Luteria Muzell
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troca de kit do violino

2 participantes

Ir para baixo

violino - Troca de kit do violino Empty Troca de kit do violino

Mensagem por Jhony18 Ter Mar 07, 2017 3:18 pm

Boa tarde! Tenho acompanhando vários tópicos do fórum é tem sido muito satisfatório pela quantidade de informações preciosas.
Gostaria de pedir um conselho sobre a troca do kit de violino, e possível ser feito em casa? Qual kit e melhor? Ébano ou Rosewood? Meu instrumento possui um som desagradável e não possui etiqueta para informar qual marca. Meu estandarte e de metal e as cravelhas estão bem antigas.
Já faz 03 meses que estou pensando em fazer este procedimento, vou comprar pelo ebay, tenho lido bastante sobre como fazer a troca do kit e colocar cordas novas. Já desmontei várias vezes outros violinos e sobre trocar as cordas e ajustar o cavalete já aprendi.
Infelizmente é muito pouco as informações disponibilizadas em português, achei bastante Inglês de luthiers trocando. Minha principal dúvida seria sobre as cravelhas, queria saber a medida exata e como posso fura-las. Estou pensando em usar uma lixa para ajustar o tamanho delas so nao tenho a mínima ideia de como vou ajustar o tamanho do buraco dela sem a ferramenta correta. O cavalete está regulado.
Infelizmente no momento não tenho condição de levar a um bom luthier tanto pelo valor quanto pela distância. E desde quando ganhei meu instrumento as notas no espelho não estão no lugar correto, exemplo a nota "si" na primeira posição fica no lugar dá nota "do", isso tbm ocorre em todas as cordas. Tem um dedo a mais de que deveria ter comparado a outros violinos, o restante das notas estão corretas fora estar mais para a direita. Verifiquei isso com vários afinadores diferentes e tive a mesma resposta. Sei que são muitas dúvidas, agradeço pela paciência.

Jhony18
CURIOSO EM LUTERIA
CURIOSO EM LUTERIA

Mensagens : 11
Data de inscrição : 07/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

violino - Troca de kit do violino Empty Re: Troca de kit do violino

Mensagem por Alessandro Muzell Qua Mar 08, 2017 9:09 pm

Jhony18 escreveu:Boa tarde! Tenho acompanhando vários tópicos do fórum é tem sido muito satisfatório pela quantidade de informações preciosas.
Gostaria de pedir um conselho sobre a troca do kit de violino, e possível ser feito em casa? Qual kit e melhor? Ébano ou Rosewood? Meu instrumento possui um som desagradável e não possui etiqueta para informar qual marca. Meu estandarte e de metal e as cravelhas estão bem antigas.
Já faz 03 meses que estou pensando em fazer este procedimento, vou comprar pelo ebay, tenho lido bastante sobre como fazer a troca do kit e colocar cordas novas. Já desmontei várias vezes outros violinos e sobre trocar as cordas e ajustar o cavalete já aprendi.  
Infelizmente é muito pouco as informações disponibilizadas em português, achei bastante Inglês de luthiers trocando. Minha principal dúvida seria sobre as cravelhas, queria saber a medida exata e como posso fura-las. Estou pensando em usar uma lixa para ajustar o tamanho delas so nao tenho a mínima ideia de como vou ajustar o tamanho do buraco dela sem a ferramenta correta. O cavalete está regulado.
 Infelizmente no momento não tenho condição de levar a um bom luthier tanto pelo valor quanto pela distância. E desde quando ganhei meu instrumento as notas no espelho não estão no lugar correto, exemplo a nota "si" na primeira posição fica no lugar dá nota "do", isso tbm ocorre em todas as cordas. Tem um dedo a mais de que deveria ter comparado a outros violinos, o restante das notas estão corretas fora estar mais para a direita. Verifiquei isso com vários afinadores diferentes e tive a mesma resposta. Sei que são muitas dúvidas, agradeço pela paciência.  


Very Happy Very Happy Very Happy CARO JHONY, BOA NOITE. OBRIGADO POR CONSULTAR NOSSO FORUM, TENTAMOS MANTER ATUALIZADO MÁS AINDA FALTA MUITA COISA. BEM, COMO LUTIER, MEU
CONSELHO SERIA EM LEVAR A UM LUTIER PARA FAZER O AJUSTE, POIS REALMENTE É DE SUMA IMPORTANCIA O USO DE FERRAMENTA PRÓPRIA PARA FAZER O AJUSTE DAS CRAVELHAS.

COMO SABEMOS O CORPO DA CRAVELHA É CÔNICO BEM COMO A FURAÇÃO DE ENTRADA E SAÍDA, ESTA CONICIDADE SERVE PARA GARANTIR O APERTO DA CRAVELHA NO FURO.

NÃO VOU DIZER QUE É IMPOSSIVEL FAZER UM AJUSTE DESSE SEM UM APONTADOR ADEQUADO, MÁS É MUITO GRANDE O RISCO DE VC PERDER A PEÇA EM TENTAR FAZER COM LIXA.

QUANTO A ESPERANÇA DE MUDAR O SOM, INFELIZMENTE É IRREAL. SINTO MUITO, A DIFERENÇA SERÁ APENAS ESTÉTICA. NUM BOM VIOLINO, APENAS O AJUSTE DE CAVALETE, ESTANDARTE NA MEDIDA CERTA, CORDA VIBRANTE IDEM, AJUSTE DE ALMA ETC, ISTO PODE ACRESCENTAR UMA MELHORA NOS VIOLINOS, MÁS TAMBEM NÃO FAZ MILAGRES.

QUANTO AO COMPRAR NO EBAY, TRANQUILO, COMPENSA, MÁS SE PRECISAR COM URGENCIA TEM PEÇAS NO MERCADO LIVRE TAMBÉM, MÁS NÃO COMPRE SEM NOS CONSULTAR, AS VEZES NÃO COMPENSA.

QUANTO AO PROBLEMA COM SUA AFINAÇÃO, PODE SER OQUE SEMPRE ACONTECE COM VIOLINOS CHINESES, COLAGEM ERRADA DO BRAÇO, OU BRAÇO MENOR. EXISTE UM NÚMERO MUITO IMPORTANTE QUE TEMOS QUE SEGUIR FIELMENTE NO MOMENTO DE FAZER E COLAR UM BRAÇO, QUE É A DISTANCIA DA PESTANA A BORDA DO TAMPO SUPERIOR. ESSE NUMERO DIZ RESPEITO JUSTAMENTE A FORMATAÇÃO DA DIGITAÇÃO DOS DEDOS NO ESPELHO.

ESSE NUMERÁRIO É DE 130MM E DIGAMOS QUE ESTEJA COM UMA DISTANCIA MAIOR, O MUSICO NÃO ENCONTRARÁ PROBLEMAS, MÁS SE A DISTANCIA FOR MENOR, A DIGITAÇÃO FICA COMPROMETIDA A MEDIDA QUE SOBE AS POSIÇÕES.

DE RESTO, VAMOS NOS FALANDO, FORTE ABRAÇO.
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 48
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

violino - Troca de kit do violino Empty Troca de kit do violino

Mensagem por Jhony18 Sex Mar 10, 2017 7:45 am

Muito obrigado pelas informações, ajudou muito! Tenha um ótimo final de semana!

Jhony18
CURIOSO EM LUTERIA
CURIOSO EM LUTERIA

Mensagens : 11
Data de inscrição : 07/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

violino - Troca de kit do violino Empty Re: Troca de kit do violino

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos