ABERTURA DE INSTRUMENTO - CELLO/VIOLINO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ABERTURA DE INSTRUMENTO - CELLO/VIOLINO

Mensagem por ruymds em Qui Maio 28, 2015 3:24 pm

Olá pessoal,

gostaria de perguntar ao pessoal profissional atuante na arte da luteria a respeito quanto ao ato de abrir um instrumento de arco (cello/violino). Quando vamos fazer tal procedimento há uma escolha (mais fácil e/ou local a ser trabalhado) se vamos abrir tampo ou fundo...?

Estou a procura dessas informações pois estou com um projeto aqui de mapas de graduações e peguei 2 instrumentos simples para testar as informações contidas no livro com a prática. Quais ferramentas posso utilizar para abrir um instrumento e por onde devo começar a abertura (laterais ou na região do botão?).

Grato

ruymds

Re: ABERTURA DE INSTRUMENTO - CELLO/VIOLINO

Mensagem por Alessandro Muzell em Dom Jun 07, 2015 9:17 am

Very Happy CARO AMIGO, A ABERTURA E FECHAMENTO DE UM INSTRUMENTO REQUER MUITO CUIDADO E MUITA ATENÇÃO. UM INSTRUMENTO DE AUTOR, POR EXEMPLO COMO OS QUE EU FAÇO, NÃO QUE SEJA REGRA, MÁS DEPENDENDO DO TIPO DE FORMA UTILIZADA NA CONSTRUÇÃO, INTERNA OU EXTERNA, EU COLOCO OS PINOS GUIA PARA NO MOMENTO DA COLAGEM SERVIREM COMO REFERENCIAL. NO SEU CASO, ANTES DE ABRIR O INSTRUMENTO, É NECESSÁRIO VERIFICAR COMO ESTA COLADO OU MELHOR, COMO ESTA AS DISTANCIAS DE BORDA EM RELAÇÃO AS FAIXAS, DIGO ISSO POIS, NA MAIORIA DOS CASOS, SOBRA BORDA EM UM PONTO E FALTA BORDA EM OUTRO, DA A IMPRESSÃO QUE O TAMPO NÃO FOI RECORTADO PERFEITAMENTE SOB O DESENHO DA CAIXA HARMONICA. BEM, SE VC FOR UTILIZAR O MESMO VERNIZ, O IDEAL É FAZER A DESCOLAGEM UTILIZANDO VAPOR OU AGUA AQUECIDA E DE FERRAMENTA UMA ESPÁTULA BEM FINA. GERALMENTE SE COMEÇA A ABRIR PELOS BLOCOS SUP OU INFERIORES...DEPENDE DA SUA NECESSIDADE. SE VC VAI HARMONIZAR A TONALIDADE, RECOMENDO PRIMEIRO TIRAR O FUNDO, ANTES DE MAIS NADA, VERIFICAR AS ESPESSURAS E TONALIDADES, E SE FOR O CASO, RETRABALHAR. APÓS, COLAR NOVAMENTE O FUNDO E RETIRAR O TAMPO E REPETIR O PROCESSO, POIS NO TAMPO, TEMOS A BARRA AINDA PARA PODER TRABALHAR E CHEGAR NA COMBINAÇÃO PERFEITA DE TONALIDADE. ABRAÇO E BOA SORTE.
Alessandro Muzell
Interessado em Luteria
Interessado em Luteria

http://www.luteriamuzell.com.br

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: