Violino Messiah - Strad - 1716

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Re: Violino Messiah - Strad - 1716

Mensagem por Alessandro Muzell em Sex Jul 21, 2017 8:42 am

GRANDE ALAN, PARABÉNS MEU AMIGO, TA LINDO SEU TRABALHO Smile Smile
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Re: Violino Messiah - Strad - 1716

Mensagem por Ricardogp7 em Sab Jul 22, 2017 6:12 pm

Esse violino ta ficando top em Alan. Muito lindo mesmo. Parabéns.

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Re: Violino Messiah - Strad - 1716

Mensagem por alan jhones em Sex Set 22, 2017 6:57 am

Saudações a todos! A passos de tartaruga segue o andamento do trabalho, conferencia da bombatura com curvas de nível e sombra, mostram que ainda tem pontos para trabalhar a simetria.
Abraços a todos.
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Re: Violino Messiah - Strad - 1716

Mensagem por Alessandro Muzell em Sex Set 22, 2017 7:09 am

alan jhones escreveu:Saudações a todos! A passos de tartaruga segue o andamento do trabalho, conferencia da bombatura com curvas de nível e sombra, mostram que ainda tem pontos para trabalhar a simetria.
Abraços a todos.
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Very Happy Very Happy PARABÉNS IRMÃO ALAN, FANTASTICO SEU TRABALHO, VAMOS ACOMPANHANDO E SE DEUS QUISER EM BREVE ESTARÁ SOANDO MAIS UMA OBRA....ISSO É MUITO IMPORTANTE PARA TODO O PESSOAL QUE NOS ACOMPANHA, DIA A DIA DE TEMPO EM TEMPO O PESSOAL VAI VENDO O DESENVOLVER DE UM INSTRUMENTO...PARABÉNS

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SEM DÚVIDA ALGUMA É UM PRAZER ENORME PARA NÓS QUANDO CHEGAMOS NESSE PONTO...DEPOIS DE MUITO ENTALHE, DEFINIR A BOMBATURA ETC...NESSE PONTO EU JÁ COMEÇO A OUVIR O SOM DO INSTRUMENTO, COMO VAI SER, COMO VAI SOAR...COISA DE DOIDO...

É MUITO IMPORTANTE NESSE MOMENTO TRABALHAR A MEIA LUZ COM SOMBRAS PARA PODER VISUALIZAR MELHOR OS PONTOS QUE NECESSITAM CORTES AINDA (COM RASPILHA)...ISSO AI MEU AMIGO, DEUS ABENÇOE
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Re: Violino Messiah - Strad - 1716

Mensagem por alan jhones em Sex Set 22, 2017 7:22 am

A meia luz e projeção de sombras mostram detalhes imperceptíveis à luz plena, vc acha que e superfície está perfeita, mas quando a sombra bate vê o quanto tem de irregularidades.
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Re: Violino Messiah - Strad - 1716

Mensagem por Zanca em Ter Nov 07, 2017 12:51 pm

Parabéns, esta ficando lindo, um dia quero fazer uma Viola para mim

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Re: Violino Messiah - Strad - 1716

Mensagem por alan jhones em Sex Nov 17, 2017 9:37 am

Saudações a todos os amigos e irmãos!

Dando sequencia ao trabalho de construção do violino modelo Messiah, após a conclusão da bombatura e sgucia, chegou a hora de fazer a graduação da placa traseira, o método que vou demonstrar é o método de analise de frequencia dos tampos soltos, não colados nas laterais, este é o que utilizo atualmente, o sucesso de um instrumento é alcançado por uma série de fatores, a qualidade do material, o formato da bombatura, da sgucia entre outros, este método foi o que obtive melhores resultados, mas isto não quer dizer que apenas deixando as frequencias controladas teremos um excelente violino. Muitos liutaios preferem fazer de forma totalmente artesanal sem o uso de tecnologia, como os grandes mestres do passado o faziam, e constroem excelentes instrumentos, não quero aqui dizer que esta forma é melhor ou pior do que outra, quero apenas demonstrar a forma que trabalho, críticas, sugestões, dúvidas são bem vindas. Vamos aos fatos.

Após o término da parte externa da placa, faço a diluição das espessuras, deixando um bom excesso de madeira para poder trabalhar as espessuras em pontos estratégicos.

Utilizo uma furadeira de bancada com um pino arredondado como final de curso e regulo a altura da broca usando calibre de laminas usado em mecânica automotiva, para manter perfurações controladas para deixar as espessuras mais próximas para eu trabalhar com a plaina.

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Re: Violino Messiah - Strad - 1716

Mensagem por alan jhones em Sex Nov 17, 2017 9:47 am

No tampo do violino há duas frequências principais, que segundo estudos, mantê-las controladas e relacionadas é um dos recursos para se obter um bom instrumento, estas frequências sao chamadas de Modo 5, ou modo Anel, ela determina a tonalidade principal do tampo, também chamada frequência fundamental, quando se toca em um tampo a nota que se escuta é a desta frequência. Ha também uma de várias frequências encontradas que em conjunto com a do Modo 5, é muito importante, chamada de Modo 2 ou modo X.
Para se medir estes modos, utiliza-se um software de análise de espectro de frequencias, eu utilizo o audacity.
Seguro o tampo pela ponta próxima onde será colado o bloco superior e dou leves pancadas com a polpa do dedo no meio do tampo, com o microfone na parte interna fazendo a captação.
Segue imagem do gráfico da primeira análise com excesso de madeira.
Esta imagem me mostra o pico em 384HZ, que se trata do Modo 5
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Re: Violino Messiah - Strad - 1716

Mensagem por alan jhones em Sex Nov 17, 2017 9:55 am

Após a medição da frequência, o tampo é colocado para receber uma vibração na mesma frequencia, para ser analisado as linhas nodais, neste caso, ao espalhar objetos leves como gliter, folhas de chá, serragem, a vibração ocorre na placa e há pontos onde ela não vibram em ressonancia à frequencia, e se revela as linhas nodais desenhadas pelo deposito sem movimento do material.
A primeira imagem mostra o equipamento utilizado, um auto falante posicionado 2 cm abaixo do centro da placa e a placa suspensa por pedaços de espuma para não interferir na vibração.

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Após a ligação do gerador de audio em 384 hz, as linhas nodais do modo 5 se revelam, conforme imagem abaixo:

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Re: Violino Messiah - Strad - 1716

Mensagem por alan jhones em Sex Nov 17, 2017 9:59 am

Fazemos o mesmo com o Modo 2 que foi medido em 207 hz:

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O excesso de madeira deixa estas frequencias altas, o objetivo após o termino e obter 360 Hz para o modo 5 e 160 para o Modo 2.
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Re: Violino Messiah - Strad - 1716

Mensagem por Ricardogp7 em Sab Nov 18, 2017 4:38 am

Fantástico Alan! Parabéns pelo seu trabalho!
Tenho uma dúvida. Sabendo que tem excesso de madeira você segue tirando respeitando os padrões de centro acústico mais espesso caindo para as extremidades?
A muito tempo eu tinha curiosidade de saber como funciona essa tecnologia. Achei muito interessante.
Deus abençoe por compartilhar conosco.

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Re: Violino Messiah - Strad - 1716

Mensagem por Alessandro Muzell em Seg Nov 20, 2017 5:34 am

OTIMO E PRODUTIVO POST, PARABÉNS IRMÃOS....TO APRENDENDO MUITO AQUI Smile
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Re: Violino Messiah - Strad - 1716

Mensagem por alan jhones em Seg Nov 20, 2017 5:43 am

Ricardogp7 escreveu:Fantástico Alan! Parabéns pelo seu trabalho!
Tenho uma dúvida. Sabendo que tem excesso de madeira você segue tirando respeitando os padrões de centro acústico mais espesso caindo para as extremidades?
A muito tempo eu tinha curiosidade de saber como funciona essa tecnologia. Achei muito interessante.
Deus abençoe por compartilhar conosco.

Caro Ricardo, Os padrões de espessura seguem os mesmos pra a construção por medida tonal ou por medidas mecânicas, deve ser respeitado o centro acústico, definido a posição de maior espessura e afinando nos pulmões até chegar nas bordas.

No caso, remover madeira nos pulmões reduz a frequencia do modo 5, ao retirar madeira no centro acústico reduz a frequencia do Modo 2, esta técnica serva para orientar onde deixar e onde retirar madeira, isto determinado tambem pelo arqueamento realizado e pela sgucia. Há pontos dos tampos que ao remover madeira reduz os 2 modos.

Quando vai chegando bem perto das frequencias escolhidas (há várias combinações que trazem resultados diferentes), deve ser removido pouca madeira e ir medindo a frequencia em seguida.

Abraços.

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Re: Violino Messiah - Strad - 1716

Mensagem por alan jhones em Seg Nov 20, 2017 6:10 am

Sábado aproveitei o tempo seco (previsão de chuva no fim do dia e no domingo que realmente ocorreu) para concluir o trabalho de espessuras do fundo, pois a umidade do ar abaixa muito a frequência e temos uma leitura errada, se fizermos a diluição em um dia muito úmido tem que fazer uma compensação em até 15Hz, como não me dou bem com estes cálculos e medição por higrômetro, me sinto mais confortável esperar o sol sair novamente e secar bem o ar.
Chegando nas frequências escolhidas, obtive para o Modo 2 180 HZ nota-se que o X ficou bem mais evidente, sem a linha central após remover o excesso de madeira no centro acústico, em comparação à primeira foto que postei
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Para o Modo 5 obtive 360 Hz, nota-se em comparação à primeira foto que postei que o anel está mais completo, sem a interrupção próxima ao topo que havia muito excesso de madeira.

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Este trabalho de ajustes das placas soltas, servem para nos colocar no caminho para termos as 5 frequências de ressonância do corpo do violino montado no lugar certo. Estas frequências serão medidas quando o violino estiver montado com cordas e sem verniz.
A placa do fundo finalizada pesa 115 gramas, não é das mais leves, mas também não ficou muito pesada, o peso é determinado pela qualidade da madeira e o arqueamento do modelo do instrumento.
Estudos apontam que placas mais leves melhoram a taxa de radiação do som, pois não há perda da vibração em vencer um possível excesso.
o próximo passo será colar a placa nas laterais e começar a modelagem do tampo.
Abraços a todos.

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Re: Violino Messiah - Strad - 1716

Mensagem por alan jhones em Qua Nov 22, 2017 1:08 pm

Mais uma etapa da construção, colagem do fundo nas laterais, realizado com cola quente, nota-se o aquecedor de mamadeiras no fundo, uma ótima ferramenta para manter a água e cola aquecida a 60º.
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Re: Violino Messiah - Strad - 1716

Mensagem por Alessandro Muzell Ontem à(s) 5:23 am

GOSTEI DO AQUECEDOR KKKKK EU TENHO UM DE MANICURE MUITO BOM, NÃO LEMBRO O NOME DELE, MÁS ME PARECE QUE TEM BELLA OU BELA, ELE TEM TERMOSTATO E FUNCIONA CORRETAMENTE, LEMBRANDO QUE O AQUECIMENTO DA COLA E O TEMPO DE TRABALHO É MUITO IMPORTANTE PARA UM BOM RESULTADO DE COLAGEM E DURABILIDADE.

FALANDO EM COLA, SÓ PARA LEMBRAR O PESSOAL QUE NOS LÊ, O PASSO A PASSO PARA PREPARAR A COLA QUENTE...

PRIMEIRO, DEVEMOS HIDRATAR A COLA ANTES DE AQUECE-LA, É FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DA COLAGEM E A LIBERAÇÃO DAS MOLÉCULAS NECESSÁRIAS PARA CRIAR A ADESIVAGEM DA COLA.

DEPENDENDO DE ONDE OU OQUE VAI SE COLAR, PRECISAMOS CONSIDERAR UMA POSSIVEL DESMONTAGEM, PORTANTO DEVEMOS TEMPERAR A COLA NA RESISTENCIA COMPATÍVEL AO QUE FOR COLADO.....EM MÉDIA 1/3 É MUITO USADO (1 DE COLA E 3 DE ÁGUA)

DEIXEM A COLA HIDRATANDO NA AGUA FRIA POR PELO MENOS 20 A 30 MINUTOS....DEPOIS AQUECE LENTAMENTE ATÉ CHEGAR NA TEMPERATURA DE TRABALHO DE 57 A 60 .... BOM É NUNCA DEIXAR PASSAR DE 60 61º E TAMBEM NÃO TRABALHAR A MENOS DE 57º ......

SE DURANTE A COLAGEM VC PERCEBER QUE GELATINOU RAPIDAMENTE, PARE, REMOVA O RESÍDUO E REFAÇA A COLAGEM.......

SE A TEMPERATURA ULTRAPASSOU OS 62º MAIS OU MENOS, PARE E REFAÇA A COLA

A ALTA TEMPERATURA DESTROI AS MOLÉCULAS ADESIVAS E SUA COLAGEM VAI SER FRACA........

A BAIXA TEMPERATURA GELATINA O PRODUTO, DIMINUI A ADESIVAGEM.........

PORTANTO.......ANTES UM POUCO ABAIXO DA TEMPERATURA IDEAL DO QUE MAIS ALTA........

ABRAÇÃO A TODOS......
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