Luteria Muzell
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

5 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Alessandro Muzell Seg Jan 15, 2018 5:20 am

Ricardogp7 escreveu:Uma vez eu comprei aluns macinhos no Ebay de um vendedor lá do Japão. Paguei muito baratinho. Gostaria muito de saber como se faz para cultiva la.
Irmão Muzell, o irmão fez essa raspilha com qual material. Pois mesmo utilizando a erva cavalinha ainda ficam umas marquinhas de raspilha.


LEGAL IRMÃO, AQUI EM BOITUVA NÃO CONSIGO ACHAR, LA EM TATUI TEM UM SENHOR QUE TEM PLANTADO NUMA FLOREIRA, AS VEZES PASSO POR LÁ E ELE ME ARRUMA UM POUCO. A MINHA RASPILHA DE ACABAMENTO É COMPRADO NA DICTUM IRMÃO, RASPILHA FRANCESA, CHAPA FRANCESA DE 0.40 BARATINHO 2,40 EUROS...AQUI NÃO CONSEGUI ACHAR UMA CHAPA COM LIGA MACIA E DE BOA DURABILIDADE A AFIAÇÃO...
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 49
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Ricardogp7 Seg Jan 15, 2018 5:56 am

Pois é irmão Muzell, esse vendedor que comprei a erva cavalinha não tem mais disponível. 
Quanto a raspilha, quando eu tiver que pedir mais alguma coisa vou lembrar dela, pois não dá para pagar frete apenas por ela.
O problema ta sendo a demora para a entrega dos produtos que vem de fora. Tenho um pedido da International Violin que já faz 47 dias hoje, e até agora nada.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Ricardogp7 Seg Jan 15, 2018 6:35 am

Irmão Muzell, assim que eu conseguir dar um trato no fundo por fora, posso utilizar as mesmas medidas que o Max utilizou no violino dele para o início da escavação conforme imagem abaixo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Referente as espessuras, meu poster tem o mapeamento do original, mas sei que cada madeira responde de uma forma diferente quanto a medida tonal. Por isso gostaria de aprender a fazer isso naturalmente. Sem copiar. Até tenho um mapinha com o traçado do centro acústico, diafragmas e pulmões. Porém são de uma planta de um modelo Strad vendida no site do Ivan Laboussiere. Utilizei ela como base em uma harmonização de um chinês que fiz de um irmãozinho aqui da cidade. Mas creio que para o modelo que estou construindo difere muita coisa.

Vamos nos falando.

Deus abençoe.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Alessandro Muzell Seg Jan 15, 2018 7:20 am

IRMÃO, ESSAS MEDIDAS DE BORDAS DO VIOLINO DO MAX, ASSIM COMO EU USO TAMBEM SÃO UMA MEDIDA CAUTELAR PARA NÃO CAVAR DEMASIADAMENTE NESSA REGIÃO. SE OBSERVAR EM VIDEOS PELA NET, VERÁ QUE TEM ALGUMAS FORMAS DE ENTALHAR O FUNDO, A QUE EU USO, O MODO TRADICIONAL COMEÇO ENTALHAR DE PONTA A PONTA E FAÇO ESSA LINHA DE DISTANCIA DA BORDA JUSTAMENTE PARA NÃO AFUNDAR DEMAIS ALI, POIS, SE CONSIDERAR A ALTURA FINAL DE BORDA 4MM, DEPOIS FAZ A SGUCCIA DO FILETE, ESSA REGIÃO CAI PARA 3.5 A 3MM. SE EU ENTRAR COMENDO COM A GOIVA ALI, VOU ARRANCAR MADEIRA E QUASE FURAR O TAMPO, ENTÃO TEM ESSA MEDIDA CAUTELAR.....QUANDO AO PLANO DE ESPESSURAS NO FUNDO, EU NÃO SIGO OS ORIGINAIS POR VÁRIOS E VÁRIOS MOTIVOS, PORÉM, TENHO EM MENTE UMA ESPESSURA INICIAL DE TRABALHO, QUE SERIA 5MM CENTRO ACÚSTICO, DEPOIS VOU BAIXANDO 1,00 ATÉ CHEGAR NOS PULMÕES; FEITO ISSO AI SIM COMEÇO ENTALHAR (REMOVER MADEIRA RETROCEDE A TONALIDADE DO TAMPO) ATÉ CHEGAR AO PONTO QUE EU GOSTO. O TRAÇADO DOS PULMÕES, PERIFÉRICOS E CENTRO ACUSTICO É UM SÓ, PORÉM AS MEDIDAS SÃO DIFERENTES....BOA SORTE E VAMOS NOS FALANDO...
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 49
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por alan jhones Ter Jan 16, 2018 4:30 am

Ricardogp7 escreveu:Pois é irmão Muzell, esse vendedor que comprei a erva cavalinha não tem mais disponível. 
Quanto a raspilha, quando eu tiver que pedir mais alguma coisa vou lembrar dela, pois não dá para pagar frete apenas por ela.
O problema ta sendo a demora para a entrega dos produtos que vem de fora. Tenho um pedido da International Violin que já faz 47 dias hoje, e até agora nada.

Caros Irmãos, saudações!

Nunca usei a erva cavalinha, mas já li a respeito no livro do saconi como abrasivo natural, uma pergunta, pode ser desidratada? caso positivo, em São paulo tem estabelecimentos de produtos naturais que a vendem desidratada e picada, não sei se esta forma é possível utilizar.
Abraços.
alan jhones
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 189
Data de inscrição : 25/06/2014
Idade : 41
Localização : Osasco SP

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Ricardogp7 Ter Jan 16, 2018 4:44 am

Alan, a que eu tenho aqui se parece muito com um bambuzinho. Tipo um canudinho. Eu corto ela geralmente entre 01 e 1,5cm abro por inteiro e colo uma fita dupla face ficando assim uma pequena folhinha quadrada que colada a ponta do dedo (Por isso uso a dupla face) da pra fazer um trabalho bem legal. Ela faz o trabalho da lixa, e não entope os poros da madeira. Age como se fosse uma raspilha minúscula.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por alan jhones Ter Jan 16, 2018 7:58 am

Eu vou dar uma olhada na loja de produtos naturais, se o que vende é a parte do talo nestes tamanhos, ou se é as folhas. É vendido para ser consumido como chá
alan jhones
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 189
Data de inscrição : 25/06/2014
Idade : 41
Localização : Osasco SP

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Ricardogp7 Sáb Jan 20, 2018 3:54 pm

Saudações pessoal!
Como de costume, mais um sábado de trabalho no meu violino.

Alan, hoje usei a erva cavalinha. Dá uma olhada nas fotos abaixo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Apenas com esses dois pedacinhos aí consegui fazer o fundo inteiro. E olha o resultado como ficou lisinho.

Irmão Muzell, fiz o traçado da área cautelosa conforme mencionado acima. Vou seguir esse caminho também com certeza, pois é o mais seguro.
Dê uma olhadinha nas fotos e me diga se está certinho por favor:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Achei que o centro acústico ficou um pouco pra cima do normal. E quanto ao traçado dos blocos superior e inferior o que acha?

Ainda vou começar a confecção do suporte para prender o fundo e somente depois começar a esculpir. 
Pelo que entendi, o irmão deixa com 05, 04 e 03mm para depois colocar tudo no lugar. Está certo?

Se puderem enviar uma foto do modelo do suporte de onde vocês prendem os tampos (Não sei o nome certo kkkkkkk). Preciso ter uma idéia de como tem que ser.

Deus abençoe a todos!!!!

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por alan jhones Sáb Jan 20, 2018 6:33 pm

Vou comprar um pacote dela p testar, vem algumas folhas na embalagem, mas tem talos iguais aos que usou. Esta ficando muito bonito.
alan jhones
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 189
Data de inscrição : 25/06/2014
Idade : 41
Localização : Osasco SP

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Alessandro Muzell Dom Jan 21, 2018 5:50 am

alan jhones escreveu:Vou comprar um pacote dela p testar, vem algumas folhas na embalagem,  mas tem talos iguais aos que usou. Esta ficando muito bonito.


CARO ALAN, A CAVALINHA É DESPROVIDA DE FOLHAS, ELA NÃO TEM FOLHA APENAS O CAULE...DA UMA OLHADA SE NÃO É MISTUREBA KKKKK...
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 49
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Alessandro Muzell Dom Jan 21, 2018 5:53 am

Ricardogp7 escreveu:Saudações pessoal!
Como de costume, mais um sábado de trabalho no meu violino.

Alan, hoje usei a erva cavalinha. Dá uma olhada nas fotos abaixo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Apenas com esses dois pedacinhos aí consegui fazer o fundo inteiro. E olha o resultado como ficou lisinho.

Irmão Muzell, fiz o traçado da área cautelosa conforme mencionado acima. Vou seguir esse caminho também com certeza, pois é o mais seguro.
Dê uma olhadinha nas fotos e me diga se está certinho por favor:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Achei que o centro acústico ficou um pouco pra cima do normal. E quanto ao traçado dos blocos superior e inferior o que acha?

Ainda vou começar a confecção do suporte para prender o fundo e somente depois começar a esculpir. 
Pelo que entendi, o irmão deixa com 05, 04 e 03mm para depois colocar tudo no lugar. Está certo?

Se puderem enviar uma foto do modelo do suporte de onde vocês prendem os tampos (Não sei o nome certo kkkkkkk). Preciso ter uma idéia de como tem que ser.

Deus abençoe a todos!!!!

CARO IRMÃO, TEM QUE FICAR LIGADO NESSE MOMENTO DO ENTALHE POIS UMA BOBEADA COM A GOIVA NESSA REGIÃO A ESPESSURA FICA COMPROMETIDA....A IDÉIA DOS BLOCOS É ALIVIAR PESO, TIRAR TUDO QUE NÃO TEM UTILIDADE NÉ!...TA MUITO BOM....QUANTO AO CENTRO ACUSTICO, NÃO ENTENDI O TERMO "ACIMA DO NORMAL" KKKK, OQUE É O NORMAL??
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 49
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Ricardogp7 Dom Jan 21, 2018 6:27 am

Rsrsrsrs é que observando outros modelos me parecem estar com o centro acústico um pouco mais para baixo.
Mas se o irmão não viu nada de errado isso é o que importa.
Vou fazer com bastante cuidado irmão Muzell. Nesse momento aquelas goivas que possuem uma curvatura no comprimento da lâmina ajudam pra caramba né.
Mas como não tenho nenhuma... Vamos com cuidado.
Deus abençoe irmão Muzell.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Alessandro Muzell Dom Jan 21, 2018 8:53 am

kkkkkkkkkkkk alguns modelos de Guarnerius não tem uma boa proporção irmão, talvez seja isso. Se os violinos anteriores que vc fez tendo como modelo Strads, geralmente eles tem a distribuição de proporção áurea...ai talvez o centro fica mais no meio ...mais ou menos isso.
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 49
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Ricardogp7 Dom Jan 21, 2018 9:13 am

Eu nunca fiz nenhum outro violino irmão Muzell, esse é o primeiro. Já fiz troca de verniz de um e uma harmonização com reforma de outro. Porém agora construindo percebo que cometi vários erros na harmonização. Os dois eram chineses.
A tempos venho pesquisando, lendo, vendo vídeos e etc. Mas onde mais aprendi foi aqui. Sempre orando e pedindo a Deus pra que um dia tivesse essa oportunidade, caí de paraquedas nesse fórum e vendo os tutoriais consegui me desprender e encorajei me a começar.
O fato de nunca ter feito é que me leva a ter tantas duvidas e inúmeras perguntas aqui kkkkkkkk.
Ainda bem que o irmão é bastante paciencioso e atencioso.
Sou grato ao irmão por essa magnífica idéia de montar esse fórum e a todos que postando os conteúdos estão me ajudando realizar esse desejo de anos.
Deus abençoe a todos!

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Alessandro Muzell Seg Jan 22, 2018 7:53 am

Very Happy Very Happy Very Happy POXA QUE LEGAL IRMÃO....VAMOS APRENDENDO JUNTOS ENTÃO....FORTE ABRAÇO E DEUS LHE ABENÇOE
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 49
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Ricardogp7 Dom Jan 28, 2018 9:52 am

Olá pessoal, saudações a todos!!!!

