Luteria Muzell
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Som com relação ao ajuste da alma

3 participantes

Ir para baixo

ajuste - Som com relação ao ajuste da alma Empty Som com relação ao ajuste da alma

Mensagem por Ricardogp7 Seg Fev 27, 2017 5:03 pm

Saldações a todos!
Vejo por aí, um ou outro falando que conseguem deixar o som do violino mais claro ou mais escuro com ajuste da alma. Alguém saberia me informar do que se trata e qual seria o processo? Ou isso é conversa fiada?
Sempre informei a quem me questiona sobre alma de que tem um padrão. Que é o que já aprendemos aqui.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Som com relação ao ajuste da alma Empty Re: Som com relação ao ajuste da alma

Mensagem por Alessandro Muzell Sex Mar 03, 2017 2:19 pm

Ricardogp7 escreveu:Saldações a todos!
Vejo por aí, um ou outro falando que conseguem deixar o som do violino mais claro ou mais escuro com ajuste da alma. Alguém saberia me informar do que se trata e qual seria o processo? Ou isso é conversa fiada?
Sempre informei a quem me questiona sobre alma de que tem um padrão. Que é o que já aprendemos aqui.


Very Happy Very Happy Very Happy OLA RICARDO...QUANDO TEMOS UM VIOLINO COM POTENCIAL ACUSTICO E SONORO, OS AJUSTEM DE ALMA SÃO BEM PERCEPTÍVEIS, AGORA, QUANDO ESTAMOS COM UM INSTRUMENTO COMPLETAMENTE OPOSTO AO QUAL ME REFERI, OS AJUSTES DE ALMA SÃO PRATICAMENTE IMPERCEPTIVEIS, TALVEZ CONSIGA ALGUMA MELHORA EM HARMONICOS E SÓ.
NA VERDADE TEM MUITO COMERCIANTE VENDENDO VIOLINOS E PROMETENDO MILAGRES AOS CLIENTES APÓS UMA BOA REGULAGEM DE ALMA, CAVALETE ETC.

SEMPRE FALO E REPITO CONSTANTEMENTE, PARA SE TER UM BOM VIOLINO, O MESMO JÁ DEVE NASCER BOM, ISTO É, O LUTIER ACABOU DE MONTAR ELE, JÁ DEVE FUNCIONAR REDONDO, FORA ISSO, A PROMESSA DE ABRIR O SOM DEPOIS DE ALGUNS ANOS É CONVERSA FIADA, OQUE ACONTECE É O AMADURECIMENTO DE TIMBRE, MÁS ISSO NÃO É PROMESSA DE SUCESSO NO SOM.
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 48
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Som com relação ao ajuste da alma Empty Re: Som com relação ao ajuste da alma

Mensagem por Ricardogp7 Sáb Mar 04, 2017 11:18 am

Irmão Muzzel, só duas perguntinhas sobre a sua resposta.

Com relação a regulagem de alma que possa ser feita quando temos um instrumento conforme o irmão mencionou no começo (De potencial) isso é feito movendo a alma e tocando para verificar o grau de melhora? Ou existe um parâmetro tipo: Deixando mais próximo do cavalete tenho um som melhor, para longe do cavalete pior, mais para o centro ou mais próximo do F, e assim por diante. Existe esse tipo de padrão para regulagem?
Somente para tirar a dúvida mesmo. Não tenho nenhum tipo de interesse em mexer em um violino que já tem potencial.

E a outra pergunta é sobre o amadurecimento do timbre. Existe um tempo determinado para acontecer? Isso se dá apenas após a construção do instrumento, pode acontecer também após restaurações que envolvam a caixa ou após uma troca de verniz?
Observando que também não mexo em verniz de instrumento de atelier. Nem antigo e nem novo. No máximo alguns chineses com aqueles vernizes horríveis. É somente para tirar a dúvida mesmo. Pois o assunto é muito interessante.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Som com relação ao ajuste da alma Empty Re: Som com relação ao ajuste da alma

Mensagem por Alessandro Muzell Sáb Mar 04, 2017 3:53 pm

Ricardogp7 escreveu:Irmão Muzzel, só duas perguntinhas sobre a sua resposta.

Com relação a regulagem de alma que possa ser feita quando temos um instrumento conforme o irmão mencionou no começo (De potencial) isso é feito movendo a alma e tocando para verificar o grau de melhora? Ou existe um parâmetro tipo: Deixando mais próximo do cavalete tenho um som melhor, para longe do cavalete pior, mais para o centro ou mais próximo do F, e assim por diante. Existe esse tipo de padrão para regulagem?
Somente para tirar a dúvida mesmo. Não tenho nenhum tipo de interesse em mexer em um violino que já tem potencial.

E a outra pergunta é sobre o amadurecimento do timbre. Existe um tempo determinado para acontecer? Isso se dá apenas após a construção do instrumento, pode acontecer também após restaurações que envolvam a caixa ou após uma troca de verniz?
Observando que também não mexo em verniz de instrumento de atelier. Nem antigo e nem novo. No máximo alguns chineses com aqueles vernizes horríveis. É somente para tirar a dúvida mesmo. Pois o assunto é muito interessante.


Very Happy Very Happy Very Happy SIM IRMÃO, ISSO MESMO, MOVIMENTANDO A ALMA E EXPERIMENTANDO O INSTRUMENTO. DE FATO EXISTE UM PONTO INICIAL, ONDE SE DEVE COLOCAR A ALMA E A PARTIR DESSE PONTO ENCONTRAR A MELHOR POSIÇÃO. CONTUDO, DEVE SE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O POSICIONAMENTO CORRETO DOS EFES E O ESPAÇO DA CORDA VIBRANTE. ACONTECE MUITO EM VIOLINOS DE BAIXA QUALIDADE QUE OS EFES SÃO DESALINHADOS, A CORDA VIBRANTE FICA FORA DE MEDIDA, ETC...AI NESSE CASO VC PERDE A REFERENCIA EXATA DE ONDE COMEÇAR A AJUSTAR O POSICIONAMENTO DA ALMA.

SOBRE O AMADURECIMENTO DO TIMBRE NÃO HÁ OU PELO MENOS EU NÃO SEI EM QUANTO TEMPO ISSO PODE OCORRER, FATO É QUE, DEPOIS DE CONCLUIDO UM INSTRUMENTO NOVO, MUITA COISA VAI ACONTECER, SECAGEM DO VERNIZ, RELAXAMENTO DAS JUNTAS DA CAIXA, ACOMODAÇÃO DO TAMPO COM BARRA HARMONICA, ETC...E TUDO ISSO INFLUENCIA NUM BOM AMADURECIMENTO;
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 48
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Som com relação ao ajuste da alma Empty Re: Som com relação ao ajuste da alma

Mensagem por Ricardogp7 Sáb Mar 04, 2017 8:21 pm

Então o Luthier que sabe tocar já sai na frente, pois do contrário precisa da ajuda de um músico para essa tarefa.
Irmão Muzell sobre a corda vibrante qual a medida correta?
Me perdoe por tantas perguntas ao mesmo tempo. Hoje eu tô que tô kkkkkk.
É muita vontade de aprender.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Som com relação ao ajuste da alma Empty Re: Som com relação ao ajuste da alma

Mensagem por Alessandro Muzell Dom Mar 05, 2017 8:26 pm

Ricardogp7 escreveu:Então o Luthier que sabe tocar já sai na frente, pois do contrário precisa da ajuda de um músico para essa tarefa.
Irmão Muzell sobre a corda vibrante qual a medida correta?
Me perdoe por tantas perguntas ao mesmo tempo. Hoje eu tô que tô kkkkkk.
É muita vontade de aprender.



A CORDA VIBRANTE FICA ENTRE 325 A 328MM DA PESTANA DO BRAÇO AO TOP DO CAVALETE, POR ISSO A NECESSIDADE DE TUDO ESTAR DENTRO DO PADRÃO.
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 48
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Som com relação ao ajuste da alma Empty Re: Som com relação ao ajuste da alma

Mensagem por Ricardogp7 Seg Mar 06, 2017 3:08 pm

Ok irmão Muzell, Deus abençoe pelas explicações.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Som com relação ao ajuste da alma Empty Re: Som com relação ao ajuste da alma

Mensagem por Alessandro Muzell Qua Mar 08, 2017 9:11 pm

Ricardogp7 escreveu:Ok irmão Muzell, Deus abençoe pelas explicações.


Very Happy Very Happy Very Happy VAMOS APRENDENDO JUNTOS.
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 48
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Som com relação ao ajuste da alma Empty Re: Som com relação ao ajuste da alma

Mensagem por Thayllen Seg Abr 02, 2018 10:21 am

Olá irmão Muzell tenho uma dúvida qual deve ser o tamanho da alma do violino 4/4?

Thayllen

Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/03/2018
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Som com relação ao ajuste da alma Empty Re: Som com relação ao ajuste da alma

Mensagem por Alessandro Muzell Seg Abr 02, 2018 3:10 pm

Thayllen escreveu:Olá irmão Muzell tenho uma dúvida qual deve ser o tamanho da alma do violino 4/4?

OLA THAYLLEN, NÃO EXISTE UMA MEDIDA EXATA PARA O TAMANHO OU ALTURA DA ALMA. GERALMENTE EM CIRCUNSTANCIAS NORMAIS, A ALTURA OU COMPRIMENTO
DE UMA ALMA FICA ENTRE 60 A 62MM MAIS OU MENOS....DIGAMOS QUE POR EXEMPLO, A ALTURA DA CAIXA HARMONICA DE UM VIOLINO SEJA DE 32 (30MM) ....CONSIDERANDO
O ARQUEAMENTO DO TAMPO INFERIOR DE 14,5MM E O SUPERIOR DE 15MM; SOMANDO TUDO ISSO TENHO 61,5MM EM MÉDIA....NEM TODOS SÃO ASSIM.....ENTÃO, PARA CADA
VIOLINO USAMOS UMA FERRAMENTA PARA MEDIR ESSA ALTURA E ENTALHAMOS A ALMA CONFORME ESSA ALTURA, E OUTRA COISA, NAS PONTAS DA ALMA É FEITO UM ENTALHE CORRESPONDENTE A CURVATURA DO TAMPO, ENTÃO, ESSA MEDIDA DEVE SER TOMADA NOS NOS PONTOS MAIORES AINDA. SEJA UM CASO NORMAL, E VC QUEIRA CORTAR UM PEDAÇO DE ABETO PARA FAZER UMA ALMA, PODE COMEÇAR COM 70MM E DEPOIS VC VAI ENTALHANDO.....TENDO MADEIRA DE SOBRA PARA POSSÍVEIS ERROS. QUANTO A ESPESSURA  OU A MEDIDA CILÍNDRICA DELA, DEVE ESTAR ENTRE 5.5 A 6MM UM FORTE ABRAÇO.
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 48
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Som com relação ao ajuste da alma Empty Re: Som com relação ao ajuste da alma

Mensagem por Thayllen Seg Abr 02, 2018 4:49 pm

Smile Muito obrigada me ajudou bastante. Grata

Thayllen

Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/03/2018
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

ajuste - Som com relação ao ajuste da alma Empty Re: Som com relação ao ajuste da alma

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos