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GROUND A BASE DE AÇÚCAR

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Mensagem por Corintur Sex Mar 04, 2016 2:26 pm

Saudações amigos e irmãos amantes da luteria,

Minha proposta hoje, é trazer uma experiência que encontrei pesquisando sobre verniz para ground a base de açucar e breu (que é basicamente levar o açúcar e o breu em pó ao fogo até quase carbonizar, depois triturar as parte sólidas que se formam e deixar diluindo em alcool).
Porém, o que eu encontrei foi uma experiência utilizando açúcar e água apenas, e nada mais.
Vamos lá.
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A experiência a seguir foi postada pelo usuário Joe Swenson no fórum americano Maestronet

Ele começa explicando que tentou por várias vezes algumas receitas com açucar cristal comum, mas não obteve sucesso. Então ele resolve usar Washed Raw Sugar, que a principio eu achei que se tratava de açúcar mascavo mas na verdade se trata do açúcar demerara, que é um açúcar entre o cristal e o mascavo.
Então ele fez o seguinte:

Colocou 2 colheres de sopa de açúcar demerara numa panela esmaltada, deixou derreter até começar a ferver e quando começou a ficar preto, retirou do fogo e adicionou 1/4 xícara de água fria, pois se colocar muita água ele ferve demais e transborda. Esse foi o resultado:

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Quase um melado, não?

Agora o restado na madeira.

Aplicado sob uma camada de Vernice Bianca já seco:

antes/depois
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Aplicado sob uma camada de Vernice Bianca ainda fresca:

antes/depois
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Aplicado diretamente na madeira:

antes/depois
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E aqui aplicado sob uma camada do Old Wood Refractive Ground que ele usou para selar:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E aqui depois de aplicar um verniz dourado-laranja a base de óleo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
_____________________________________________________________________

Confesso que fiquei um pouco confuso. Usar apenas açúcar para fazer isso, sem nenhuma resina? Mas parece que o resultado ficou bem legal, eu gostei.
Enfim, estou repassando um experiencia que vi. Opinem por favor.
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Mensagem por Marcos Oliveira Sáb Mar 05, 2016 7:58 pm

uallll!!!

meu amigo, o que dizer???
assim que tiver uma oportunidade vou testar!!!!!
aí sim, posso opinar....

pelas fotos, resultado excelente!

O Mestre Muzell tem uma dica muito boa pra ressaltar os veios e marezatura da madeira, como uma "douratura minerale"
Sou louco pra saber como é feito... Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
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Mensagem por Alessandro Muzell Sex Mar 18, 2016 10:23 am

Very Happy DEUS ABENÇOE MUITO PELA COLABORAÇÃO MEU IRMÃO.......ENTÃO, HÁ UM BOM TEMPO ATRÁS EU TAMBÉM POSTEI UM TRABALHO DE UM EXCELENTE LUTHIER AMERICANO SE NÃO ME ENGANO A RESPEITO DE UM GROUND SIMILAR A ESTE SEU, COM AÇUCAR E BREU. EU CHEGUEI A FAZER E APLICAR EM ALGUNS INSTRUMENTOS OBTENDO UM ÓTIMO RESULTADO, E O MAIS LEGAL É QUE DA PRA ENTRAR DIRETO NA MADEIRA, ANTES MESMO DE SELAR POIS ESSE FUNDO NÃO TRAVA O REFLEXO DA MADEIRA. MEU PARECER NEGATIVO FOI O FATO DA "MELECA" GRUDA MUITO KKKKKK......E DEMORA UM POUCO PARA TRABALHAR O RETOQUE.......MÁS DE QUALQUER FORMA É SEM DÚVIDA MELHOR QUE AS "ANILINAS" DA VIDA......PARABÉNS PELO TÓPICO.
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Mensagem por Ricardogp7 Qui maio 05, 2016 3:40 pm

Irmão Muzell, sei que o assunto é um pouco diferente do tópico que o nosso amigo Corintur postou aqui, mas vi um vídeo muito interessante no youtube de um grande luthier brasileiro (Luiz Amorim de Curitiba) onde na reportagem o mesmo expõe o trabalho que havia feito em uma réplica do Violino Guarneri Del Gesú e diz que usou como acabamento "Erva Cavalinha e Pedra Pomes".
Achei muito interessante e gostaria de saber se o irmão ou qualquer integrante do fórum que tenha conhecimento sobre o assunto poderia fazer a gentileza de nos falar um pouco mais sobre essas técnicas?
Link do vídeo: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Mensagem por Alessandro Muzell Qui maio 05, 2016 5:53 pm

OLA RICARDO, A ERVA CAVALINHA PODE SER USADA COMO UMA LIXA FINA DE ACABAMENTO NA MADEIRA DURANTE A PREPARAÇÃO PARA RECEBER O VERNIZ. TAMBÉM A CAVALINHA É RIQUÍSSIMA EM SILÍCIO E NAS ANOTAÇÕES DE SACONNI, O MESMO DIZIA TER ENCONTRADO SILÍCIO NOS VIOLINOS DE STRADVARIUS, MÁS EXATAMENTE SILICATO DE POTÁSSIO SE NÃO ME FOGE A MEMORIA....ENTÃO O PESSOAL USA COMO LIXA E COMO UM SUBSTRATO PREPARATÓRIO DA MADEIRA ANTES DO VERNIZ. JÁ O PÓ DA PEDRA POMES OU PUMES É USADO COMO UM TAPA POROS DA MADEIRA, GERALMENTE É APLICADO COM ALGUM SELADOR PARA TAPAR OS POROS DO MAPLE.......FICA LEGAL, O PESSOAL FAZ UMA DILUIÇÃO BEM GRANDE EM VERNIZ A ALCOOL OU A OLEO E ADICIONA O PÓ E APLICA, DEPOIS DA UM ACABAMENTO COM A CAVALINHA E SE TEM UMA MADEIRA COMPLETAMENTE LISA, SEM POROSIDADE.........FORTE ABRAÇO.
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Mensagem por Ricardogp7 Sex maio 06, 2016 7:49 am

Deus abençoe pela explicação irmão Muzell. Fico cada vez mais impressionado com os recursos e técnicas utilizadas pelos luthiers do passado. E acho magnifico os atuais luthiers continuarem com as mesmas tradições. Isso faz com a essa rica cultura nunca se acabe. Pena que são poucos os interessados, e a esses pouquíssimas oportunidades de aprendizagem em nosso país. No meu caso mesmo não tenho a quem recorrer, pois na região que moro não há ninguém. Estou me aventurando com as dicas daqui do fórum. Mas as vezes a gente chega em alguns pontos e trava por não saber o que fazer.
Outra coisa que me impressiona é a quantidade de informação que cabe dentro da sua cabeça!!! Meu Deus do céu!!! Como consegue? Que Deus dê a graça de sua sabedoria se multiplicar mais e mais a cada dia de sua vida.
Sou muito grato ao irmão, aos irmãos e amigos deste fórum pela quantidade de conteúdo que já aprendi.

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Mensagem por Marcos Oliveira Sex maio 06, 2016 1:46 pm

Um colega nosso usa o pó de pomes (que é extremamente fino) como uma lixa, aplicado num pedaço de estopa, por exemplo, no violino, como se estivesse lixando mesmo.
O acabamento fica aveludado para preparar para o selamento e verniz e não deixa o violino com uma cara "chapada".
Principalmente no abeto, que o trabalho com raspilhas deixa os veios escuros (duros) um pouco mais "saltados" que a madeira branca (macia). quando se passa lixa para dar uma alisada, você acaba perdendo esse acabamento, fica tudo chapado demais. O pó de pomes deixa a coisa aveludada sem perder esse efeito!
perdoem o vocabulário nada técnico. Não consegui me expressar como eu gostaria. Mas entederam o que eu quis dizer?

bacana, esse post... parabéns aos envolvidos!
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Mensagem por Ricardogp7 Sex maio 06, 2016 2:36 pm

Marcos Deus abençoe por mais essa dica. Tenho seguido suas postagens também, e tem sido de grande validade para meu aprendizado. Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

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Mensagem por Marcos Oliveira Ter maio 17, 2016 7:19 pm

opa! é nóis mano...
tamo aprendendo...

em tempo:
acima, eu disse que os veios escuros ficam saltados e a madeira branca mais baixa... entenda-se o contrário, ok... os veios escuros ficam "rebaixados" dando um aspecto de, como posso dizer, ondulações... fica lindo!
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Mensagem por Alessandro Muzell Sex Ago 12, 2016 1:08 pm

Very Happy UMA RECEITA QUE EU HAVIA POSTADO NO ANTIGO FORUM, ERA JUSTAMENTE ESSE "GROUND" FEITO COM AÇUCAR.
PORÉM NA MINHA RECEITA EU COLOCO O AÇUCAR E COLOFONIA. DEIXO ATÉ CARBONIZAR E DEPOIS TRITURO TUDO
E DISSOLVO NO ALCOOL ABSOLUTO.

FICA BEM INTERESSANTE.
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Mensagem por Ricardogp7 Qui Jun 15, 2017 2:06 pm

Saudações a todos!!!
Pessoal, aproveitando todas informações deste tópico resolvi experimentar esse ground informado pelo amigo Corintur e fiquei muito satisfeito com o resultado.
Segue abaixo as imagens do processo:

Primeira demão sobre camadas de água de cola.

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Foi apenas uma demão para deixar da cor que o irmãozinho queria. Confesso que fiquei bastante preocupado, pois parecia que não ia secar nunca mais. Mas depois de 15 dias de aplicado peguei um pedaço de tecido de algodão e comecei a passar sobre a pintura e tirando o excesso secou por completo. Mesmo passando uma camada bem fina o açúcar carrega demais devido a grudeira que vira. Estive pensando de usar álcool (Só não sei se não vai incendiar tudo) no lugar da água pra ver se ajuda a secar mais rápido.

Aqui depois de finalizado o verniz e mais duas demãos de betume da judéia:

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E aqui o violino pronto montado:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por Ricardogp7 em Sáb Jun 17, 2017 2:22 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Ricardogp7 Qui Jun 15, 2017 2:11 pm

No próximo projeto quero utilizar a receita do irmão Muzell de açúcar com breu.

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Mensagem por Luís Gutemberg Ter Ago 22, 2017 9:40 pm

Apaz de deus meus irmãos...esse ground ele eh tipo um selador na madeira ou eh só pra dar cor? Alguém pode me explicar passo a passo sobre isso... acabamento se deve se usar lixa lixa d'agua...e se aplica o verniz depois ou se pode deixar ele assim só no ground

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Mensagem por Alessandro Muzell Ter Ago 22, 2017 10:17 pm

Luís Gutemberg escreveu:Apaz de deus meus irmãos...esse ground ele eh tipo um selador na madeira ou eh só pra dar cor? Alguém pode me explicar passo a passo sobre isso... acabamento se deve se usar lixa lixa d'agua...e se aplica o verniz depois ou se pode deixar ele assim só no ground


AMÉM LUIS, TEM UM AMIGO LUTIER NOS EUA QUE ELE FAZ O VERNIZ SOMENTE COM ESSA RECEITA, DO INÍCIO AO FIM......VOU PROCURAR O SITE DELE E DISPONIBILIZO AQUI PRA TODOS........ABRAÇOS.
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