Mais um fim de semana de trabalho no violino. Comecei a escavação do fundo, segue abaixo as fotos:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Deixei com 05mm por toda extensão da escavação irmão Muzell.
Daqui pra frente não sei mais como continuar, pois o Max parou exatamente aqui kkkkk. Preciso da ajuda de vocês mais do que nunca agora.
Ótimo domingo a nós todos! Deus abençoe!

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Alessandro Muzell Ter Jan 30, 2018 5:12 am

IRMÃO, SEM DÚVIDA ALGUMA UM DOS MOMENTOS MAIS TENSOS NA CONSTRUÇÃO DE UM TAMPO É ESSE, É AGORA. EXISTE NA WEB MUITOS TRAÇADOS DE DESENHO DO ENTALHE DO FUNDO, FEITOS POR LUTIERS, ESCRITORIES, ESTUDIOSOS ETC... ...EU COMEÇO MARCANDO O CENTRO ACÚSTICO DO TAMPO, E DEPOIS FAZENDO AS DIVISÕES TENHO OS PONTOS DE CENTRO, PERIFÉRICOS E PULMÕES. EXISTE UMA CERTA COMPLEXIDADE NESSE MOMENTO, DESDE ACHAR O CENTRO ACUSTICO ATÉ COMEÇAR A ESBOÇAR O DESENHO A SER ENTALHADO. DEVO TER ALGUMAS IMAGENS EM CASA E ASSIM QUE POSSÍVEL VOU POSTAR AQUI PARA VC ENTENDER MELHOR, AGUARDE, OU SE O ALAN TIVER ALGO PRONTO ELE DARÁ UMA FORÇA AQUI TAMBEM.....ABRAÇÃO
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 49
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Ricardogp7 Ter Jan 30, 2018 5:18 am

Obaaaaa! Beleza... Aguardo ansioso! Toda ajuda é bem vinda... Confesso que justamente isso tenho pesquisado e não tenho encontrado muita coisa.
Talvez seja por não saber o termo correto a pesquisar em inglês.

Deus abençoe!

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por alan jhones Qua Jan 31, 2018 8:10 pm

Caro Ricardo,
Esta etapa da construção e uma das que mais intrigam os construtores,  e possivelmente a que mais gera discussao. Tomar decisao sobre quais espessuras vai utilizar, deve-se levar em consideração alguns fatores, como a qualidade da madeira (fator de rigidez) e a bombatura escolhida,  geralmente o ponto mais espesso do fundo se encontra na regiao do centro geometrico (no caso dos strads isto e mais comum) ja nos guarneri, normalmente o ponto mais espesso ocorre a aproximadamente 60% do seu comprimento. Vc tem duas formas de fazer a graduação,  utilizando as medidas mecanicas, onde voce escolhe os padrões de espessura e aplica no tampo, ou medidas tonais, onde deixa um pouco mais de espessura e vai ouvindo o som emitido pelo tampo ate se ouvir uma nota específica  (geralmentr entre fa e fa sustenido).
Segue alguns exemplos de medidas mecânicas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Ricardogp7 escreveu:Olá pessoal, saudações a todos!!!!

Mais um fim de semana de trabalho no violino. Comecei a escavação do fundo, segue abaixo as fotos:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Deixei com 05mm por toda extensão da escavação irmão Muzell.
Daqui pra frente não sei mais como continuar, pois o Max parou exatamente aqui kkkkk. Preciso da ajuda de vocês mais do que nunca agora.
Ótimo domingo a nós todos! Deus abençoe!
alan jhones
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 189
Data de inscrição : 25/06/2014
Idade : 41
Localização : Osasco SP

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Ricardogp7 Qui Fev 01, 2018 10:57 am

Alan, minha vontade é construir sempre pelo método das medidas tonais, pois creio que não adianta copiar as medidas mecânicas de um instrumento se os outros fatores importantes também não são os mesmos.
Eu queria apenas ter uma noção de como subdividir as marcações do centro, membranas e pulmões. Pois pelo que aprendi aqui no fórum com vocês, o centro é o local mais espesso mesmo. Posso deixá-lo com 4,5mm e ir reduzindo até ficar com 2,5mm nos pulmões sempre aferindo a medida tonal?
Gostaria de saber da opinião sua e do irmão Muzell sobre isso. Acho que mesmo se tratando de um instrumento Guarnieri adotaria as marcações de Stradivari, ou seja aquela imagem que você postou que tem no livro do Saconni.
Alan gostaria de saber mais sobre os equipamentos que utiliza pra medir as vibrações dos tampos que você produz. Se não for pedir de mais, será que você poderia detalhar melhor sobre as especificações deles caso eu necessite adquirir futuramente. Se achar que vai ser ruim passar isso tudo aqui no fórum, pode me passar por email: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por alan jhones Qui Fev 01, 2018 1:32 pm

Caro Ricardo,
Uma madeira de melhor qualidade permite espessuras mais finas com uma tonalidade mais alta, enquanto madeiras menos rigidas, precisaria de mais espessura para se ter um fa sustenido por exemplo. Eu costumo iniciar marcando um padrão como o de saconi e deixo com 1 mm a mais no centro e 0.7 nas demais áreas. Vou medindo a tonalidade e baixando ate chegar o de quero. Para a medição, pode se usar um ouvido nem treinado (coisa que eu nao tenho), um diapasao eletrônico, ou um simples computador com microfone com suporte e o software audacity.
Uma recomendação, e nao deixar muito fino proximo as bordas na regiao do C, pois esta regiao possui funcao acustica e estrutural muito importante.
alan jhones
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 189
Data de inscrição : 25/06/2014
Idade : 41
Localização : Osasco SP

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Ricardogp7 Qui Fev 01, 2018 4:57 pm

Poxa vida Alan, me ajudou muito com esse conteúdo.
Vou iniciar dessa forma mesmo, e ir conferindo a tonalidade.
Como não tive contato com muitos maples, não sei ainda distinguir se a madeira que estou utilizando é de maior ou menor densidade.
Comprei na melhor tonewood do Brasil. A Tonewood Muzell, mas acho bem impossível que o irmão Muzell se lembre se era mais, ou menos dura.
Vou observar como ela vai reagir.
Deus abençoe pela força mano!!!

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Ricardogp7 Dom Fev 04, 2018 5:42 pm

Pessoal, saudações meus queridos!!!!!!

Segue abaixo as fotos de mais um pega hoje no meu violino:

Fiz o traçado conforme havia dito, utilizando o modelo Strad exibido no livro do Saconni:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E aqui, depois de ter tirado já bastante madeira:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Também não sou nada bom de ouvido, tentei cantar a nota e verificar através do diapasão digital. Se ouvi certo deu "A" natural. Não é uma tonalidade muito alta para o pouco de madeira que falta pra tirar? Se bem que o centro acústico ainda não foi mexido. Está com 05mm.
Duas perguntas aos mestres:
1 - Qual a forma correta de fazer nas áreas de colagens dos blocos no fundo? Principalmente superior e inferior.
2 - Caso precise baixar a tonalidade até onde posso chegar tirando madeira?

Vou comprar um microfone e descobrir como utilizar o Audacity. Não dá pra confiar nos meus ouvidos  No No No kkkkkkk.

Deus abençoe a todos!!!!

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por alan jhones Seg Fev 05, 2018 7:26 am

Caro Ricardo,
Consiga o microfone e baixe o audacity, te dou assitencia para entender como medir e como interpretar o gráfico.
Segue o link para baixar o audacity: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
E vamos que vamos rs...
Abraços
alan jhones
alan jhones
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 189
Data de inscrição : 25/06/2014
Idade : 41
Localização : Osasco SP

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Ricardogp7 Ter Fev 06, 2018 10:30 am

Alan, antes de mais nada muito obrigado pela boa vontade de ajudar.
Microfone comprado e Audacity instalado. Tudo funcionando.
Pode mandar ver nas instruções Laughing Laughing Laughing Laughing

Deus abençoe meu querido!!!!

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735 - Página 3 Empty Re: VIOLINO GUARNERI DEL GESÙ PLOWDEN 1735

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos