VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir em baixo

Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Ricardogp7 em Sab Dez 02, 2017 6:34 am

Irmão Muzell, fiz um traçado para encontrar as quintas conforme suas instruções:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Como faço para definir o arqueamento agora? Sigo o que está no desenho técnico, ou há outra forma de defini-lo? Pelo que percebi acho que é o próximo passo antes de entrar com as goivas para definir as quintas. Ahhhh sim, e quanto as quintas, também sigo o padrão do desenho e corrijo possíveis imperfeições depois quando traçar as curvas de nível?
Quero chegar bem próximo antes de dar início ao filetamento.
Vou aguardar suas coordenadas para não agir errado.

Deus abençoe.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Ricardogp7 em Sab Dez 02, 2017 8:42 pm

Bom... tava aqui em casa hoje sem fazer nada... dei umas analizadas no poster...dei uma olhada pras goivas...as goivas olharam pra mim... aí deu no que deu.
Acabei retirando aquele monte de madeira que tava sobrando.
Fui medindo a altura das quintas no poster, com a régua mesmo, e extraindo no tampo deixando sempre uma sobra.
Ficou assim:

Aqui no fórum tem um bom conteúdo pra filetar e fazer a sguciatura irmão Muzell. Só não encontrei ainda com quantos mm parte o risco da borda para dentro.
Qual seria essa medida?

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por alan jhones em Qua Dez 20, 2017 12:15 pm

Caro Ricardo, tomei a liberdade de te responder, não sei se entendi corretamente sua pergunta, mas segundo o Caderno de medidas do "Gruppo Studi Liutari" a distancia do canal do filete começa à 4 mm da borda, se tem a planta do modelo que está construindo dá uma comparada para ver como está e se decidir se vai copiar ou manter o que as tabelas informam. Abraços!
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Ricardogp7 em Qui Dez 21, 2017 4:53 am

Alan, Deus abençoe pela ajuda.
Acabei copiando mesmo a medida do poster que realmente é de 04 mm.
Já dei uma boa aprofundada no canal no fim de semana. Comprei um bedano na International Violin, e esperava que ia chegar essa semana. Mas pelo jeito não chega mais.
Vou ter que fabricar um pra não perder tempo e aproveitar os feriados kkkkkkk
Abraço mano!

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por alan jhones em Qui Dez 21, 2017 5:14 am

Vc pode usar 2 materiais para fazer o bedano, procura a ferramenta "buril" utilizada por ourives, é um formao usado para esculpir prata e ouro, segue o link de um abaixo, pode trabalhar uma curvatura para esculpir por dentro do canal, existem várias medidas, procure um com 1,2 mm de largura que dá p fazer um bedano p toda a vida.
O outro mais simples que usei há muito tempo atrás foi feito com estecas usadas em odontologia, o aço é mais mole, mas depois de uma têmpera melhora um pouco...

Como não tenho muita paciência para esperar chegar uma ferramenta para começar um trabalho, acabo construindo e adaptando minhas próprias ferramentas (claro que algumas não dá).
Abraços.
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Ricardogp7 em Qui Dez 21, 2017 10:13 am

Valeu Alan! Ótima dica!
Já tô indo atrás do buril.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Ricardogp7 em Sab Dez 23, 2017 4:42 pm

Saudações a todos!
Segue abaixo as imagens de mais uma tarde de trabalho no meu violino:

O canal está quase pronto. Falta aprofundar só um tiquiiiinho. Vou tentar deixar pronto no feriado.

Quanto ao bedano kkkkk, não encontrei o buril na cidade, e não tive paciencia de esperar chegar se pedisse via Mercado Livre. Então resolvi fazer um com uma lamina de serra de serraria que tenho aqui em casa. Não caprichei muito, pois é só um improviso até chegar o outro.
Segue a foto abaixo:

Não sei porque quando coloco fotos minhas mesmo tiradas com o celular, as imagens ficam invertidas kkkk. Mas dá pra ver.

Professores de plantão... irmão Muzell... qualquer dica estou de olho.

Deus abençoe a todos.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Alessandro Muzell em Ter Dez 26, 2017 12:08 pm

Ricardogp7 escreveu:Bom... tava aqui em casa hoje sem fazer nada... dei umas analizadas no poster...dei uma olhada pras goivas...as goivas olharam pra mim... aí deu no que deu.
Fui medindo a altura das quintas no poster, com a régua mesmo, e extraindo no tampo deixando sempre uma sobra.
Ficou assim:

Aqui no fórum tem um bom conteúdo pra filetar e fazer a sguciatura irmão Muzell. Só não encontrei ainda com quantos mm parte o risco da borda para dentro.
Qual seria essa medida?

Very Happy Very Happy Very Happy CARO IRMÃO, ME PERDOE, FIQUEI UM BOM TEMPO SEM ACESSAR POR MOTIVOS DE TRABALHO, VOU TENTAR RESPONDER TUDO....O IDEAL É DEIXAR 4MM PARA DENTRO DAS BORDAS E NO BICO TAMBEM, PORÉM, SE FOR FAZER A JUNÇÃO ALONGADA DO FILETE O FAMOSO FERRÃO DE ABELHA, A PONTA AVANÇA OS 4MM

A MODELOS CONSAGRADOS QUE AVANÇAM OS 4MM E OUTROS RECUAM......MAS NO GERAL É OS 4MM
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

http://www.luteriamuzell.com.br

Mensagem por Alessandro Muzell em Ter Dez 26, 2017 12:14 pm

PERFEITO O BEDANO IRMÃO.....EU TENHO UM QUE FIZ COM LIMA BASTARDA.....ALIÁS, DA PRA FAZER TAMBEM O FORMÃO QUE USO PARA FAZER O CANAL DE ENCAIXE DAS CONTRA FAIXAS DOS CES.
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagem por Ricardogp7 em Ter Dez 26, 2017 6:07 pm

Alessandro Muzell escreveu:
Ricardogp7 escreveu:Bom... tava aqui em casa hoje sem fazer nada... dei umas analizadas no poster...dei uma olhada pras goivas...as goivas olharam pra mim... aí deu no que deu.
Ficou assim:

Qual seria essa medida?

Very Happy Very Happy Very Happy CARO IRMÃO, ME PERDOE, FIQUEI UM BOM TEMPO SEM ACESSAR POR MOTIVOS DE TRABALHO, VOU TENTAR RESPONDER TUDO....O IDEAL É DEIXAR 4MM PARA DENTRO DAS BORDAS E NO BICO TAMBEM, PORÉM, SE FOR FAZER A JUNÇÃO ALONGADA DO FILETE O FAMOSO FERRÃO DE ABELHA, A PONTA AVANÇA OS 4MM

A MODELOS CONSAGRADOS QUE AVANÇAM OS 4MM E OUTROS RECUAM......MAS NO GERAL É OS 4MM

Não tem nada que pedir perdão irmão Muzell, a gente já sabia que era devido a isso mesmo. O irmão sempre foi muito gentil em responder tudo.
Olha só, fiz apenas uma junção simples. Que de simples na verdade não tem nada kkkkkk só praticando muito pra chegar nos ferrões de abelha. Mas se Deus quiser a gente chega lá.
Segue as fotos abaixo:

Comprei bastante filete de um vendedor chinês. A espessura tá até legal, mas a largura vieram todos fora de padrão:

E aqui já montado e colado:

Não ficou do jeito que eu queria, mas fiquei feliz com o resultado... por ser o primeiro filete, creio que não ficou dos piores kkkkk. De vagarinho a gente chega lá. Vou fazer uma massinha pra tapar os vãozinhos.
Próximo passo agora é fazer a infossatura irmão Muzell? As medidas são 02mm pra borda, 04mm pra dentro e 0,5mm de profundidade?

Deus abençoe, e vamos nos falando.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Alessandro Muzell em Qua Dez 27, 2017 6:08 am

POXA IRMÃO, TA MUITO LEGAL SEU TRABALHO. A MAIORIA DOS TRABALHOS DE GUARNERIUS, A JUNÇÃO DOS BICOS DOS FILETES SÃO CURTAS MESMO, E OS SEUS TA BEM LEGAL MESMO, SE VC ALONGA MAIS JÁ SAI DO PERFIL DE GUARNERIUS, PARABÉNS. ISSO MESMO, RISCA UMA LINHA 2MM DE PONTA A PONTA E COMEÇA A ENTALHAR COM UMA GOIVA COM BAIXO ANGULO DE ENTALHE (25º) BEM SUAVE E OBEDECENDO O SENTIDO DA FIBRA DA MADEIRA E DO FILETES TAMBEM. NESTE DESENHO DA FOTO ABAIXO (USEI SEU TAMPO KKK) FIZ UM RABISCO ONDE MOSTRA O SENTIDO QUE VC DEVE TRABALHAR A GOIVA E A RASPILHA. PRIMEIRO VC ENTALHA COM A GOIVA DO FILETE PARA DENTRO, NOS SENTIDOS INDICADOS E DEPOIS ENTALHA COM UMA GOIVA MENOR DO FILETE PARA BORDA NO SENTIDO TAMBEM INDICADO NO DESENHO....QUANDO CHEGAR AO PONTO DE PROFUNDIDADE DE 3,5 A 3MM VC DA O ACABAMENTO COM UMA RASPILHA BEM AFIADA OBEDECENDO O MESMO SENTIDO....

AS VEZES VC PODE NÃO ENCONTRAR TANTA RESISTENCIA NO MOMENTO DA SGUCIA NO MAPLE (ACER) MÁS NO ABETO, SE PREPARE QUE A GUERRA É FEIA KKKKKK

LEMBRE-SE, O IDEAL É CORTAR COM A GOIVA NUM ANGULO BAIXO POIS SE LEVANTAR MUITO A MÃO, OU O ANGULO DO CORTE ESTIVER ALTO DEMAIS, VAI LASCAR A MADEIRA, PRINCIPALMENTE NOS PONTOS DE ENCONTRO DO SENTIDO DAS FIBRAS....ESPERO QUE ENTENDAM ESSE DESENHO .... ABRAÇOS.
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagem por Ricardogp7 em Qua Dez 27, 2017 9:05 am

Ótimo irmão Muzell, excelente explicação. Vou fazer tudo de acordo com o que o irmão passou.
Deus abençoe! Logo logo posto o resultado.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Ricardogp7 em Dom Dez 31, 2017 6:46 am

Saudações a todos neste último dia do ano  Laughing Laughing Laughing !!!! 
Seguem abaixo mais algumas imagens do meu violino:

Nessa foto abaixo já feito acabamento com a raspilha. Acabei escorregando várias vezes, tanto na goiva quanto na raspilha, e acabei saindo da marcação  Crying or Very sad  No tampo vou ficar mais esperto.

Tracei as linhas das quintas conforme explicação do irmão Muzell, e estou preparando as réguas para copiar a bombatura do modelo conforme o meu poster.

Irmão Muzell e Alan alguma dica ou observação para me ajudar aqui?
Deus abençoe meus caros!

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por alan jhones em Dom Dez 31, 2017 9:15 am

Caro Ricardo, esta ficando lindo este fundo, nao se preocupe com estes pequenos desvios, quando for virar a borda da uma boa disfarçada, para evitar passar da linha faco movimento semicircular na hora de cortar, puxando a goiva p dentro, cortes pequenos e a goiva bem afiada, no abeto e mais dificil ainda de controlar. Para raspilhar a borda uso uma ferramenta made in fundo de quintal que fiz ha uns 10 anos, segue o mesmo principio do riscador de filetes, mas com uma raspilha ao invés da lâmina [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por alan jhones em Dom Dez 31, 2017 9:36 am

Para a bombatura deve definir primeiro a sexta ou arco longo, para apos ela pronta definir as quintas. Uso pvc para fazer as reguas, mas pode ser usado compensado, duratex e outros. Eu passo grafite em toda extensão da regua que ira tocar o tampo e conforme o grafitr vai marcando retiro madeira. Para isto no arco longo uso uma block plane (made in fundo de quintal rs...)[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por alan jhones em Dom Dez 31, 2017 9:42 am

Apenas uma observação, o plowden possui a bombatura bem assimétrica, principalmente no tampo proximo ao f da alma, se resolver fazer copia identica faca reguas inteiras para as quintas, se quizer acertar a simetria use meia regua, escolhendo a parte que a concavidade e mais definida. Abraços!
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Ricardogp7 em Dom Dez 31, 2017 12:02 pm

Alan, você é mestre mesmo eeeemmmmm até as plainas fabrica! Jeeeeesuuuuiiiissss!
Gostei muito da raspilha. Vou tentar reproduzir uma. Agiliza pra caramba a vida. Tinha visto um modelo parecido no Pinterest mas havia me esquecido dele.
Referente ao tampo, realmente há uma diferencinha em um dos lados. Creio que farei réguas cortadas ao meio, pois é apenas uma inspiração e não uma réplica.
Valeu pela dica.
Deus abençoe!

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Ricardogp7 em Qua Jan 03, 2018 2:47 pm

Saudações pessoal!!!!
Mais um passo no meu trabalho hoje. Seguem as fotos:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Vou começar a produzir o arco para as curvas de nível no fim semana. Quais as instruções de como usá-lo? 

Deus abençoe a todos!!!!!!

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Alessandro Muzell em Qui Jan 04, 2018 4:49 am

PARABÉNS IRMÃO, ÓTIMO TRABALHO. O MEU ARCO EU FIZ EM ABETO, UM RETALHO QUE EU TINHA AQUI, FICA LEVE PARA TRABALHAR. A FURAÇÃO ONDE VAI O LÁPIS E O PINO DE CONTATO DEVE ESTAR EXATAMENTE NO MESMO EIXO, E A FERRAMENTA DURANTE O USO DEVE MANTER A MESMA POSIÇÃO VERTICAL AO RISCAR O TAMPO. OUTRA COISA, A PONTA DO LAPIS É BOM DEIXAR ARREDONDADA E NÃO PONTUDA PARA NÃO MARCAR DEMAIS O TAMPO.......O RESTO VC VAI VENDO...DA UMA OLHADA NOS LIVROS DE SACONNI PARA TER UMA NOÇÃO MELHOR DAS CURVAS...FORTE ABRAÇO
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagem por Ricardogp7 em Seg Jan 08, 2018 12:35 pm

Saudações a todos irmãos e amigos!!!!
Mais uma tarde de trabalho no meu violino no sábado, e segue abaixo a imagem das curvas de nível desenhadas:

Olha o arco:

É muito difícil de deixar igual as curvas do desenho do livro do Saconni. Quem sabe mais pra frente quando tiver mais experiência.
O que achou irmão Muzell? Preciso tirar mais em algum ponto das curvas, ou só acertar essas irregularidades mesmo?
Sei que as medidas deste modelo são diferentes do que consta no desenho do Saconni, portanto as medidas que fiz foram as seguintes:
Comecei nas bordas com 4,5mm e fui subindo com 02mm crescentes de um para o outro.

Deus abençoe a todos e ótima semana para nós!!!!

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Alessandro Muzell em Seg Jan 08, 2018 1:24 pm

IRMÃO, QUE BACANA, PARABÉNS VIU. OLHA SÓ, MAIS IMPORTANTE QUE FAZER IGUAL AO DO SACONI, É DEIXAR OS LADOS IGUAIS. FAÇA UMA BOA ANÁLISE ONDE O LAPIS APONTA PONTOS MAIS ALTO E VAI DEIXANDO TUDO IGUAL, NÃO ENCANA MUITO COM SACONNI, FAÇA VC MESMO. A FUNÇÃO DESSA FERRAMENTA É EXATAMENTE ESSA, ESPELHAR OS LADOS PARA VER OS PONTOS DESIGUAIS E CORRIGIR. LEMBRE-SE; ALTURA DO PONTO CENTRAL DEVE ESTAR EM CONFORMIDADE COM AS DUAS PARTES DAS QUINTAS MAIS LARGAS, DEPOIS SÓ VEM REDUZINDO....UM ABRAÇÃO.
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagem por Ricardogp7 em Seg Jan 08, 2018 2:25 pm

O irmão quer dizer que o ponto mais alto da bombatura deve ser exatamente onde apresentou o cruzamento das linhas que tracei, sobre as duas maiores larguras superiores e inferiores?

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Ricardogp7 em Seg Jan 15, 2018 4:53 am

Saudações meus queridos...
Dei mais uma ajeitadinha na bombatura do meu violino nesse fim de semana. Segue abaixo a foto:

Abrindo o link vocês podem dar zoom na foto pra analisar melhor as linhas.
Nessa foto ainda tinha algumas coisinhas pra acertar. Acertei e passei a raspilha por inteiro já na intenção de apagar as linhas e tirar as marcas aproveitando a penumbra ontem a noite.
Agora vou dar uma geral com a erva cavalinha pra deixar bem lisinho.
Irmão Muzell tá tudo certo? É isso mesmo que devo fazer?

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Alessandro Muzell em Seg Jan 15, 2018 5:01 am

NOSSA IRMÃO, TA PERFEITO SEU TRAMPO ...DEUS LHE ABENÇOE....DA GOSTO DE SE VER...O ACABAMENTO COM RASPILHA EU FAÇO COM UMA DE .40MM BEM FININHA ELA CHEGA A DOBRAR DE MALEÁVEL E BEM AFIADA ACABA TIRANDO AS DEMAIS MARCAS DE RASPILHAS MAIS GROSSAS. O IRMÃO TEM FACILIDADE DE ENCONTRAR CAVALINHA AI NA SUA REGIÃO?
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagem por Ricardogp7 em Seg Jan 15, 2018 5:07 am

Uma vez eu comprei aluns macinhos no Ebay de um vendedor lá do Japão. Paguei muito baratinho. Gostaria muito de saber como se faz para cultiva la.
Irmão Muzell, o irmão fez essa raspilha com qual material. Pois mesmo utilizando a erva cavalinha ainda ficam umas marquinhas de raspilha.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Permissão deste fórum: