos e não me atentei muito sobre o tamanho do comprimento exato do braço, mas depois de pronto, a gente percebe a diferença no tocar, o local de tocar/digitar as notas muda muito..

Deus abençõe vocês

CARO MOISES, ESSA DISTANCIA ENTRE O PONTO DE APOIO NA PESTANA E O PONTO DE APOIO NO CAVALETE CONHECEMOS COMO "CORDA VIBRANTE" EXATAMENTE O TAMANHO OU DISTANCIA OU COMPRIMENTO QUE A CORDA TEM ONDE ELA VIBRA LIVRE DE CONTATO COM OUTROS CORPOS. ESSA DISTANCIA É MUITO IMPORTANTE NUM INSTRUMENTO. ALÉM DELA, O ENCASTRO DO BRAÇO DEVE SER PERFEITO E OBEDECENDO A DISTANCIA DE BORDA AO ALINHAMENTO DA PESTANA, DE 130MM

FORTE ABRAÇO E VAMOS NOS FALANDO
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagem por alan jhones em Sex Maio 25, 2018 7:23 pm

Saudações a todos! O tempo esta curto e quem paga e a construção da viola... trabalhos fo ultimo fds. Laterais concluídas e contrafaixas instaladas. Agora e fazer a junção das duas pranchas que darao origem ao fundo.
Abraços a todos![Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum: