Luteria Muzell
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Restauração de um violino Michael pintado com tinta spray

3 participantes

Ir para baixo

Restauração de um violino Michael pintado com tinta spray Empty Restauração de um violino Michael pintado com tinta spray

Mensagem por OBravo Seg Nov 29, 2021 8:29 pm

A Paz de Deus a todos!

Sou um amante, curioso da luteria! Recentemente, entrando em contato com um amigo oboísta que possui grande experiência no reparo e conserto de instrumentos variados, pedi para que ele me ensinasse algumas técnicas. Esse amigo me apresentou um violino, que seu cunhado (Luthier) havia comprado para restaurar e não teve tempo de mexer, sendo assim, usarei esse instrumento para aprender o processo de restauro e finalização! Ainda estou me acostumando com a terminologia, mas vamos ao que aconteceu: o violino foi pintado de preto, muito provavelmente com tinta spray. Em desespero, o antigo dono tentou remover a "burrada" que fez, e acabou raspando madeira a mais do que devia. Inicialmente, estamos nos preocupando com a remoção da camada espessa de tinta primeiro, mas não estamos conseguindo muita eficiência! Pela carência de ferramentas apropriadas, estamos improvisando! Usando as laterais de uma espátula limpadora de chapas antiga, deixando-a levemente inclinada para não correr o risco de quebrar os tampos, sempre puxando no sentido do cabo da ferramenta, para não lascar a madeira. O processo está bem demorado, mas pouco a pouco vamos chegando lá! Quaisquer dicas, críticas construtivas e sugestões são mais que bem vindas!
Seguem as fotos do instrumento pré-raspagem:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

OBravo

Mensagens : 2
Data de inscrição : 22/11/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Restauração de um violino Michael pintado com tinta spray Empty Re: Restauração de um violino Michael pintado com tinta spray

Mensagem por OBravo Seg Nov 29, 2021 8:32 pm

Tentamos, também, raspar a tinta com lixa para madeira. A lixa de 180 não conseguiu retirar nem um pouco a camada de tinta, estou pensando em usar a lixa de 50, mas temo ser muito agressiva, o que acham?
Desde já, agradeço!

OBravo

Mensagens : 2
Data de inscrição : 22/11/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Restauração de um violino Michael pintado com tinta spray Empty Re: Restauração de um violino Michael pintado com tinta spray

Mensagem por Chrysthian Qui Dez 09, 2021 9:56 pm

Amem
Tudo bem?
Caso não tenha conseguido com lixa, tenta com uma rapilha ou lamina de estilete para fazer a raspagem da tinta sempre observando para não tirar madeira até ficar mais fino e vc conseguir usar uma lixa sem agredir a madeira

Chrysthian
CURIOSO EM LUTERIA
CURIOSO EM LUTERIA

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/01/2019

OBravo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Restauração de um violino Michael pintado com tinta spray Empty Re: Restauração de um violino Michael pintado com tinta spray

Mensagem por Alessandro Muzell Dom Mar 20, 2022 9:08 am

Paz de Deus, irmão, tenta usar um removedor pastoso, creio que deva ajudar, quanto menos ferramenta abrasiva vc usar, melhor ficará o resultado final.
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 423
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 49
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

OBravo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Restauração de um violino Michael pintado com tinta spray Empty Re: Restauração de um violino Michael pintado com tinta spray

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos