VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Ricardogp7 em Sex Ago 11, 2017 3:23 pm

Saudações a todos!!!
Estou para iniciar a construção da forma do meu primeiro violino. Para esta peleja escolhi o modelo Guarneri Del Gesù - Plowden.
Seguindo as instruções dos tópicos anteriores consegui quase finalizar o template (Infelizmente falta muito tempo kkkk). Assim que terminá-lo já vou passar para o mdf. Porém, procurei bastante aqui no fórum mas não encontrei nenhum assunto relacionado as medidas dos cortes dos blocos na forma.
Vasculhando a internet encontrei um desenho e gostaria de pedir a gentileza do irmão Muzell que me diga se as informações estão corretas:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Aproveitando o tópico irmão Muzell, apliquei a fórmula de Saconi sobre as medidas do desenho técnico e imágem do fundo, mas nenhum deles me deu o resultado correto. Existe uma pequena variação das medidas do desenho técnico, para a imagem e nenhum dos dois bate aplicando a fórmula.
O que devo fazer nesse caso? Seguir as medidas da imagem do fundo que foi a que escolhi para o template? Ou tentar ajustar até chegue ao resultado da equação?
Lembrando que pretendo apenas realizar um trabalho inspirado.
Vou aguardar as coordenadas antes de prosseguir.

Ricardogp7

Plowden

Mensagem por Alessandro Muzell em Qua Ago 16, 2017 10:51 am

Very Happy UAU IRMÃO, QUE LEGAL....EU FIZ TRÊS VIOLINOS DEL GESÚ PLOWDEN, UM DELES FIZ UMA RÉPLICA BEM LEGAL, GOSTEI MUITO DE FAZER ESSE MODELO.
ELE É UM DOS MENORES VIOLINOS FEITOS POR DEL GESÚ, BEM PEQUENO MESMO, MÁS COM UMA FUNCIONALIDADE INCRÍVEL, PELO MENOS OUTROS DOIS
LUTIERS QUE CONHEÇO UM NOS EUA E OUTRO NA SUÉCIA TAMBEM ADORAM FAZER ESTE MODELO POIS DIZEM SER PEQUENOS E MONSTRUOSOS NA SONORIDADE.

FOI MUITO PRAZEROSO CONSTRUIR ELES...BEM, VOLTANDO AO ASSUNTO DO TÓPICO.....VAMOS LÁ.......OBSERVANDO A FOTO QUE VC POSTOU, AS MEDIDAS DOS TACOS
SUPERIORES E INFERIORES ESTA PERFEITA (55X18 E 50X15) E DOS BLOCOS LATERAIS 26MM TA LEGAL, OS MEUS EU DEIXO BEM NO LIMITE, TENHO FORMAS DE MODELOS EM
QUE O GANCHO É MAIS PRONUNCIADO ENTÃO, DEIXO UMA LARGURA POUCO MAIOR NOS BLOCOS DO LADO DE DENTRO DA FORMA PARA PODER FAZER DEPOIS UM BOM POSICIONAMENTO DA CONTRA FAIXA, ENTÃO UNS 12 A 15MM MAIS OU MENOS É SUFICIENTE.

QUANDO O CÁLCULO DO SACONNI PODE SIM HAVER ALGUMA VARIANTE, VOU PROCURAR MEDIR O MEU POSTER DO PLOWDEN E VER SE DIVERGE POIS SINCERAMENTE MANO, TEM MUITA COISA QUE NÃO DÁ E NEM SE DEVE LEVAR AO PÉ DA LETRA, SÃO ESTUDOS NUMÉRICOS E MATEMATICOS PORÉM EXISTEM PONTOS MUITO IMPORTANTES QUE NÃO SE DEVE PASSAR DESAPERCEBIDO COMO A DISTANCIA DO DIAPASÃO, BRAÇO, E POSICIONAMENTO DE BARRA E ALMA. O RESTO É INTERESSANTE SABER SEM DÚVIDA, MÁS COMO PASSAR DO TEMPO A IDEIA VAI AMADURECENDO JUNTO COM AS EXPERIENCIAS E A GENTE ENTENDE MELHOR AS COISAS.

POR EXEMPLO, NA LUTERIA MODERNA HOJE EM DIA SE FALA MUITO NA BARRA HARMONICA DE 270MM, MÁS DE ONDE VEIO ESSA MEDIDA?? AFIRMAM QUE ELA DERIVA DOS 75% DO COMPRIMENTO DO TAMPO DE UM VIOLINO GRANDE, MÁS GRANDE COMO??? UM VIOLINO FEITO NA FORMA G DE STRAD COM 360MM; CERTO....DAI SIM, PEGO 360 E MULTIPLICO PELOS 75% VOU TER OS 270MM DE BARRA, MÁS EM OUTRAS LITERATURAS DE OUTROS GRANDES PROFISSIONAIS, TAMBEM SE DIZ APENAS PARA TIRAR 40MM DE BAIXO E 40MM DE CIMA QUE O POSICIONAMENTO DA BARRA ESTA PERFEITO, FEITO ASSIM TIRO 80MM DOS 360MM DE COMPRIMENTO E ME RESTA UMA BARRA DE 280??? TA VENDO, TEM MUITO ASSUNTO A SE DISCUTIR...É COMPLICADO......VAMOS NOS FALANDO
Alessandro Muzell
Interessado em Luteria
Interessado em Luteria

http://www.luteriamuzell.com.br

Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Ricardogp7 em Qui Ago 17, 2017 9:11 am

Beleza irmão Muzell. Vou seguir a tarefa e depois posto tudo aqui.
Nossa, essa madeira que o irmão utilizou ficou quase idêntica a original.
Deve ter ficado lindo esse violino.

Ricardogp7

Mensagem por Ricardogp7 em Sab Ago 19, 2017 6:33 pm

A paz de Deus a todos!!!
Hoje dei um pega na forma do violino. Segue abaixo as imagens do trabalho:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Irmão Muzell, acho que exagerei no corte dos tacos laterais superiores Sad Sad Sad. O que o irmão acha? Fiz com 13 x 22mm.
Vai ser necessário fazer a forma novamente ou passa com essa medida? Ebaixo fiz 13 x 25mm ficou ocupando menos espaço dos bicos do que em cima. 
Vou aguardar as instruções antes dar acabamento nos cortes.

Deus abençoe!

Ricardogp7

Mensagem por Alessandro Muzell em Dom Ago 20, 2017 7:21 am

MARAVILHA DE FORMA IRMÃO, PODE MANDAR BALA....NÃO TEM PROBLEMA ESTRUTURAL ISSO AI NÃO. PODE FICAR TRANQUILO. NA PROXIMO FORMA VC DIMINUI UM POUCO, MÁS NESTE CASO, PODE FAZER NÃO VAI TER PROBLEMAS, ALIÁS QUANDO VC FOR COLAR AS CONTRA FAIXAS, TERÁ UM ESPAÇO MAIOR PARA FAZER O ENTALHE DE TRAVAMENTO DELAS, FICA TRANQUILO, PARABÉNS.
Alessandro Muzell
Interessado em Luteria
Interessado em Luteria

Mensagem por Ricardogp7 em Dom Ago 20, 2017 8:08 am

Ótimo irmão Muzell, que alivio kkkkk. Apesar de ser uma delícia fazer uma forma nova, é muito bom saber que não preciso voltar atrás. Meu tempo é muito curto e cada vez a gente vai ficando mais ansioso pra ver os resultados.
Deus abençoe.

Ricardogp7

Mensagem por Ricardogp7 em Ter Set 19, 2017 8:53 pm

Consegui dar mais um passo na construção.
Todas as dicas e críticas são bem vindas meus caros.

Colocando a mão na massa a gente vai vendo que não é nada simples, e a cada erro vamos aprendendo a nos virar kkkkkk
Um erro que já cometi foi de fazer a forma com mdf 18mm. Vou suar pra manter as larguras das contrafaixas. Na verdade ganhei o mdf em uma fábrica de móveis. Ele não tinha nada de 15mm. Pensei que 03mm não ia dar muita diferença... Me enganei feio.

Ricardogp7

Mensagem por Alessandro Muzell em Qua Set 20, 2017 7:01 am

QUE LEGAL RICARDO, PARABÉNS MANO, VAMOS ACOMPANHAR ESSA CONSTRUÇÃO DE PERTO...QUANTO AO MDF, QUANTO DE ALTURA VC JÁ DEIXOU NOS BLOCOS? QUANTOS MM DE ESPAÇO LIVRE VC DEIXOU PARA AS CONTRA FAIXAS?
Alessandro Muzell
Interessado em Luteria
Interessado em Luteria

Mensagem por Ricardogp7 em Qua Set 20, 2017 11:27 am

Irmão Muzell, eu deixei com 31/31,5 pois minha intenção é deixar com 30. Apenas botão ficou com 32mm. Portanto o que vai sobrar é 06mm em baixo e 06mm em cima.

Ricardogp7

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: