Luteria Muzell
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

regulagem de cavaletes para iniciantes

+4
Zanca
Alessandro Muzell
ptucillo
Mateus Henrique
8 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Mateus Henrique Sex Nov 07, 2014 12:22 pm

Hoje em dia pagar R$ 70,00 para um ajuste no cavalete não é dinheiro sobrando pra muitos, e as vezes não há necessidade, hoje vamos aprender como ajustar o cavalete.

Ferramentas e conhecimentos:

Ter conhecimento em ajustagem
Lixa para dar acabamento (fina)
Lixa para remover material (grossa)
Paquímetro ou régua comum, lembrando que vamos trabalhar em milímetros
Um cavalete jogado na sua casa que você não usa (se quiser com um aubert de luxe tanto faz, o importante é ter paciência)
1 Estilete (Pelo amor de deus não usa faca porque você vai se cortar e os riscos vão ficar maiores e errados.

Vamos lá

Primeiramente vamos ajustar o cavalete ao tampo do violino da seguinte forma, com a lixa grossa, escolhi uma lixa 120, com um tamanho um pouco maior do que o cavalete, apaioado sobre o tampo do violino bem na direção onde o cavalete é fixado,  lixaremos a base do cavalete com movimentos leves, com pequenas pausas para ver como está, até que a base do cavalete se encaixe perfeitamente ao tampo. O cavalete deve ficar sempre perpendicular ao tampo.


Última edição por Mateus Henrique em Sáb Nov 08, 2014 5:57 am, editado 1 vez(es)

Mateus Henrique
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 18
Data de inscrição : 14/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Mateus Henrique Sex Nov 07, 2014 12:27 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Agora vamos ajustar a curvatura do cavalete de acordo com a curvatura do espelho. Para isso usaremos o lápis posicionado sobre o espelho, riscando o cavalete como na imagem abaixo, mantendo o lápis sempre paralelo ao espelho, para não haver erros. Reforce bem o risco.

Mateus Henrique
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 18
Data de inscrição : 14/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Mateus Henrique Sex Nov 07, 2014 12:47 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Faça uma pequena marca na metade da curvatura
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A partir desta pequena medida, faça marcas à 6mm de cada lado das marcas, e depois 12mm ao lado das marcas anteriores, acima dessas marcas faça medidas com as seguintes distãncias, corda G(sol) 3mm, corda D(ré) 2mm, corda A(lá) 1mm e corda E(mi) 0mm. As medidas podem ser modificadas de acordo com violinista, pode-se acrescentar 1mm a cada corda para ter um cavalete mais alto por exemplo. Logos depois ligue os pontos encontrados e faça uma nova linha, uma nova curvatura com as novas medidas acima da outra reforçando bem a linha.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Use o estilete para esculpir a madeira, e deixe um pouco acima da linha, para ser finalizado com a lixa grossa, lixe até a linha, lixe o lado riscado até atingir a espessura de 1 mm em cima e 4 mm embaixo, com o estilete faça pequenos sulcos onde as cordas são apoiadas, na espessura das cordas que irá utilizar.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Use a lixa fina, 400 ou de número maior, para fazer um acabamento arredondando as quinas para uma melhor aparência, em seguida passe o lápis entre o sulcos onde são apoiadas as cordas, pois o grafite é um ótimo lubrificante, diminui o atrito, ajuda na afinação e dá longevidade à ambos. Cole um pedaço de couro fino no sulco da corda E(mi), pode ser usado pele de carneiro, cabra, mesmo material usado em caixa acústica de percussão, ou utilize um cavalete com reforço de outro tipo de madeira mais dura nesta corda.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
E aqui foto do cavalete regulado conforme o processo.


Mateus Henrique
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 18
Data de inscrição : 14/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Mateus Henrique Sex Nov 07, 2014 12:53 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Observações: Este cavalete regulado neste violino não pode ser usado em outro violino, visto que as medias de cada instrumentos são sempre diferentes, então violinos diferentes, medidas diferentes. Os ajustes dos cavaletes poderão ser melhorados através da arte da escultura, precisão, cuidados e ferramentas mais precisas, portanto, com a prática este projeto poderá ser desenvolvido, tornando os resultados mais precisos.
Sempre bom conferir o posicionamento do cavalete sobre o tampo, se estiver torto pode escorregar e provocar danos no cavalete e no tampo, e provocar a queda da alma do violino.
Para trocar ou colocar cordas novas, coloque uma a uma, começando pela mais grave.Isso evita a alma cair se esta estiver pouco pressionada e facilita a re-afinação do instrumento.
Depois de você fazer mais de 2x esse processo vamos pegar agora o Aubert, o Despiau e mandar balada .
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
o cavalete fica assim :
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mateus Henrique
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 18
Data de inscrição : 14/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por ptucillo Sex Nov 07, 2014 3:07 pm

Caro Mateus, sem querer causar polemica, creio que esse post provavelmente será pouco visitado, ou muito criticado aqui no site.
Me senti na obrigação de publicar uma contrapartida critica no que tange ao título do post.
Sugiro com toda humildade que altere para algo que referencie as pessoas membros deste forum, visto que conheço alguns aqui a algum tempo, e pelas conversas e experiencias trocadas, não existe nenhum "RETARDADO".

att.
Paulo Tucillo.

ptucillo
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 26
Data de inscrição : 16/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Alessandro Muzell Qua Nov 12, 2014 8:58 pm

Very Happy PESSOAL, EXISTEM ALGUMAS TÉCNICAS PARA SE AJUSTAR UM CAVALETE PERFEITAMENTE EM UM VIOLINO. ESTA TÉCNICA AMADORA APRESENTADA PELO COLEGA MATEUS É MUITO RUIM E DE POUCA CONFIABILIDADE, PORÉM, É LOUVÁVEL A INICIATIVA DELE EM COMPARTILHAR SEU PROJETO CONOSCO.

EU PARTICULARMENTE ME UTILIZO DE OUTRA TÉCNICA E DE OUTRAS FERRAMENTAS, VOU POSTAR UM TRABALHO ASSIM QUE POSSÍVEL, MÁS, SEI QUE DESDE JÁ, MUITOS AMIGOS VISITANTES PODEM ACHAR DIFÍCIL PELO FATO DE NÃO TEREM AS MESMAS FERRAMENTAS ETC. MÁS, A IDÉIA É TRANSMITIR A FORMA CORRETA DE SE AJUSTAR UM VIOLINO. AGUARDEM.
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 49
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Mateus Henrique Sáb Nov 15, 2014 6:30 am

posta sim muzell, quero conhecer outras técnicas Surprised

Mateus Henrique
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 18
Data de inscrição : 14/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Zanca Qua Dez 21, 2016 11:18 am

Alessandro Muzell escreveu:Very Happy PESSOAL, EXISTEM ALGUMAS TÉCNICAS PARA SE AJUSTAR UM CAVALETE PERFEITAMENTE EM UM VIOLINO. ESTA TÉCNICA AMADORA APRESENTADA PELO COLEGA MATEUS É MUITO RUIM E DE POUCA CONFIABILIDADE, PORÉM, É LOUVÁVEL A INICIATIVA DELE EM COMPARTILHAR SEU PROJETO CONOSCO.

EU PARTICULARMENTE ME UTILIZO DE OUTRA TÉCNICA E DE OUTRAS FERRAMENTAS, VOU POSTAR UM TRABALHO ASSIM QUE POSSÍVEL, MÁS, SEI QUE DESDE JÁ, MUITOS AMIGOS VISITANTES PODEM ACHAR DIFÍCIL PELO FATO DE NÃO TEREM AS MESMAS FERRAMENTAS ETC. MÁS, A IDÉIA É TRANSMITIR A FORMA CORRETA DE SE AJUSTAR UM VIOLINO. AGUARDEM.

Amigo essa técnica dele é passado por um Luthier Labussiere, eu fiz e gostei ficou muito melhor que o cavalete que veio original, mas passa a sua técnica nunca é demais aprender coisas novas

Zanca
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 55
Data de inscrição : 21/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Alessandro Muzell Qui Jan 05, 2017 11:36 am

Zanca escreveu:
Alessandro Muzell escreveu:Very Happy PESSOAL, EXISTEM ALGUMAS TÉCNICAS PARA SE AJUSTAR UM CAVALETE PERFEITAMENTE EM UM VIOLINO. ESTA TÉCNICA AMADORA APRESENTADA PELO COLEGA MATEUS É MUITO RUIM E DE POUCA CONFIABILIDADE, PORÉM, É LOUVÁVEL A INICIATIVA DELE EM COMPARTILHAR SEU PROJETO CONOSCO.

EU PARTICULARMENTE ME UTILIZO DE OUTRA TÉCNICA E DE OUTRAS FERRAMENTAS, VOU POSTAR UM TRABALHO ASSIM QUE POSSÍVEL, MÁS, SEI QUE DESDE JÁ, MUITOS AMIGOS VISITANTES PODEM ACHAR DIFÍCIL PELO FATO DE NÃO TEREM AS MESMAS FERRAMENTAS ETC. MÁS, A IDÉIA É TRANSMITIR A FORMA CORRETA DE SE AJUSTAR UM VIOLINO. AGUARDEM.

Amigo essa técnica dele é passado por um Luthier Labussiere, eu fiz e gostei ficou muito melhor que o cavalete que veio original, mas passa a sua técnica nunca é demais aprender coisas novas



PESSOAL, ME PERDOEM, ESTOU MUITO SEM TEMPO PARA ACOMPANHAR O FORUM, MÁS PROMETE QUE VOU AGENDAR UM OU DOIS DIAS DA SEMANA
PARA PODER PASSAR AQUI E ATUALIZAR OS TÓPICOS.

OLHA SÓ, SEM CAUSAR POLEMICA, POIS O INTUITO MEU PELO MENOS AQUI É AJUDAR A JUSTAR, REPARAR, CONSERTAR DE ALGUMA FORMA O PESSOAL
QUE NÃO TEM UM LUTIER POR PERTO.

ESSE AJUSTE DE CAVALETE QUE O MATEUS POSTOU JÁ COMEÇA ERRADO POIS, A PRIMEIRA COISA QUE SE FAZ PARA AJUSTAR UM CAVALETE NOVO, É FAZER
OS PÉS DELE PRIMEIRO, NÃO PODE CORTAR EM CIMA E DEIXAR PARA AJUSTAR OS PÉS DEPOIS, VAI FALTAR MADEIRA NA ALTURA, JÁ COMEÇOU ERRADO.

SE O ESPELHO ESTIVER TORTO, VAI PROJETAR O ANGULO ERRADO TAMBEM, QUANTO AO CAVALETE DO LABUSSIERE, ACREDITO QUE ELE NÃO FAÇA
DESTA FORMA, POIS SEI QUE SEU ATELIER É COMPLETO E TEM TODAS AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA AJUSTE.

ABRAÇÃO PESSOAL.
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 49
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Gomes Gomes Qua Nov 22, 2017 1:34 pm

Olá pessoal.
Comprei essa semana um carrinho de ajuste de pés de cavalete. Porém não sei como fazer o ângulo da onde vão as cordas no cavalete. Percebi que existe uma ferramenta adequada para isso, porém essa ferramenta é muito caro.
Então vão duas perguntinhas.
1° Qual técnica posso usar manualmente para fazer o ângulo correto do cavalete aonde irá às cordas?
2° Onde posso comprar essa ferramenta por um preço mais barato e por um preço acessível?

Gomes Gomes
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 63
Data de inscrição : 22/11/2017
Idade : 38
Localização : Embu das Artes - SP

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Gomes Gomes Qua Nov 22, 2017 1:41 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Gomes Gomes
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 63
Data de inscrição : 22/11/2017
Idade : 38
Localização : Embu das Artes - SP

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Zanca Qui Nov 23, 2017 4:32 am

Gomes Gomes escreveu:Olá pessoal.
Comprei essa semana um carrinho de ajuste de pés de cavalete.  Porém não sei como fazer o ângulo da onde vão as cordas no cavalete. Percebi que existe uma ferramenta adequada para isso, porém essa ferramenta é muito caro.
Então vão duas perguntinhas.
1° Qual técnica posso usar manualmente para fazer o ângulo correto do cavalete aonde irá às cordas?
2° Onde posso comprar essa ferramenta por um preço mais barato e por um preço acessível?

Amigo vamos esperar o que o irmão Muzell pode nos falar, mas se não me engano você deixa 3,5 mm a corda Mi e 5 mm a corda Sol do espelho

Zanca
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 55
Data de inscrição : 21/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Alessandro Muzell Qui Nov 23, 2017 5:14 am

BOM DIA AMIGOS, SE VC QUER COMEÇAR DO JEITO CERTO, PRECISA ADQUIRIR ESTA FERRAMENTA MESMO AMIGO, A HERDIM FORNECE OQUE HÁ DE MELHOR EM FERRAMENTAS PARA AJUSTE DE CAVALETE, FACAS, PLAINAS ETC...

SE PREFERIR, COMPRE NOS EUA NA INTERNATIONAL VIOLIN CO POR

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O FRETE BY PRIORITY MAIL DEVE SAIR NA FAIXA DE 30 DOLARES E EM UMA SEMANA E MEIA O AJUSTADOR TA NA SUA CASA.......OU SE PREFERIR PAGAR UM POUCO MAIS BARATO, PODE PEGAR DIRETO NA DICTUM ALEMANHA...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

LÁ É EM EUROS, SAI MAIS BARATO INCLUSIVE O FRETE...BY DHL CHEGA EM DUAS SEMANAS.......

PROVAVELMENTE SEM IMPOSTOS POIS É MUITO LEVE E VEM EM CAIXA PEQUENA.........

É MUITO BARATO, COMPENSA MUITO O INVESTIMENTO, DOIS CAVALETES QUE VC AJUSTE JÁ PAGA A COMPRA DA FERRAMENTA......

ABRAÇOS.
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 49
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Gomes Gomes Qui Nov 23, 2017 5:53 am

Amigo Muzell,

se eu comprar essa ferramenta, vc pode fazer um tutorial me ensinado a usa-la corretamente?

Gomes Gomes
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 63
Data de inscrição : 22/11/2017
Idade : 38
Localização : Embu das Artes - SP

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Gomes Gomes Qui Nov 23, 2017 6:03 am

Qual é o nome dessa ferramenta ?

Gomes Gomes
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 63
Data de inscrição : 22/11/2017
Idade : 38
Localização : Embu das Artes - SP

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Alessandro Muzell Qui Nov 23, 2017 6:34 am

CARO GOMES, COM TODO PRAZER, NA VERDADE É MUITO SIMPLES O USO DELA.....MÁS EU FAÇO UM TUTORIAL BEM BACANA........LA FORA É CHAMADA DE STRINGER LIFTER ALGO COMO "AJUSTADOR DE ALTURA DE CORDA" .... AQUI NO BRASIL NÃO SEI SE TEM GENTE VENDENDO, MÁS SE TIVER, O PESSOAL COBRA MUITO CARO......LA FORA É MUITO BARATO........MENOS DE 60 REAIS........
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 49
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Gomes Gomes Qui Nov 23, 2017 7:27 am

Obrigado, agradeço de coração a sua atenção.

Gomes Gomes
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 63
Data de inscrição : 22/11/2017
Idade : 38
Localização : Embu das Artes - SP

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Ricardogp7 Sex Nov 24, 2017 8:23 pm

Eu também quero aprender a usar essa ferramenta e aprender o ângulo certo das cordas.
Vou aguardar ansioso esse tutorial. Muito bacana.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Zanca Sex Dez 15, 2017 11:39 am

Seria essa primeira ferramenta que o irmão comentou, achei outra que achei interessante também.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Zanca
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 55
Data de inscrição : 21/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Alessandro Muzell Sex Dez 15, 2017 12:03 pm

OPA, SIM ESSA MESMO, NA DICTUM TA MAIS BARATO....O LINK DE BAIXO É OS MOLDES PARA CAVALETE E GRAU DE CURVATURA DOS ESPELHOS, EU ACHO DISPENSAVEL, ATÉ POIS, É CARO...
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 49
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Gomes Gomes Sex Dez 22, 2017 1:56 pm

Alguém sabe me dizer pra que serve esse Hair Gauge?

Gomes Gomes
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 63
Data de inscrição : 22/11/2017
Idade : 38
Localização : Embu das Artes - SP

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Gomes Gomes Sex Dez 22, 2017 1:56 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Gomes Gomes
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 63
Data de inscrição : 22/11/2017
Idade : 38
Localização : Embu das Artes - SP

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Ricardogp7 Sáb Dez 23, 2017 4:28 pm

Caro Gomes, esse orifício serve para medir a quantidade de crina necessária para o arco.
Vendo a imagem abaixo fica mais fácil de entender:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Gomes Gomes Ter Dez 26, 2017 4:58 am

Puxa, que interessante !

Obrigado Ricardo pela sua explicação.

Gomes Gomes
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 63
Data de inscrição : 22/11/2017
Idade : 38
Localização : Embu das Artes - SP

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Gomes Gomes Ter Dez 26, 2017 8:02 am

Bom dia queridos.

Eu queria comprar essa ferramenta, porém nunca comprei nada nestes 2 sites.

Alguém aqui ja comprou algo em um destes sites, se sim, me ensinem por favor como estes sites funcionam por favor.

O pagamento é com boleto bancário ou cartão de credito internacional ?

A Moeda já convertida em reais na hora da compra?

Quero comprar essa ferramenta abaixo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]




Gomes Gomes
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 63
Data de inscrição : 22/11/2017
Idade : 38
Localização : Embu das Artes - SP

Ir para o topo Ir para baixo

para - regulagem de cavaletes para iniciantes  Empty Re: regulagem de cavaletes para iniciantes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos