Troca Verniz Viola Eagle VA 150

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Troca Verniz Viola Eagle VA 150

Mensagem por Zanca em Qua Nov 08, 2017 7:01 am

Estou querendo me aventurar em trocar a cor da minha viola e se livrar daquela verniz altamente grosseiro, já comprei a goma laca indiana o álcool nós compramos aqui na empresa o 96º serve esse álcool ele é puro,
o breu qual devo comprar, quanto a produção do verniz depois de pronto tem tempo de cura dele, me falaram que tem que esperar 1 ano para usar ele é verdade isso Irmão Muzzel?
abaixo segue um modelo da cor que quero deixar ela.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Essa é minha viola fiz recentemente um estandarte para ela em osso de boi modelo harp,

Zanca
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Re: Troca Verniz Viola Eagle VA 150

Mensagem por Alessandro Muzell em Qui Nov 09, 2017 4:59 am

O ALCOOL ESTA BOM, GERALMENTE QUANTO MAIS VOLÁTIL MELHOR, SECA EM INSTANTES. AGORA, QUANDO ADICIONADO AS RESINAS, A CURA É MAIS LENTA, CERCA DE ALGUMAS HORAS AO TOQUE DA MÃO.
EU ACONSELHARIA A PREPARAR O VERNIZ CUIDADOSAMENTE E DEIXAR DESCANSADO POR PELO MENOS UMAS 4 A 5 SEMANAS JA FILTRADO E DEPOIS DESSE REPOUSO REPETIR O PROCESSO DE FILTRAMENTO.

QUANTO AO BREU (COLOFONIA) A IMPORTADA SEM DÚVIDA É MELHOR, MAS JÁ USEI O NACIONAL E NÃO VI PROBLEMA ALGUM, POR PELO MENOS ATÉ HOJE RSRSR...ABRAÇOS
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

http://www.luteriamuzell.com.br

Mensagem por Zanca em Seg Nov 13, 2017 7:16 am

Alessandro Muzell escreveu:O ALCOOL ESTA BOM, GERALMENTE QUANTO MAIS VOLÁTIL MELHOR, SECA EM INSTANTES. AGORA, QUANDO ADICIONADO AS RESINAS, A CURA É MAIS LENTA, CERCA DE ALGUMAS HORAS AO TOQUE DA MÃO.
EU ACONSELHARIA A PREPARAR O VERNIZ CUIDADOSAMENTE E DEIXAR DESCANSADO POR PELO MENOS UMAS 4 A 5 SEMANAS JA FILTRADO E DEPOIS DESSE REPOUSO REPETIR O PROCESSO DE FILTRAMENTO.

QUANTO AO BREU (COLOFONIA) A IMPORTADA SEM DÚVIDA É MELHOR, MAS JÁ USEI O NACIONAL E NÃO VI PROBLEMA ALGUM, POR PELO MENOS ATÉ HOJE RSRSR...ABRAÇOS

Entendi, vou providenciar ele então, esses do mercado livre são bons? já vou fazer o meu assim da tempo de final de Dezembro mexer nele e já esta no tempo de cura dele.

Quanto a cor a que coloquei no fórum é meio laranjada e escura essa cor escura seria marrom?

Esse fim de semana mexendo na pestana da viola resolvi dar uma olhada por dentro dela e a alma dela esta torta, e a barra harmônica esta num formato estranho segue foto dela, sera que esse formato implica no som
apesar que não deve nem de estar nas medidas corretas e madeira certa penso eu, sendo uma viola de fabrica se trocasse somente essa barra harmônica e acertando a alma colocando uma de boa procedência compensa,
sem mexer nas madeiras dela? isso trocando o verniz também.

Zanca
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Alessandro Muzell em Seg Nov 13, 2017 8:19 am

REALMENTE ESSES ENTALHES DE BARRAS CHINESAS (INSTRUMENTOS DE LINHA) SÃO HORRÍVEIS. TUDO DE QUALQUER JEITO. VALE LEMBRAR QUE SE VC FOR QUERER ACERTAR ELA, VAI INTERFERIR NO SOM DELA, POIS, TIRANDO MADEIRA O TIMBRE DO TAMPO RETROCEDE....VAMOS NOS FALANDO.
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagem por Zanca em Sex Nov 17, 2017 8:31 am

Alessandro Muzell escreveu:REALMENTE ESSES ENTALHES DE BARRAS CHINESAS (INSTRUMENTOS DE LINHA) SÃO HORRÍVEIS. TUDO DE QUALQUER JEITO. VALE LEMBRAR QUE SE VC FOR QUERER ACERTAR ELA, VAI INTERFERIR NO SOM DELA, POIS, TIRANDO MADEIRA O TIMBRE DO TAMPO RETROCEDE....VAMOS NOS FALANDO.

Essa mudança de som seria coisa boa ou ruim, na troca da barra seria o correto acertar a madeira do tampo ou só trocando a barra harmônica resolveria.

Zanca
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Alessandro Muzell em Sex Nov 17, 2017 11:32 am

PRIMEIRO PRECISARIA OUVIR E SENTIR O SOM DELA, É DIFICIL PRESUMIR ALGO SEM ANTES OBSERVAR MELHOR, UMA SÉRIE DE FATORES PODEM IMPLICAR EM SUCESSO OU FRACASSO...ESPESSURA DA MADEIRA, QUALIDADE TONAL, MODO DE BOMBATURA ETC....NÃO APENAS SUBSTITUIR A BARRA.
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagem por Zanca em Sex Nov 24, 2017 8:29 am

Achei esse site no Google eles vende goma laca indiana, por um preço ótimo em cima do mercado livre, semana que vem vou encomendar deles, alguém conhece ou já comprou com eles, eles estão vendendo a R$ 100,00 o kg [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Zanca
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Zanca em Qui Nov 30, 2017 4:27 am

Irmão Muzell, essa segunda receita do verniz a qual estarei preparando ele fica brilhante esse verniz?

Zanca
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Ricardogp7 em Qui Nov 30, 2017 10:03 am

Sempre comprei goma laca aqui ó:
Um quilo de goma laca é bastante em...acho que não há necessidade de comprar tanto.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Alessandro Muzell em Qui Nov 30, 2017 11:40 am

Zanca escreveu:Irmão Muzell, essa segunda receita do verniz a qual estarei preparando ele fica brilhante esse verniz?

QUAL É IRMÃO? A COMPLETA COM RESINAS? SE FOR SIM, FICA TUDO MELHOR.....BRILHO, PLASTICIDADE, DURABILIDADE, FUNCIONALIDADE RSRS..
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagem por Zanca em Seg Dez 04, 2017 12:01 pm

Alessandro Muzell escreveu:
Zanca escreveu:Irmão Muzell, essa segunda receita do verniz a qual estarei preparando ele fica brilhante esse verniz?

QUAL É IRMÃO? A COMPLETA COM RESINAS? SE FOR SIM, FICA TUDO MELHOR.....BRILHO, PLASTICIDADE, DURABILIDADE, FUNCIONALIDADE RSRS..

Não a Goma Laca, Breu essa fica brilhante ou fosco,

Zanca
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Alessandro Muzell em Seg Dez 04, 2017 12:44 pm

ELA COMEÇA AMOSTRAR O BRILHO DEPOIS DE 6 DEMÃOS MAIS OU MENOS, TEM ATÉ UM BRILHO, MAIS NÃO É AQUELA COISA....MÁS É UM VERNIZ FUNCIONAL, SEM PROBLEMAS
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagem por Ricardogp7 em Sex Dez 08, 2017 7:13 pm

Saudações a todos!
Irmão Muzell, quais são as medidas mecânicas e tonais para harmonização do fundo e tampo de uma viola?
Tenho uma Eagle VA150 e tô pensando em dar uma brincadinha com ela kkkkkk. Sei que esses instrumentos são terríveis. Mas tô apenas com a construção do Plowden e to precisando praticar verniz pra me a preparar pra ele. Assim vou usando a viola de cobaia.
Olhando por fora parece que a espessura do tampo pelo menos está bem grossa. É um instrumento muuuuuiiito pesado.
Acredito que tem bastante madeira sobrando.
Se decidir fazer mesmo, abro um tópico pra tratar do assunto.
Deus abençoe! Ótimo final de semana a todos!

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Zanca em Seg Dez 11, 2017 12:54 pm

Ricardogp7 escreveu:Saudações a todos!
Irmão Muzell, quais são as medidas mecânicas e tonais para harmonização do fundo e tampo de uma viola?
Tenho uma Eagle VA150 e tô pensando em dar uma brincadinha com ela kkkkkk. Sei que esses instrumentos são terríveis. Mas tô apenas com a construção do Plowden e to precisando praticar verniz pra me a preparar pra ele. Assim vou usando a viola de cobaia.
Olhando por fora parece que a espessura do tampo pelo menos está bem grossa. É um instrumento muuuuuiiito pesado.
Acredito que tem bastante madeira sobrando.
Se decidir fazer mesmo, abro um tópico pra tratar do assunto.
Deus abençoe! Ótimo final de semana a todos!

Esse assunto é muito bom, minha viola é uma eagle VA 150 também, e já estou tirando o verniz dela para trocar, vou arriscar eu mesmo, fiz o verniz que o Irmão Muzell ensinou o mais funcional Goma laca e Breu, espero que consiga fazer o que quero, mas o mais quero mesmo é harmonizar ela, estou pensando em abrir ela pois a barra harmônica dela esta num formato horrível, e abrir para trocar ela já compensa ver a espessura da madeira.

Zanca
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Ricardogp7 em Seg Dez 11, 2017 1:46 pm

É isso aí Zanca. Vamos aprender juntos.
Assim o irmão Muzell mata dois marmanjos com uma cajadada só...kkkkk

Perdoa a brincadeira.

Deus abençoe.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Zanca em Qua Dez 13, 2017 8:18 am

Irmão Muzell, a questão da barra harmônica para a Viola, como podemos fazer para eu poder comprar ela?

Zanca
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Ricardogp7 em Qua Dez 13, 2017 4:13 pm

Pelo jeito nosso mestre tá na correria Zanca... Final de ano é bicho feio mesmo...
Mas acho que já já ele responde.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Zanca em Qui Dez 14, 2017 6:45 am

Tranquilo, ontem retirei todo verniz da viola, só não consegui retirar o espelho esta com cola forte qual a técnica se usa para retirar ele, consegui descolar uns 2 cm depois quis rachar o espelho ai parei.

Zanca
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Ricardogp7 em Qui Dez 14, 2017 10:35 am

Zanca, fiz poucas vezes, mas procedi da seguinte forma:
Utilizando uma espátula bem fina e muito afiada, geralmente começo pela parte de baixo, pois onde você insere a lâmina acaba ficando uma marquinha no espelho. Na primeira vez que fiz esse procedimento comecei por cima e senti um pouco de dificuldade lá na frente quando estava preparando a pestana para colagem. Ficavam espaços entre elas. Deu maior trabalho pra resolver.
Pois bem, inserindo uma pequena parte da espátula, se perceber que a cola está muito forte como no seu caso, utilize uma pipeta, seringa ou conta gotas e vá inserindo água quente dentro dessa abertura. Conforme a água for soltando a cola você vai introduzindo a lâmina.
Caso não soltar com a água, vo cê também pode aquecer a lâmina com soprador térmico. Mas tome cuidado com a temperatura, se não me engano deve ser no máximo 60 graus, se não queima a madeira.
Se eu estiver errado o irmão Muzell vai me corrigir, mas creio que é mais ou menos isso.
Abraços, Deus abençoe.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagem por Alessandro Muzell em Seg Dez 18, 2017 6:39 am

Zanca escreveu:Irmão Muzell, a questão da barra harmônica para a Viola, como podemos fazer para eu poder comprar ela?

ENTÃO MEU IRMÃO, ESTA SEMANA AGORA VOU CORTAR BARRAS PARA UM VIOLINO QUE ESTOU FAZENDO, SE QUISER POSSO TIRAR UMA MAIOR PARA VC FAZER NA SUA VIOLA. SINCERAMENTE, RECOMENDO DUAS BARRAS CASO ACONTEÇA ALGUM IMPREVISTO, VC TENHA SOBRESSALENTE. FAÇO 30 REAIS AS DUAS BARRAS E 20 O FRETE....
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagem por Alessandro Muzell em Seg Dez 18, 2017 6:40 am

Ricardogp7 escreveu:Pelo jeito nosso mestre tá na correria Zanca... Final de ano é bicho feio mesmo...
Mas acho que já já ele responde.

HAHAHA, TA CORRIDO MESMO MEUS CAROS, ME PERDOEM O ATRASO EM RESPONDER.....NA MEDIDA DO POSSÍVEL VAMOS NOS INTERAGINDO AQUI....ABRAÇOS.
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagem por Alessandro Muzell em Seg Dez 18, 2017 6:48 am

Ricardogp7 escreveu:Zanca, fiz poucas vezes, mas procedi da seguinte forma:
Utilizando uma espátula bem fina e muito afiada, geralmente começo pela parte de baixo, pois onde você insere a lâmina acaba ficando uma marquinha no espelho. Na primeira vez que fiz esse procedimento comecei por cima e senti um pouco de dificuldade lá na frente quando estava preparando a pestana para colagem. Ficavam espaços entre elas. Deu maior trabalho pra resolver.
Pois bem, inserindo uma pequena parte da espátula, se perceber que a cola está muito forte como no seu caso, utilize uma pipeta, seringa ou conta gotas e vá inserindo água quente dentro dessa abertura. Conforme a água for soltando a cola você vai introduzindo a lâmina.
Caso não soltar com a água, vo cê também pode aquecer a lâmina com soprador térmico. Mas tome cuidado com a temperatura, se não me engano deve ser no máximo 60 graus, se não queima a madeira.
Se eu estiver errado o irmão Muzell vai me corrigir, mas creio que é mais ou menos isso.
Abraços, Deus abençoe.

Very Happy Very Happy Very Happy IRMÃOS, DESCOLEI POR VÁRIAS VEZES ESPELHOS E SEMPRE USO DUAS REGRAS. A PRIMEIRA, SE VOU REAPROVEITAR O ESPELHO: RETIRO A PESTANA SUPERIOR PRIMEIRO E COMEÇO POR CIMA COM LAMINA AQUECIDA E GOTAS DE ÁGUA QUENTE. QUANDO A COLA É VINÍLICA, USO TAMBEM ALCOOL A 96º PARA AJUDAR QUIMICAMENTE A DISSOLUÇÃO DA COLA. QUANDO NÃO VOU UTILIZAR O MESMO ESPELHO, VOU DESCARTAR: PEGO UMA SERRA E FAÇO ALGUNS CORTES NO ESPELHO NA PARTE DE BAIXO NA EXTREMIDADE DE ENCAIXE DO BRAÇO, DEPOIS VENHO REMOVENDO COM LAMINA SE TIVER FÁCIL OU CORTO VÁRIAS VEZES NA PROXIMIDADE E REMOVO COM FORMÃO, DEPOIS REMOVO A SUJEIRA E RETIFICO O BRAÇO...

TAMBÉM DA PARA REMOVER POR BAIXO, ENFIM, A GENTE VAI APRIMORANDO AS TÉCNICAS, MÁS VALE LEMBRAR QUE COLA VINÍLICA É MUITO MAIS DIFICIL DESMONTAR. QUANTO A TEMPERATURA DA LAMINA, EXATAMENTE O SUFICIENTE PARA AQUECER A COLA E NÃO QUEIMAR A MADEIRA, NESTE CASO O SOPRADOR TÉRMICO É ESSENCIAL .... ABRAÇÃO A TODOS.
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: