Luteria Muzell
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA

3 participantes

Ir para baixo

barra - INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA Empty INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA

Mensagem por Ricardogp7 Sáb Mar 25, 2017 5:20 pm

Saudações a todos!!!
Estou restaurando um violino chinês (Cobaia), já removi o verniz, retirei, reparei e colei o fundo (Uma madeira muito bonita por sinal), removi tampo, barra, reparei medidas mecânicas seguindo conteúdos postados aqui, e agora chegou a hora de instalar a outra barra.
Gostaria da gentileza dos irmãos para me auxiliar nesse trabalho, pois tenho algumas referencias; mas gostaria de ter certeza do que estou fazendo.
Irmão Muzell; pode passar a tarefa de casa?

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

barra - INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA Empty Re: INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA

Mensagem por Alessandro Muzell Qui Abr 20, 2017 10:36 am

Ricardogp7 escreveu:Saudações a todos!!!
Estou restaurando um violino chinês (Cobaia), já removi o verniz, retirei, reparei e colei o fundo (Uma madeira muito bonita por sinal), removi tampo, barra, reparei medidas mecânicas seguindo conteúdos postados aqui, e agora chegou a hora de instalar a outra barra.
Gostaria da gentileza dos irmãos para me auxiliar nesse trabalho, pois tenho algumas referencias; mas gostaria de ter certeza do que estou fazendo.
Irmão Muzell; pode passar a tarefa de casa?


RICARDO, VC JÁ DEFINIU O FUNDO DO VIOLINO? COMO FICOU AS MEDIDAS MECANICAS E TONAIS?

O TAMPO SUPERIOR ESTA COM QUANTO EM MM??
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 48
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

barra - INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA Empty Re: INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA

Mensagem por Ricardogp7 Qui Abr 20, 2017 6:26 pm

Irmão Muzell o fundo tinha muita madeira assim como o tampo. Retirei muita madeira dos dois e fiz da seguinte forma:
Fundo - Centro ficou com 4,5 decrescendo para 2,7 aproximadamente na região dos pulmões. Na região das membranas fiz um rebaixo com bastante cautela sem deixar degrau.
Medida tonal alcançou o Fa#.
Tampo - Fiz igual porém no centro com 3,5mm decrescendo para 2,5 nos pulmões.
Medida tonal agora não me recordo direito, mas se não me engano soava em Ré.
Eu tava meio sem nada pra fazer no feriado passado, encontrei um tutorial na internet, pareceu confiável e resolvi fazer a barra da seguinte forma:
Encontrei as duas maiores metades do tampo ( Inferior e superior) e dividi por sete. Após um sétimo em direção ao f da direita defini o local de colagem da barra. Deixei 40mm para cima e 40mm para baixo.
A barra que comprei veio com 05mm, fiz toda aquela manobra de esculpir com relação ao tampo utilizando um giz e depois de muito, muito, muito trabalho consegui ajustar a barra para colagem. Não ficou 100% acho que uns 70% eu devo ter conseguido. É muito difícil!
o desbaste da barra fiz com 13mm de altura no meio, caindo pra 10mm, 05mm e 03mm nas pontas. Em cima da barra deixei ela toda abaulada e as pontas chanfradas. No final a medida tonal alcançou o Mi.
Sei que as madeiras chinesas são de péssima qualidade, mas no final fiquei feliz com o resultado.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

barra - INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA Empty Re: INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA

Mensagem por Ricardogp7 Qui Abr 20, 2017 6:31 pm

Tentei absorver o máximo de informações do fórum pra fazer esse trabalho. Sei que é pouco ainda, Portanto o irmão me corrija e informe algo que passei batido.
Toda informação é bem vinda.
Deus abençoe.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

barra - INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA Empty Re: INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA

Mensagem por Alessandro Muzell Sex Abr 21, 2017 7:17 am

Ricardogp7 escreveu:Tentei absorver o máximo de informações do fórum pra fazer esse trabalho. Sei que é pouco ainda, Portanto o irmão me corrija e informe algo que passei batido.
Toda informação é bem vinda.
Deus abençoe.



Very Happy OPA QUE LEGAL IRMÃO, UM ASSUNTO BEM AMPLO PARA A GENTE DISCUTIR. PARA EU QUE CONSTRUO SOMENTE BASEADO NAS MEDIDAS TONAIS, A BUSCA PELO TIMBRE PERFEITO JÁ COMEÇA NA ESCOLHA DAS MADEIRAS, NO CASAMENTO ENTRE TAMPO E FUNDO.

OUTRO FATOR IMPORTANTÍSSIMO É A BOMBATURA QUE SE VAI FAZER. EU NÃO CANSO DE FALAR QUE, SEGUIR EXATAMENTE UM MAPA (POSTERS) EM ALTURA DE BOMBATURA, ARQUEAMENTO E ESPESSURA IRÁ GARANTIR UM RESULTADO SATISFATÓRIO. TUDO É RELATIVO, ESSAS MEDIDAS APRESENTADAS SÃO DE UM DETERMINADO INSTRUMENTO, TEM IDADE, TEM CONSTRUÇÃO, TEM TUDO QUE PRATICAMENTE NÃO TEMOS HOJE, O TEMPO.

BEM, DEPOIS DE FAZER ALGUNS INSTRUMENTOS, CHEGUEI A UMA CONCLUSÃO A RESPEITO DE BOMBATURA E INFOSSATURA. PERCEBO QUE A BOMBATURA OU ARQUEAMENTO MAIS BAIXO COM INFOSSATURA MAIS RASAS E PLANAS POSSÍVEIS, ME ENTREGAM UM CAMPO INTERNO DE TRABALHO MAIS ABERTO PARA PODER EXPLORAR AS TESSITURAS TONAIS DA MADEIRA.

PERCEBO QUE, UMA BOMBATURA NO MEU PADRÃO, DURANTE A ESCAVAÇÃO INTERNA, EU CONSIGO UM FUNDO COM MAIS MADEIRA CONCENTRADA NO CENTRO ACÚSTICOS E PULMÕES BEM MAIS FINOS E VIBRANTES, TOTALMENTE O INVERSO DE BOMBATURAS ALTAS, INFOSSATURAS COM QUINAS E TRAVAMENTO DA VIBRAÇÃO DOS TAMPOS.

QUANTO AO TAMPO, EU CREIO ESTAR MUITO ESPESSO AINDA, O LEGAL SERIA UM CENTRO NA REGIÃO DOS EFES COM 3 A 3,1MM NO MÁXIMO DO MÁXIMO E MAIS FINO NAS EXTREMIDADES E AI SIM RETRABALHAR A BARRA.

SE VC DEIXAR NESSA TONALIDADE DE FA# COM MI MEIO TOM DE DIFERENÇA É SINAL DE BOM RESULTADO DE PROJEÇÃO, CONTUDO ESSA LAPIDAÇÃO DOS TAMPOS DEVEM ESTAR PERFEITAS, SEM DEGRAU, SEM MARCAS OBSERVADAS NA SOMBRA DA LAMPADA ETC....

BEM, VAMOS APOSTAR NELE E VER COMO SE COMPORTA DEPOIS DE MONTADO, VAMOS AGUARDAR, BOA SORTE E DEUS TE ABENÇOE.
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 48
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

barra - INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA Empty Re: INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA

Mensagem por Ricardogp7 Sex Abr 21, 2017 4:26 pm

Li um artigo algum tempo atrás, não me recordo onde, que falava sobre exatamente isso que o irmão escreveu acima.
No texto o escritor citava as mudanças no violino efetuadas por Stradivari, e a principal era justamente a bombatura dos instrumentos. Já que na época a família Amati produzia violinos com bombaturas mais altas.
Stradivari começou a produzir tampos e fundos mais rasos e desde então seus instrumentos passaram a se destacar. Logo em seguida Del Gesú também produziu violinos com o mesmo critério. Porém em menor quantidade e seu alge veio a tona com o violino Canone que foi de Paganini.
Uma pena não me lembrar onde li isso para postar a fonte e cada um tirar suas conclusões.
Já vi várias imagens de violinos franceses com bombaturas maiores que nos modelos italianos. Creio que seja uma tradição deles. Mas nunca vi nenhuma comparação de som entre os dois. Gostaria muito de ver.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

barra - INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA Empty Re: INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA

Mensagem por Alessandro Muzell Ter Abr 25, 2017 9:09 am

Ricardogp7 escreveu:Li um artigo algum tempo atrás, não me recordo onde, que falava sobre exatamente isso que o irmão escreveu acima.
No texto o escritor citava as mudanças no violino efetuadas por Stradivari, e a principal era justamente a bombatura dos instrumentos. Já que na época a família Amati produzia violinos com bombaturas mais altas.
Stradivari começou a produzir tampos e fundos mais rasos e desde então seus instrumentos passaram a se destacar. Logo em seguida Del Gesú também produziu violinos com o mesmo critério. Porém em menor quantidade e seu alge veio a tona com o violino Canone que foi de Paganini.
Uma pena não me lembrar onde li isso para postar a fonte e cada um tirar suas conclusões.
Já vi várias imagens de violinos franceses com bombaturas maiores que nos modelos italianos. Creio que seja uma tradição deles. Mas nunca vi nenhuma comparação de som entre os dois. Gostaria muito de ver.


Laughing Laughing Laughing REALMENTE EXISTEM MUITOS FATORES QUE PRÉ DETERMINAM O SUCESSO OU NÃO DE UM INSTRUMENTO. LEMBRANDO QUE OS INSTRUMENTOS FEITOS POR AMATI, STRAD, DEL GESÚ, BERGONZI ENTRE OUTROS GRANDES NOMES, E DOS QUE CONSEGUIRAM CHEGAR ATÉ OS NOSSOS DIAS, PASSARAM POR SEVERAS MUDANÇAS PARA SE ADAPTAR AO MODERNISMO. OS INSTRUMENTOS DO PERÍODO BARROCO ERAM CONSTRUIDOS PARA ATENDEREM AS NECESSIDADES DA ÉPOCA, POR EXEMPLO, ALGUNS INSTRUMENTOS FEITOS POR ANDREAS GUARNERI, AMATI QUE TINHAM SUA BOMBATURA BEM ALTA, HOJE, PODEMOS SABER QUE SÃO INSTRUMENTOS LIMITADÍSSIMOS, SEM PROJEÇÃO, FEITOS EXCLUSIVAMENTE PARA SEREM TOCADOS EM PEQUENAS SALAS, PEQUENA PLATÉIA, ENTÃO, DESSES INSTRUMENTOS, TALVEZ A MUDANÇA MAIS SEVERA FOI A SUBSTITUIÇÃO DE BARRA HARMONICA, BRAÇO, ANGULO DE BRAÇO ETC... LEMBRANDO QUE TAMBEM, SALVO O ENGANO, A TONALIDADE DE AFINAÇÃO NA ÉPOCA ERA BEM AQUÉM DOS 440hZ DE HOJE EM DIA.

EU COMO ACREDITO TODOS OS LUTIERS NO COMEÇO DE CARREIRA, FIZERAM ALGUM INSTRUMENTO COM BOMBATURA ALTA, TENDO POR REFERENCIA AS OBRAS DE JACOBUS STEINER, HOPF, AMATI, ETC...E CREIO QUE TODOS CHEGARAM NA MESMA CONCLUSÃO A QUAL CHEGUEI, QUE, NÃO VALE A PENA, A GENTE ACABA TENDO UM VIOLINO COM ESPESSURAS MAIS FINAS QUE O USUAL, TIMBRE ANASALADO, CAVERNOSO, SEM PROJEÇÃO ETC... E ISSO FALANDO AINDA SOB CONSTRUÇÃO POR MEDIDA TONAL, POIS, COM MEDIDAS MECANICAS O TIRO É NO ESCURO AINDA.

PROVA DO FRACASSO DESSE TIPO DE CONSTRUÇÃO A GENTE VE NO DIA A DIA, DIFICILMENTE UM INSTRUMENTO ASSIM É COPIADO, EU PELO MENOS, DOS INSTRUMENTOS DE ENCOMENDA ATÉ HOJE GRAÇAS A DEUS NINGUEM PEDIU UM VIOLINO NESSES MOLDES.

AGORA, SOB OS VIOLINOS FRANCESES, CREIO EU QUE EXISTE UMA FORTE INFLUENCIA DAS ULTIMAS BOMBATURAS DE DEL GESÚ, E OS FRANCESES AINDA CAPRICHARAM UM POUCO MAIS NA INFOSSATURA DE BORDA, ATÉ CITO UMA FRASE DE UM GRANDE AMIGO LUTIER QUE REPRESENTOU VERBALMENTE A IMPRESSÃO DE SE VER UMA BOMBATURA FRANCESA " PARECE UMA SUCURÍ COM BICHO DENTRO" .... E É ESSA IMPRESSÃO MESMO, UMA INFOSSATURA MAIS APROFUNDADA E LARGA E UMA SÚBITO ACLIVE EM DIREÇÃO AO TOPO DA BOMBATURA....INTERESSANTE......

BEM, VAMOS NOS FALANDO......ABRAÇÃO A TODOS.
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 48
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

barra - INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA Empty Re: INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA

Mensagem por alan jhones Ter maio 02, 2017 3:39 pm

Saudações a todos!
Falando em altura máxima da bombatura, um violino intrigante é o Strad Messiah, possui o tampo mais baixo que o fundo (13,8 mm de tampo e 15,4 mm de fundo), e notavelmente uma marca de prolongamento do braço original,(estou com uma construção começada que tive de pausar por alguns motivos pessoais, mas já retomei a construção) já tive conselhos divergentes do pessoal da itália, um para construir da mesma forma que o original, outro para mudar a bombatura do tampo para mais alta. O que aconselharia Ir. Muzell?
Desculpe se escrevi em tópico errado.
Abraços
alan jhones
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 189
Data de inscrição : 25/06/2014
Idade : 41
Localização : Osasco SP

Ir para o topo Ir para baixo

barra - INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA Empty Re: INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA

Mensagem por Alessandro Muzell Ter maio 09, 2017 2:47 pm

alan jhones escreveu:Saudações a todos!
Falando em altura máxima da bombatura, um violino intrigante é o Strad Messiah, possui o tampo mais baixo que o fundo (13,8 mm de tampo e 15,4 mm de fundo), e notavelmente uma marca de prolongamento do braço original,(estou com uma construção começada que tive de pausar por alguns motivos pessoais, mas já retomei a construção) já tive conselhos divergentes do pessoal da itália, um para construir da mesma forma que o original, outro para mudar a bombatura do tampo para mais alta. O que aconselharia Ir. Muzell?
Desculpe se escrevi em tópico errado.
Abraços


Very Happy Very Happy CARO IRMÃO, EU SOU MUITO FAVORÁVEL AS BOMBATURAS MAIS BAIXAS, HOJE ATUALMENTE EU CONSTRUO COM 14 FUNDO E 14,5 A 14,8 NO TAMPO, NÃO MAIS QUE ISSO, ATÉ PORQUE TENHO OU TIVE ALGUMAS EXPERIENCIAS COM OUTROS ARQUEAMENTOS QUE FIZ, E CREIO HOJE TER CHEGADO EM ALGO QUE ME AGRADA MUITO EM TODOS OS QUESITOS QUE ESPERO EM UM VIOLINO. PARA VC TER UMA IDEIA, EU NÃO SIGO AS MEDIÇÕES DE MAPAS E POSTERS, USO APENAS O MODELO E SILHUETA DO CORPO, AS MEDIDAS DE ALTURA DE CAIXA, BOMBATURA, ESPESSURA ETC, FAÇO DO MEU JEITO. MÁS TUDO É EXPERIENCIA, ENTÃO, MESMO EU SABENDO E TE AVISANDO QUE UMA SUPER BOMBATURA NÃO VAI FICAR LEGAL, É INTERESSANTE VC FAZER POIS VAI ACABAR TENDO SUA PRÓPRIA EXPERIENCIA, CREIO QUE TODO LUTIER PASSA POR ESSE MOMENTO KKKK, BOA SORTE, DEUS ABENÇOE.
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 48
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

barra - INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA Empty Re: INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA

Mensagem por alan jhones Ter maio 09, 2017 3:14 pm

E quanto à inversão das alturas máximas da bombatura, em vários modelos os quais alguns já construí, e outros estive estudando as medidas, normalmente o tampo é mais alto e o fundo mais plano, mesmo que poucos décimos de mm, no Messiah ocorre exatamente o contrário, um tampo mais baixo que o fundo, inclusive esta característica já foi uma base para a discussão de que o Messiah pode não ter sido construido por Stradivari.
Abs. Deus Abençoe.
alan jhones
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 189
Data de inscrição : 25/06/2014
Idade : 41
Localização : Osasco SP

Ir para o topo Ir para baixo

barra - INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA Empty Re: INSTALAÇÃO DE BARRA HARMÔNICA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos