Luteria Muzell
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como retirar espelho muito bem colado?

4 participantes

Ir para baixo

como - Como retirar espelho muito bem colado? Empty Como retirar espelho muito bem colado?

Mensagem por johnnybueno23 Qui Out 13, 2016 7:38 pm

Olá pessoal do fórum, a uns dois anos mais ou menos meu violino Nhureson caiu no chão e o espelho se descolou, e como não trincou nem nada, eu que não tinha nenhuma experiencia ou conhecimento em lutheria colei o espelho mas passei cola em 100% da área, agora vou envernizar ele e não consigo tirar o espelho pois está MUITO bem colado, vcs podem me ajudar? Smile  Obrigado desde já!

johnnybueno23

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como retirar espelho muito bem colado? Empty Re: Como retirar espelho muito bem colado?

Mensagem por Ricardogp7 Dom Out 23, 2016 10:05 am

Olá Jonny Very Happy
Sou aprendiz aqui no fórum também, mas pelo pouco que já li a respeito disso posso dizer que a retirada do espelho dependerá muito do tipo de cola que você utilizou para colar. Se for uma cola do tipo que utilizamos (Cola animal, coqueiro ou Titebond) você pode utilizar um soprador térmico ou secador de cabelo para derreter a cola, e utilizando uma espátula muito fina e com muita paciência e cuidado ir soltando as partes coladas. Lembrando que se você for aproveitar o mesmo verniz deve-se tomar muito cuidado com a temperatura e a distancia em que deixa o ar quente para não danificar o verniz existente.
Li algo a respeito em um outro fórum (Segundo o autor é bem eficaz) porém tenho receio de fazer é encher um balde com água e deixar o braço do violino mergulhado (Sem que a caixa do violino toque na água) por um dia para que a cola amoleça. Nunca se deve molhar a madeira, mas fica a seu critério.
Lembrando que se eu tivesse no seu lugar preferia aplicar o verniz sem retirar o espelho.
Nosso querido irmão Muzell pode te dar mais dicas e me corrigir caso esteja errado.
Abraço!!!

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como retirar espelho muito bem colado? Empty Re: Como retirar espelho muito bem colado?

Mensagem por Alessandro Muzell Qui Jan 05, 2017 11:43 am

johnnybueno23 escreveu:Olá pessoal do fórum, a uns dois anos mais ou menos meu violino Nhureson caiu no chão e o espelho se descolou, e como não trincou nem nada, eu que não tinha nenhuma experiencia ou conhecimento em lutheria colei o espelho mas passei cola em 100% da área, agora vou envernizar ele e não consigo tirar o espelho pois está MUITO bem colado, vcs podem me ajudar? Smile  Obrigado desde já!


CARO JOHNNY, QUE COLA VC USOU? SUPER BOND? COLA BRANCA?

BEM, VC TEM DUAS OPÇÕES, PRIMEIRAMENTE PRECISAMOS SABER SE VC VAI REAPROVEITAR OU NÃO O ESPELHO.

SE FOR APROVEITAR O MESMO ESPELHO, VC DEVE PRIMEIRAMENTE REMOVER A PESTANA COM CUIDADO, UTILIZANDO
UMA LAMINA PREVIAMENTE AQUECIDA POR VOLTA DE 60 A 70º PARA NÃO QUEIMAR A MADEIRA.
SE CONSEGUIR TIRAR A PESTANA, VC TERA ACESSO A FRENTE E A CABEÇA DO ESPELHO, DA MESMA FORMA, PROCURANDO
INTRODUZIR ENTRE O BRAÇO E O ESPELHO UMA LAMINA FINA, SEMPRE AQUECIDA E COM PINGOS DE AGUA SOBRE O LOCAL.

SE NÃO FOR APROVEITAR O ESPELHO, VC PODE IR CORTANDO PARALELAMENTE O ESPELHO NUMA DISTANCIA DE 10MM ENTRE
UM CORTE E OUTRO PARANDO O CORTE A UNS 2 OU 1,5M DE DISTANCIA DA MADEIRA, DEPOIS COM UM FORMÃO FAZER A REMOÇÃO COMPLETA.

O LANCE DO BALDE DE ÁGUA EU NÃO RECOMENDO, ALIÁS, NO FORUM ANTIGO FOI UMA IDÉIA QUE UM AMIGO DEU, O EXCESSO DE ÁGUA OU UMIDADE
PODE EMPENAR A MADEIRA, AI COMPLICA.

BOA SORTE.
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 423
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 49
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como retirar espelho muito bem colado? Empty Re: Como retirar espelho muito bem colado?

Mensagem por Gomes Gomes Sex Mar 01, 2019 11:17 am

Olá Amigos !!!

Querido irmão Muzell, tenho uma duvida:

Percebi que há no mercado a venda diferentes tipos de cola TiteBond.

Qual TiteBond vc me recomenda para colar espelho e tampos de violino e violoncelo ?

Gomes Gomes
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 63
Data de inscrição : 22/11/2017
Idade : 38
Localização : Embu das Artes - SP

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como retirar espelho muito bem colado? Empty Re: Como retirar espelho muito bem colado?

Mensagem por Alessandro Muzell Sex Mar 01, 2019 12:46 pm

Gomes Gomes escreveu:Olá Amigos !!!

Querido irmão Muzell, tenho uma duvida:

Percebi que há no mercado a venda diferentes tipos de cola TiteBond.

Qual TiteBond vc me recomenda para colar espelho e tampos de violino e violoncelo ?


Caro irmão Gomes, na verdade na verdade não recomendo colar com Tite...Tite é uma opção para quem não tem cola animal e não sabe preparar
a mesma ou não tem condições....
A cola tipo vinílica cria uma superfície entre as madeiras, uma camada milimétrica .... uma linha.......a cola animal não, ela junta as duas partes
de madeira....e outra coisa, falo por experiencia própria....quando vc usa Titebond o espelho fica dançando na superficie do braço e é horrível colar...
no caso da cola quente, vc passa a cola, e esfrega o espelho no braço duas a tres vezes e a cola puxa as partes ai é so alinhar e por grampo.
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 423
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 49
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como retirar espelho muito bem colado? Empty Re: Como retirar espelho muito bem colado?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos