Luteria Muzell
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como retirar espelho muito bem colado?

4 participantes

Ir para baixo

como - Como retirar espelho muito bem colado? Empty Como retirar espelho muito bem colado?

Mensagem por johnnybueno23 Qui Out 13, 2016 7:38 pm

Olá pessoal do fórum, a uns dois anos mais ou menos meu violino Nhureson caiu no chão e o espelho se descolou, e como não trincou nem nada, eu que não tinha nenhuma experiencia ou conhecimento em lutheria colei o espelho mas passei cola em 100% da área, agora vou envernizar ele e não consigo tirar o espelho pois está MUITO bem colado, vcs podem me ajudar? Smile  Obrigado desde já!

johnnybueno23

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

como - Como retirar espelho muito bem colado? Empty Re: Como retirar espelho muito bem colado?

Mensagem por Ricardogp7 Dom Out 23, 2016 10:05 am

Olá Jonny Very Happy
Sou aprendiz aqui no fórum também, mas pelo pouco que já li a respeito disso posso dizer que a retirada do espelho dependerá muito do tipo de cola que você utilizou para colar. Se for uma cola do tipo que utilizamos (Cola animal, coqueiro ou Titebond) você pode utilizar um soprador térmico ou secador de cabelo para derreter a cola, e utilizando uma espátula muito fina e com muita paciência e cuidado ir soltando as partes coladas. Lembrando que se você for aproveitar o mesmo verniz deve-se tomar muito cuidado com a temperatura e a distancia em que deixa o ar quente para não danificar o verniz existente.
Li algo a respeito em um outro fórum (Segundo o autor é bem eficaz) porém tenho receio de fazer é encher um balde com água e deixar o braço do violino mergulhado (Sem que a caixa do violino toque na água) por um dia para que a cola amoleça. Nunca se deve molhar a madeira, mas fica a seu critério.
Lembrando que se eu tivesse no seu lugar preferia aplicar o verniz sem retirar o espelho.