Luteria Muzell
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuste do Cavalete para Violino

3 participantes

Ir para baixo

Ajuste do Cavalete para Violino Empty Ajuste do Cavalete para Violino

Mensagem por Jhony18 Dom Set 17, 2017 10:35 am

Bom dia!

Sempre faço os ajustes dos violinos dos irmãos da minha igreja, porém as vezes me deparo com um probleminha. As vezes a corda MI fica meio que gritando e o violino perde um pouco o timbre e fica altíssimo, sempre levo em conta o devido local de colocação e formato que deve ser o cavalete sem exageros e com madeira de qualidade.

Coloquei ele entre a marcação dos ffs, os pes encostando totalmente no tampo dos instrumento, ajustei a medida da altura das cordas e medida correta para que ele fique realmente no meio. Na maioria das vezes obtenho um resultado espetacular com o ajuste do cavalete e troca de cordas. O que pode corrigir esse problema? Quem sabe a recolocação da alma 2mm ir ajustando?

Infelizmente como moro no interior, não tenho como ter acesso a um luthier para obter informações como essa Shocked .

Jhony18
CURIOSO EM LUTERIA
CURIOSO EM LUTERIA

Mensagens : 11
Data de inscrição : 07/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste do Cavalete para Violino Empty Re: Ajuste do Cavalete para Violino

Mensagem por Alessandro Muzell Qua Set 20, 2017 7:11 am

CARO JHONY, OQUE SERIA ESSE TERMO "GRITANDO"??? SERIA COMO UMA FALTA DE PRESSÃO NO ARCO OU FALTA DE PRESSÃO NA DIGITAÇÃO DA NOTA PELA MÃO ESQUERDA? OQUE VC PRECISA CONSIDERAR É QUE COMO NA IGREJA A MAIORIA DOS IRMÃOS USAM CORDAS DE BAIXA QUALIDADE, É BOM NOTAR QUE CORDAS DE NÚCLEO SINTÉTICO PRECISAM DE MEIO A 1MM MAIS DE ALTURA NA SAIDA DO ESPELHO E CORDAS DE AÇO MAIS JUNTAS AO ESPELHO, TAMBEM PRECISA VER SE ESSE PROBLEMA OCORRIA COM O CAVALETE ANTIGO OU COMEÇOU COM O CAVALETE NOVO, ETC...SÃO VARIOS FATORES QUE PODEM COMPROMETER......TAMBÉM O ESPELHO, PRECISA VER SE NÃO TA EMPENADO ETC...TAMBEM PENSO QUE NÃO SERIA CULPA DA ALMA, ISTO É SE FOR OQUE EU ESTOU PENSANDO....TENTA EXPLICAR MELHOR ESSA GRITARIA AI PRA GENTE KKKKK
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 49
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste do Cavalete para Violino Empty Re: Ajuste do Cavalete para Violino

Mensagem por Jhony18 Seg Nov 27, 2017 12:15 pm

Então é porque eu utilizo cavaletes com ebano na corda mi para não afundar, automaticamente ele aumenta por desigual alguns instrumentos. Poderia me tirar uma duvida sobre o acabamento do cavalete, posso passar algum oleo para conservar e dar um tom de envelhecido?
Sobre a alma como posso identificar uma alma de boa qualidade?
qual a quantidade de veios deve ter? 6,2mm por 65mm para ajustar é uma boa medida?
Tenho todas as ferramentas para fazer o trabalho de ajustes.

Muito Obrigado. Very Happy

Jhony18
CURIOSO EM LUTERIA
CURIOSO EM LUTERIA

Mensagens : 11
Data de inscrição : 07/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste do Cavalete para Violino Empty Re: Ajuste do Cavalete para Violino

Mensagem por Alessandro Muzell Seg Nov 27, 2017 1:52 pm

CARO JHONY, EU PARTICULARMENTE NÃO GOSTO DE ÉBANO NO CAVALETE, PREFIRO A PELE NATURAL, ACHO MAIS COMODO, ESTÉTICO E FUNCIONAL. SE VC UTILIZAR SOMENTE LAMINA E RASPILHA DOS SEUS CAVALETES, CLARO, DESDE QUE SEJAM BONS, FICAM MAIS BONITOS COM AS PINTAS MAIS DESTACADAS, EU NÃO USO LIXA. SE MESMO ASSIM VC QUISER REFORÇAR A MADEIRA, PODE APLICAR UMA SOLUÇÃO DE NITRITO DE SÓDIO PARA ESCURECER E DAR UMA APARENCIA MAIS ANTIGA.
A ALMA PARA VIOLINO TENDO EM SEU DIAMETRO CERCA DE 5 VEIOS JÁ É MUITO BOA.
A ALMA NÃO SE AJUSTA POR MEDIDA EM MM, POIS VC DEVE USAR UMA FERRAMENTA PARA COPIAR A ALTURA CERTA DOS TAMPOS, E ESSA MEDIDA VARIA DE INSTRUMENTO PARA INSTRUMENTO.....BOA SORTE MEU IRMÃO, VAMOS NOS FALANDO.
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 49
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste do Cavalete para Violino Empty Re: Ajuste do Cavalete para Violino

Mensagem por Jhony18 Qua Nov 29, 2017 7:16 am

Obrigado pelas informações são de grande ajuda!
Tenho sim o medidor, o colocador e o pegador de alma, a plaina, as facas para ajustar e o paquimetro para ir verificando as medidas. Por enquanto eu tenho preferencia inicialmente por cavaletes com a area da corda mi em ebano e marfim, pela dificuldade em encontrar pergaminho/protetor de cavalete por ser uma pele/couro animal desidratada para comprar tem algum material que poderia substituir não perdendo a qualidade? Realmente fica desagradável em alguns instrumentos com o ebano.

Jhony18
CURIOSO EM LUTERIA
CURIOSO EM LUTERIA

Mensagens : 11
Data de inscrição : 07/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste do Cavalete para Violino Empty Re: Ajuste do Cavalete para Violino

Mensagem por Alessandro Muzell Qua Nov 29, 2017 10:54 am

JHONY, A PELE QUE USO JÁ FAZ UM BOM TEMPO QUE COMPREI, ELA É DE CABRA OU CABRITO, GERALMENTE USADA EM TIMBAS OU INSTRUMENTOS ANTIGOS DE PERCUSSÃO...TENTA ACHAR NESSA ÁREA.....EU COMPREI A MUITO TEMPO NO MERCADO LIVRE.....TEM UNS ARTIFICIAIS TAMBEM, MÁS SÓ VI NO EBAY.
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 49
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste do Cavalete para Violino Empty Re: Ajuste do Cavalete para Violino

Mensagem por Evandro Ter Jul 17, 2018 9:00 am

ApdD irmãos.

Por acaso, alguém sebe informar onde encontro gabaritos com medidas padrão para cavaletes de violino e viola.

Sei que ó ajuste de cada cavalete depende da estrutura de cada instrumento, porém, gabaritos ou medidas que facilitem a construção de gabaritos, podem nortear o ajuste dos cavaletes.

Desde já agradeço a atenção.

Evandro

Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste do Cavalete para Violino Empty Re: Ajuste do Cavalete para Violino

Mensagem por Alessandro Muzell Ter Jul 17, 2018 10:07 am

Evandro escreveu:ApdD irmãos.

Por acaso, alguém sebe informar onde encontro gabaritos com medidas padrão para cavaletes de violino e viola.

Sei que ó ajuste de cada cavalete depende da estrutura de cada instrumento, porém, gabaritos ou medidas que facilitem a construção de gabaritos, podem nortear o ajuste dos cavaletes.

Desde já agradeço a atenção.



AMÉM CARO IRMÃO EVANDO. EXISTE MUITA LITERATURA NA INTERNET, PORÉM EM PORTUGUÊS É MUITO RARO ACHAR. SEGUE ALGUMAS IMAGENS E UM BOM LINK PARA TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS.......ABRAÇOS

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Very Happy  Very Happy  Very Happy  Very Happy
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 422
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 49
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste do Cavalete para Violino Empty Re: Ajuste do Cavalete para Violino

Mensagem por Evandro Ter Jul 17, 2018 10:31 am

Deus te abençoe irmão Muzell pela pronta resposta. Abraços!

Evandro

Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/07/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuste do Cavalete para Violino Empty Re: Ajuste do Cavalete para Violino

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos