RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

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RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Alessandro Muzell em Qua Jun 18, 2014 9:18 am

Very Happy ENTÃO PESSOAL, SEGUE LOGO ABAIXO, DUAS RECEITAS DE VERNIZES A BASE DE ALGOOL, UMA MAIS COMPLETA E OUTRA MAIS SIMPLES.

PRIMEIRA RECEITA:

900ML ALCOOL
150GR GOMA LACA INDIANA
20GR SANDARACA
15GR MASTIC


SEGUNDA RECEITA: SIMPLES

900ML ALCOOL
200GR GOMA LACA INDIANA
50GR COLOFONIA (BREU)

O MODO DE PREPARO PARA AS DUAS É PRATICAMENTE IDÊNTICO.

TRITURAS AS RESINAS AO ESTADO DE PÓ E ACRESCENTAR AO ALCOOL.
DE PREFERENCIA PARA RECIPIENTES DE VIDRO ESCURO
DEIXAR DISSOLVER POR COMPLETO EM ALGUNS DIAS (1 SEMANA APROXIMADAMENTE) AGITANDO DUAS OU MAIS VEZES AO DIA.

AO CABO DE UMA OU DUAS SEMANAS, DEVE SER FILTRADO O LÍQUIDO E REMOVIDO PARTICULAS SÓLIDAS NÃO DISSOLVIDAS.

ARMAZENAR EM LOCAL SECO E LONGE DE FONTES DE CALOR E LUZ SOLAR


SEMPRE AO APLICAR, DISSOLVER UM POUCO COM ALCOOL, LEMBRE-SE, QUANTO MENOS VERNIZ POR CAMADA, MELHOR.



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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por acivalli em Qua Jun 18, 2014 4:53 pm

Então brother, blz ae!?

E o dammar usa não?

E se for comparar as receitas? Como fica? Brilho, acabamento,textura?
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acivalli

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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Alessandro Muzell em Qua Jun 18, 2014 9:36 pm

Very Happy GRANDE CIVALLI. DA PRA USAR SIM, É QUE EU QUIS POR DUAS RECEITAS, UMA SOFISTICADA E UMA BEM SIMPLES, COM INGREDIENTES QUE SE ENCONTRA FACILMENTE. A RESPEITO DO DAMMAR, PODE COLOCAR SIM, PORÉM, EU PREFIRO SEMPRE AS RESINAS BRUTAS AO INVÉS DOS JÁ PREPARADOS EM FORMATO LIQUIDO.

O DAMMAR VAI TORNAR O VERNIZ MAIS BRILHANTE, PORÉM MAIS DURO QUE A RECEITA SEM ELE, MÁS É DE BOA, DA PRA USAR. 10GR É SUFICIENTE PARA A RECEITA, OU 5 A 10ML
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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Corintur em Sex Jun 27, 2014 11:53 am

Ir. Muzell,

Achei um tutorial com receita e aplicação de um verniz a base de alcool.

Será que poderia postar-lo aqui para nos dizer o que acha desse método, se é eficaz e tudo mais?
O texto é meio grande, e não consigo postar um link do artigo.
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Corintur

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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Alessandro Muzell em Sex Jun 27, 2014 1:46 pm

Corintur escreveu:Ir. Muzell,

Achei um tutorial com receita e aplicação de um verniz a base de alcool.

Será que poderia postar-lo aqui para nos dizer o que acha desse método, se é eficaz e tudo mais?
O texto é meio grande, e não consigo postar um link do artigo.


CLARO MEU IRMÃO, FIQUE A VONTADE....NOSSO FORUM É LIVRE KKKK
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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Corintur em Sex Jun 27, 2014 2:50 pm

kkOk ai vai..
PROCESSO DE ENVERNIZAMENTO PARA VIOLINO
COM TAPA POROS EM PEDRA POMES COM
APLICAÇÃO ITALIANA

1 – INGREDIENTES E FORMULA DO VERNIZ GOMA LACA
150 gramas de verniz goma laca importado
1000 ml. alcool
10 ml. Oleo lavanda de bebe.
2 – PREPARO DO VERNIZ
Coloque todos os ingredientes em um frasco de vidro e deixe-os
dissolver-se, agitando pelo menos duas vezes por dia, até que a laca
esteja completamente dissolvida (pode levar de uma a três semanas).
Quando dissolvido completamente, ferva em fogo alto em Banho Maria.
Use uma panela larga para a água e uma lata estreita e comprida para o
verniz, não tampe a lata do verniz, o álcool 99 é altamente inflamável e
pode ocorrer uma incêndio. Ferva com a tampa aberta para isso não
ocorrer.
Ferva por cinco a sete minutos, deixe esfriar, ferva então outra vez por
mais cinco a sete minutos. Quando ainda morno, filtre através de um
pano de algodão. Se deixar ficar muito frio será mais difícil filtrar. Repita
o processo de filtração até que não haja mais sujeira no filtro. Uma vez
que este processo está completo, e o verniz esfriou, está pronto para o
uso. Haverá uma perda de aproximadamente de 30 a 40 % do total do
verniz neste processo de cozimento. Quando for aplicar no instrumento
sempre acrescente um pouco de álcool a cada demão.
3 – PREPARANDO O INSTRUMENTO PARA ENVERNIZAMETO
- Estando o instrumento pronto para a aplicação do tingimento e verniz,
molhe o instrumento com um pano embebido de água e deixe-o secar
naturalmente em um lugar fresco e ventilado de um dia para o outro.
Após seco, a madeira vai estar arrepiada, lixe com lixa 400.
4 – TINGINDO O INSTRUMENTO
- Prepare num vidro com a cor ouro ou louro com álcool 99° e anilina em
pó e com um algodão em chumaço passe sobre o instrumento. Depois
aplique a cor marrom nogueira ou castanho, dá um belo tom de
envelhecimento. Para parecer mais velho o instrumento, jogue a anilina
em pó sobre o instrumento, bem pouco salpicando em algumas regiões
estratégicas e com um algodão embebido de álcool esfregue sobre a
madeira, da um bom efeito de envelhecimento.
5 – ENVERNIZANDO O INSTRUMENTO
Limpar a superfície do instrumento com jato de ar ou pano de algodão
limpo
- preparar uma boneca de pano com um diâmetro aproximado de 3 a
4cm , usando uma camiseta velha tipo Hering de algodão ou frauda de
bebe. Essa boneca tem que ficar mergulhada no verniz pelo menos a
metade dela num pote fechado. Sempre mergulhado. A primeira mão
será pura, grossa .
- Utilize uma luva se silicone, tipo hospitalar para manusear a boneca
com o verniz, retira do pote e espremer para tirar o excesso do verniz,
tem que ficar levemente encharcado, não pingando. Na superfície da
boneca colocar 3 gotas de azeite virgem de oliva, ou se preferir óleo de
amêndoas. Com isso evita o verniz queimar na aplicação e haverá uma
lubrificação na aplicação com mais facilidade.
a pedra pomes odontologia em pó ela é abrasiva e a boneca deve ser de
um pano mais grosso, como um brim ou uma flanela. Se usar o pano fino
de algodão tipo camiseta Hering, ela vai rasgar nas primeiras demãos.
Ponha a pedra pomes num saleiro e salpique sobre a superfície do
tampo uma quantidade pequena, como se estivesse salgando um bife.
Agora com a boneca mergulhada no verniz, espremer um pouco para
tirar o excesso e passar no instrumento em movimentos circulares até a
pedra pomes entranhar nos veios da madeira.
Deixar secar uma pelo menos uma hora a cada demão, deixar secar
num lugar fresco sem sol e arejado.
A cada demão reduzir a quantidade de pedra pomes na aplicação.
cuidado para não emplastar o instrumento. Sempre o primeiro
instrumento vai servir como teste e cada um que for feito vai-se
aprimorando a técnica e a quantidade certa de pedra pomes. Eu prefiro
esse processo do que a do vernice bianca. Usando pedra pomes da um
acabamento mais bonito e brilho incomparável natural.
Regras:
- A primeira mão com verniz grosso; as demais acrescentando sempre
um pouco de álcool para afinar, ficando mais ralo;
- No máximo quatro mãos por dia;
- cada mão deve ter no mínimo 1 hora de intervalo;
- Não pode ter vento no local;
- se tiver sem sol no dia e tempo nublado e frio, utilize 4 lâmpadas
incandescentes de 60 w separadas uma das outras uns 15 cm e o
sistema deverá ficar uns 25 cm de distancia do instrumento para
secagem, isto irá simular o calor do sol.
- no mínimo 20 mãos de verniz e no máximo 28 mãos.
- a cada 4 mãos de verniz e no inicio de cada dia, dar uma mão de lixa,
começando o primeiro dia com lixa 400 ou 500, noutro dia 600, depois
800, 1000, 1200, 1600 e assim em diante até chegar na 2000 – mais ou
menos nessa sequencia conforme a necessidade e quantidade de mãos,
sempre a última mão será do polimento e lixa 2000 ou a 2500 se achar
no mercado, essa é difícil de achar.
- depois das mãos de verniz, deixar pelo menos 2 semanas antes do
polimento.
ATENÇÃO: NA DÉCIMA-QUARTA MÃO DE VERNIZ EM DIANTE NÃO USAR
MAIS PEDRA POMES E TROCAR A BONECA PELO PANO MAIS FINO, TIPO
CAMISETA HERING.
6 – POLIMENTO
Duas semanas depois...., faz-se o polimento.
Material:
- Solução de óleo para polimento=(óleo de linhaça fervido +
terebintina) a mistura é colocada num aplicado de 3 de óleo de linhaça
por uma parte de terebintina.
- lixa 2000
Depois do instrumento já seco o verniz, duas semanas ou mais,
dar umas dez gotas de Solução de óleo para polimento e use lixa
2000 polindo em movimento circulares no sentido horário. Após feito em
todo instrumento, passe uma flanela de algodão limpa sobre todo
instrumento para tirar o excesso.
7 – Encerar
Material:
- Uma boneca de Flanela de algodão de uns 3 a 4 cm de diâmetro.
- Cera de polimento de carro de boa qualidade
- Solução de óleo para polimento
Um dia após o polimento, aplicar umas 10 gotas da Solução de
óleo para polimento em um lado do instrumento e com a boneca polir
em movimentos circulares. Fazer isso em todo instrumento. Passar um
pano de algodão para tirar o excesso.
Faz esse processo umas 3 vezes no mínimo, sendo uma a cada dia. Se
quiser usar a boneca levemente embebida, umedecida com o verniz
goma laca, pode ser feito, fica a critério.
Na última mão de cera, não tirar o excesso com a flanela, deixe dois dias
com a cera sobre o instrumento até secar, depois e feito o lustrado.
8 – Lustrar
Com uma flanela de algodão limpa fazer movimentos circulares no
sentido horário até dar o brilho desejado.
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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Alessandro Muzell em Sex Jun 27, 2014 6:40 pm

Very Happy 

 Very Happy  Very Happy  Very Happy  BEM GENTE, NOSSO FORUM É LIVRE, MÁS SEMPRE É BOM COLOCAR NO RODAPÉ DE TEXTOS COMO ESSE ACIMA, A FONTE DO MATERIAL OK! VAMOS TOMAR CUIDADO COM DIREITOS AUTORAIS.

BOM, QUE POSSO DIZER SOBRE ESSE MÉTODO???

LA VAI:

PRIMEIRO: FALTAM MAIS RESINAS NESSA RECEITA, PELO MENOS UMA COLOFONIA, DAMMAR OU SANDARACA....QUANTO AO ÓLEO, ESTA BOM, MÁS SÓ VALE PARA O VERDADEIRO ÓLEO DE LAVANDA, NÃO ESSES VENDIDOS EM PERFUMARIA.

SEGUNDO: A GOMA LACA INDIANA OU GREZZA É ALTAMENTE SOLÚVEL NO ALCOOL PURO, NÃO É NECESSÁRIO FERVER, NÃO TEM SENTIDO ALGUM A FERVURA COM APENAS ESSES INGREDIENTES DESCRITOS.

TERCEIRO: NÃO SE MOLHA A MADEIRA COM AGUA PURA SÓ PARA ARREPIAR, ISSO DEVE SER FEITO COM UMA SOLUÇÃO DE SILICATO DE POTÁSSIO APLICADO COM PINCEL OU ESPONJA, SEMPRE COM A MÍNIMA QUANTIDADE POSSÍVEL, E DEPOIS, ALISAR COM LIXA ACIMA DE 600

QUARTO: JAMAIS, NUNCA, NEVER TINGIR A MADEIRA, ISSO VAI COMPLETAMENTE CONTRA OS PRECEITOS DA LUTERIA CLASSICA ITALIANA, JAMAIS. TODO INSTRUMENTO SEGUE UMA SEQUENCIA DE PREPARAÇÃO ATÉ CHEGAR NA COR, SÃO OS PROCESSOS DE APLICAÇÕES DE PROTEINAS, SELANTES E ISOLANTES, IMPRIMIATURA, DOURATURA MINERAL, ETC.....SEMPRE COM A INTENÇÃO DE ISOLAR O MÁXIMO POSSÍVEL A MADEIRA DO MOMENTO DE APLICAÇÃO DE COR.

QUINTO: A LUVA DESCRITA ESTA ERRADA, DEVE SE USAR LUVA DE NITRILO, SILICONE NÃO DURA COM ALCOOL.

SEXTO: JAMAIS ACRESCENTAR AZEITE DE OLIVA OU ALGO PARECIDO DURANTE APLICAÇÃO DE VERNIZ A ALCOOL, OS INGREDIENTES NÃO SE COMBINAM.

SÉTIMO: O USO DO PÓ DA PEDRA POMES DEVE SER FEITO ANTES DE ENTRAR COM O VERNIZ, NA VERDADE SEU USO É PARA "TAPAR" OS POROS DA MADEIRA E ISTO É APLICADO COM ALGUM VEÍCULO IMPREGNANTE COMO AGUA DE COLA OU GELATINA (AS PROTEINAS QUE SE APLICAM NA MADEIRA CRUA)

OITAVO: JAMAIS CARREGAR NO VERNIZ ALEGANDO SER NECESSÁRIO UM VERNIZ GROSSO COMO PRIMEIRA DEMÃO, ISSO É FABULA OU INVENÇÃO AMADORA, LEMBRE-SE, QUANTO MENOS VERNIZ MELHOR.

NONO: APLICAR AS DEMÃOS COM INTERVALO MÍNIMO DE 4 A 6 HORAS, NUNCA ANTES DISSO.

DÉCIMO: CAIXAS DE LUZ PARA SECAGEM DE VERNIZ, COLAS, ETC, SÓ FUNCIONAM COM LAMPADAS UV, ESTAS SIM FAZEM O MESMO TRABALHO DA LUZ SOLAR QUE É CURAR AS RESINAS COM AÇÃO DE RAIO UVA E NÃO POR CALOR, COMO NAS LAMPADAS INCANDESCENTES.

DÉCIMO PRIMEIRO: PARA VERNIZES A ALCOOL, NO MÁXIMO 8 A 10 DEMÃOS, QUE JÁ É DEMAIS, ÓLEO NA FAIXA DE 4 DEMÃOS 


BEM MEUS CAROS, COMO DISSE ACIMA, O FORUM É LIVRE, NÃO EXISTE IMPOSIÇÃO DE NADA, PORÉM, DEVEMOS CONSIDERAR AS DICAS POSTADAS NO FORUM.....ABRAÇO A TODOS.
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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Marcos Oliveira em Sex Jun 27, 2014 7:07 pm

Rapaz, isso tah com cara de receita de verniz para cavaquinho, violao, etc... Vi um cara envernizando no youtube e era bem parecido os procedimentos!

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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Corintur em Sab Jun 28, 2014 8:38 am

Muito obrigado pelo esclarecimento Ir. Muzell.

Quanto a fonte do material, eu não coloquei com a intenção de preservar a identidade mesmo kkkk, pois achei bem absurdas algumas coisas do tipo "Tingir a madeira" e "Misturar a pedra pomes com o verniz" uma vez que esta serviria para selar a madeira antes do verniz.
Enfim, fiquei curioso para saber se isso era um método valido ou  não.
Ainda bem que temos as instruções do Ir. Muzell aqui, imagina se eu testo isso num violino kkkk

Em todo caso, segue fonte do aquivo

"Luthier Constantin.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
S.J.Campos/SP"
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Quanto custa!!!!!

Mensagem por Vandre Zequini em Ter Jul 01, 2014 8:51 am

Alessandro Muzell escreveu:Very Happy ENTÃO PESSOAL, SEGUE LOGO ABAIXO, DUAS RECEITAS DE VERNIZES A BASE DE ALGOOL, UMA MAIS COMPLETA E OUTRA MAIS SIMPLES.

PRIMEIRA RECEITA:

900ML ALCOOL
150GR GOMA LACA INDIANA
20GR SANDARACA
15GR MASTIC


SEGUNDA RECEITA: SIMPLES

900ML ALCOOL
200GR GOMA LACA INDIANA
50GR COLOFONIA (BREU)

O MODO DE PREPARO PARA AS DUAS É PRATICAMENTE IDÊNTICO.

TRITURAS AS RESINAS AO ESTADO DE PÓ E ACRESCENTAR AO ALCOOL.
DE PREFERENCIA PARA RECIPIENTES DE VIDRO ESCURO
DEIXAR DISSOLVER POR COMPLETO EM ALGUNS DIAS (1 SEMANA APROXIMADAMENTE) AGITANDO DUAS OU MAIS VEZES AO DIA.

AO CABO DE UMA OU DUAS SEMANAS, DEVE SER FILTRADO O LÍQUIDO E REMOVIDO PARTICULAS SÓLIDAS NÃO DISSOLVIDAS.

ARMAZENAR EM LOCAL SECO E LONGE DE FONTES DE CALOR E LUZ SOLAR


SEMPRE AO APLICAR, DISSOLVER UM POUCO COM ALCOOL, LEMBRE-SE, QUANTO MENOS VERNIZ POR CAMADA, MELHOR.





Ola meus amigos,

Gostaria de saber quanto fica cada receita dessa.....
e quem tem para vender !!!!!!


grato

Vandre Zequini

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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Alessandro Muzell em Dom Jul 13, 2014 8:29 pm

CARO VANDRE, EU TENHO A MAIS COMPLETA PRONTA .... MANDA UM EMAIL PARA [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Vandre Zequini em Qua Out 29, 2014 6:56 am

Ola irmao Ale .....Paz de Deus..... te enviei um email dias atras vc recebeu!!!!!!

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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Alessandro Muzell em Qua Out 29, 2014 8:04 am

Very Happy RESPONDI HOJE MEU IRMÃO, DESCULPE PELA DEMORA.
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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Mateus Henrique em Sab Nov 15, 2014 6:34 am

onde se compra sandaraca e mastic ?

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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Gabriel Petri em Sex Fev 12, 2016 1:03 pm

Meu irmao, sobre as cores de verniz, como fazer para que fique parecido com o canone??

Gabriel Petri

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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Alessandro Muzell em Sex Mar 18, 2016 10:32 am

Gabriel Petri escreveu:Meu irmao, sobre as cores de verniz, como fazer para que fique parecido com o canone??


Very Happy CARO GABRIEL, EXISTEM ALGUMAS FORMAS DE OBTER AS CORES, VALE LEMBRAR SEMPRE QUE O MAIOR DESAFIO É COLORIR SEM OPALESCER, NÃO
DEIXAR OPACO........A COR DEVE SER TRANSPARENTE.

AS FORMAS MAIS BARATAS E FACEIS DE ACHAR SÃO AS ANILINAS SOLUVEIS EM ALCOOL OU AGUA. QUANTO MAIOR A VOLATILIDADE DO VEICULO MENOR
É A FIXAÇÃO, POR EXEMPLO: SE APLICAR ANILINA DISSOLVIDA NO ALCOOL SUA IMPREGNAÇÃO SERÁ MENOR, SE APLICAR ANILINA DISSOLVIDA NA AGUA
A PENETRAÇÃO E FIXAÇÃO SERÁ MAIOR, PORÉM A CURA (SECAGEM) DEMORARÁ MAIS TEMPO.

EXISTEM PIGMENTOS NATURAIS, MINERAIS E ARTIFICIAIS DE VÁRIAS FORMAS......EU USO UM PRODUTO PARA RETOQUES EM INSTRUMENTOS DE FÁBRICA
CHAMADO STAIN (TINGIDOR) VENDIDO NO SITE DO AMIGO MIGUEL CARDONE. O PESSOAL LÁ DE TATUI USA MUITO ISSO, ELE É UM TINGIDOR MUITO BOM
E EFICAZ E TEM UM LEQUE GRANDE DE CORES, DA UMA OLHADINHA NO SITE "LUTHIEREXPRESS" OU "MUSICALTOOLS" E PROCURE PELO TINGIDOR MOWKALK
E FALE COM O MIGUEL A RESPEITO.

EU COMO TENHO TRABALHADO MUITO COM VERNIZ A ÓLEO TENHO USADO ALGUNS PIGMENTOS NATURAIS E MINERAIS MÁS O MAIS FÁCIL E GOSTOSO DE USAR
SÃO AS TINTAS TRANSPARENTES DA OLDWOOD1700 ....... TENHO ALGUMAS AMOSTRAGENS QUE GANHEI, PORÉM É MUITO MUITO CARO AS CORES DELES.

VAMOS NOS FALANDO, FORTE ABRAÇO.
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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por seraphim em Sab Jun 17, 2017 7:21 pm

A paz de Deus Irmão Muzell, onde encontro sandaraca e mastic? pesquisei na internet, encontrei o site da casa do restaurador, mas achei os valores muito altos, existe algum outro lugar mais barato? Obs: Não esqueci o convite para a visita à seu atelier, é que realmente as coisas andam muito corridas para mim ultimamente, mas assim que for possível quero ter o prazer e a honra de conhecer o irmão pessoalmente. Deus abençoe.
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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Alessandro Muzell em Sab Jun 17, 2017 8:52 pm

seraphim escreveu:A paz de Deus Irmão Muzell, onde encontro sandaraca e mastic? pesquisei na internet, encontrei o site da casa do restaurador, mas achei os valores muito altos, existe algum outro lugar mais barato? Obs: Não esqueci o convite para a visita à seu atelier, é que realmente as coisas andam muito corridas para mim ultimamente, mas assim que for possível quero ter o prazer e a honra de conhecer o irmão pessoalmente. Deus abençoe.



Very Happy AMÉM IRMÃO, INFELIZMENTE ESSAS RESINAS NO BRASIL SÃO CARAS MESMO. AS MINHAS EU COMPRO NA KREMER, ALEMANHA, PORÉM TEM QUE SER UMA QUATIDADE MAIOR POIS OS FRETES SÃO MUITO CAROS. EXPERIMENTA VER VIA EBAY, TEM UNS CARAS QEU VENDEM TAMBEM
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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Ricardogp7 em Qui Ago 03, 2017 6:39 am

Saudações a todos.
Irmão Muzell, é possível utilizar colorações naturais tipo a curcuma, sangue de dragão e semente de urucum no verniz a álcool? Tenho muita vontade de fugir das anilinas químicas e partir pros recursos naturais. Notei que as anilinas impregnam muito forte e tenho uma certa dificuldade de fazer com que não fique opaco. Muitas vezes quero fazer os veios do abeto destacar e não consigo. A coloração esconde um pouço.
Esse tingidor do Miguel Cardone também age como as anilinas, ou é mais transparente?

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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Alessandro Muzell em Qui Ago 03, 2017 7:18 am

Ricardogp7 escreveu:Saudações a todos.
Irmão Muzell, é possível utilizar colorações naturais tipo a curcuma, sangue de dragão e semente de urucum no verniz a álcool? Tenho muita vontade de fugir das anilinas químicas e partir pros recursos naturais. Notei que as anilinas impregnam muito forte e tenho uma certa dificuldade de fazer com que não fique opaco. Muitas vezes quero fazer os veios do abeto destacar e não consigo. A coloração esconde um pouço.
Esse tingidor do Miguel Cardone também age como as anilinas, ou é mais transparente?


Very Happy Very Happy Very Happy SAUDAÇÕES MEU IRMÃO.....COMO O TEMPO PASSA E A GENTE NEM SE LEMBRA. PARECE QUE FOI ONTEM A PRIMEIRA VEZ QUE USEI ANILINAS ORTOQUIMICA, QUE EXPERIENCIA MAIS DESASTROSA....KKKKK... BEM, DESSES INGREDIENTES QUE VC DESTACOU PARA VERNIZ A ALCOOL, O MAIS UTILIZADO É O "SANGUE DE DRAGÃO" E O "AÇAFRÃO" LEGÍTIMO. PORÉM EXISTE UM CERTO TRABALHO PARA REFINAR E DILUIR O SANGUE DE DRAGÃO, ALÉM DE SER CARÍSSIMO. OS TINGIDORES "DYE" QUE O MIGUEL VENDE É UMA BOA OPÇÃO, SABENDO USAR FICA MUITO LEGAL O TRABALHO E DA PARA FAZER O DEGRADÊ NAS CORES. EU TENHO AQUI NA OFICINA PARA UTILIZAR EM RETOQUES DE VERNIZ EM INSTRUMENTOS DE FÁBRICA OU DE AUTORES TAMBEM, ELE É DILUÍVEL EM ÁGUA E EM ALCOOL, QUANTO MAIS RÁPIDA FOR A ABSORVIÇÃO, MENOR A FIXAÇÃO.

HOJE EM DIA NOS MEUS INSTRUMENTOS, FAÇO APENAS VERNIZ A ÓLEO E USO COMO CORES DIVERSAS TERRAS. TAMBÉM TENHO CORES SEMI PRONTAS DA OLDWOOD (CUSTAM UMA FORTUNA) MÁS, COM PACIENCIA E UM POUQUINHO DE IMAGINAÇÃO VC CONSEGUE OBTER AS CORES MACERANDO AS TERRAS COM GOTAS DE LINHAÇA CRUA. DEMORA MAIS, PORÉM VC CHEGA NO TOM QUE VC QUER.

GERALMENTE ESSAS CORES PRONTAS ESPECIAIS PARA OLEO (NEM TODAS) SÃO TRANSPARENTES, PELO MENOS AS QUE EU MAIS USO, E AS TERRAS TAMBEM.

QUANTO AO DESTAQUE DOS VEIOS DO SEU ABETO. PRIMEIRO VC TEM QUE ANALISAR SE VC TEM UM ABETO BEM DEFINIDO E MADURO, ISTO É, PRONTO PARA USO. ALGUNS ABETOS NOVOS POR EXEMPLO NÃO MOSTRAM OU NÃO REVELAM TÃO BEM OS VEIOS, DESTA FORMA, UM BOM TRABALHO DE RASPILHAMENTO (ENCRESPAR) OS VEIOS E DEPOIS DE PRONTO, ANTES DO VERNIZ UMA APLICAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO A BASE DE NITRITO SÓDIO, E DEIXADO DESCANSAR ALGUNS DIAS, E BEM DEPOIS, ALGUNS DIAS DE BANHO DE SOL (UV) JÁ VAI AJUDAR A REVELAR E DESTACAR MAIS OS VEIOS.

ALGUNS ABETOS ABENÇOADOS JÁ POR NATUREZA APRESENTAM AINDA BRUTOS OS VEIOS REGULARES ESCUROS. DEPENDE DA REGIÃO, TEMPERATURA, ETC... VAMOS NOS FALANDO, ABRAÇÃO A TODOS.
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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Ricardogp7 em Qui Ago 03, 2017 5:33 pm

Deus abençoe pelas dicas irmão Muzell. Quando tiver preparando algum que dê certo para o efeito fazemos juntos aqui. Assim todos acompanham o resultado.

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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Ricardogp7 em Sex Ago 04, 2017 10:51 am

A paz de Deus a todos.
Irmão Muzell, quando cita o termo "terra" se refere a nomenclatura específica de um tipo de coloração, uma marca de corante ou é terra mesmo? kkkkkk
Já vi por diversas vezes esse termo em vários conteúdos mas sempre pensei que se tratava de um ground.

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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Alessandro Muzell em Sex Ago 04, 2017 12:42 pm

Ricardogp7 escreveu:A paz de Deus a todos.
Irmão Muzell, quando cita o termo "terra" se refere a nomenclatura específica de um tipo de coloração, uma marca de corante ou é terra mesmo? kkkkkk
Já vi por diversas vezes esse termo em vários conteúdos mas sempre pensei que se tratava de um ground.


CARO, SÃO TERRAS MESMO POR INCRÍVEL QUE PAREÇA....TERRAS, METAIS, MINERAIS ETC.....ACESSEM O LINK ABAIXO E VEJAM:

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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Ricardogp7 em Sex Ago 04, 2017 2:51 pm

Nossa que interessante! Por acaso são elas que se misturam naquele tipo de melado que os luthiers esfregam com um pilão de vidro sobre a tábua que também é de vidro? O melado o qual me refiro seria o óleo de linhaça?

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Re: RECEITAS E MODO DE PREPARO PARA VERNIZES BASE ALCOOL

Mensagem por Alessandro Muzell em Sex Ago 04, 2017 3:07 pm

Ricardogp7 escreveu:Nossa que interessante! Por acaso são elas que se misturam naquele tipo de melado que os luthiers esfregam com um pilão de vidro sobre a tábua que também é de vidro? O melado o qual me refiro seria o óleo de linhaça?


PERFEITAMENTE IRMÃO, OBSERVE UMA IMAGEM MINHA AI:

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A GENTE USA OS PIGMENTOS (TERRAS) DESEJADOS, ACRESCENTA ALGUMAS GOTAS DE LINHAÇA E MISTURA COM UMA FERRAMENTA EM VIDRO
CHAMADA GLASS MULLER SOB UM VIDRO DE 10MM. QUANDO CHEGA NO PONTO DE COR DESEJADO, É IMPORTANTE TER CERTEZA QUE ESTEJA
BEM MACERADO O PIGMENTO PARA NÃO RISCAR COM COR NA HORA DE APLICAR NO VIOLINO, COLOCO ALGUMAS GOTAS DE VERNIZ A OLEO
TAMBEM QUE VAI AGIR COMO UM FIXANTE JÁ.

TAMBEM DA PRA COLOCAR SEM O VERNIZ A ÓLEO, PORÉM DEMORA MUITO MUITO PARA SECAR E PREPARAR PARA COBRIR COM OUTRA DEMÃO
DE VERNIZ.

VAMOS NOS FALANDO.
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