VIOLONCELO MONTAGNANA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

VIOLONCELO MONTAGNANA

Mensagem por Alessandro Muzell em Qua Out 04, 2017 5:46 pm

Very Happy Very Happy Very Happy  OLA PESSOAL, É COM MUITA SATISFAÇÃO QUE VOU COMEÇAR A COMPARTILHAR COM TODOS AQUI A CONSTRUÇÃO DESTE MEU PRIMEIRO VIOLONCELO. JÁ TRABALHEI EM GRANDES REFORMAS E TANTOS OUTROS AJUSTES E POR FALTA DE CONDIÇÕES DE ESPAÇO FISICO E CORAGEM, RELUTEI MUITO EM ACEITAR ENCOMENDAS DE VIOLONCELO, MÁS CREIO QUE O MOMENTO É CHEGADO E VOU TENTAR FAZER UM PASSO A PASSO AQUI PARA TODOS PODEREM ACOMPANHAR E IREM TIRANDO DUVIDAS E TAMBEM ME AJUDANDO NOS PERCALÇOS QUE PORVENTURA POSSAM SURGIR....

O VIOLONCELO EM QUESTÃO É O MODELO DOMENICO MONTAGNANA, MUITO FAMOSO E COPIADO NO MUNDO TODO, CREIO QUE ESTE 1740, O TAMBEM MAIS FAMOSO "BELA ADORMECIDA" E O DAVIDOV DE STRAD ESTÃO ENTRE OS MAIS COPIADOS, CLARO, EXISTEM OUTROS TANTOS FAMOSOS MAS ESTES TRES SÃO OS MAIS COPIADOS.

O PRIMEIRO PASSO COMO SEMPRE É ADQUIRIR MUITA INFORMAÇÃO A RESPEITO DO INSTRUMENTO, PARECERES DE OUTROS AMIGOS LIUTAIOS E MUITA PESQUISA, MUITA MESMO.

BEM, VAMOS LÁ ENTÃO.

O PASSO A SEGUIR É FAZER O MOLDE EM TAMANHO NATURAL DO INSTRUMENTO, NESTE CASO COMPREI O POSTER (MAIS OU MENOS 100 REAIS) DIRETO NA STRAD, E FIZ ALGUMAS COPIAS EM TAMANHO NATURAL DO VERSO DO POSTER POIS AS FOTOS NÃO ESTÃO EM TAMANHO NATURAL E NÃO QUIS ARRISCAR FAZER AMPLIAÇÕES PROPORCIONAIS. BEM, SOBRE O MOLDE RESOLVI OPTAR POR CHAPA DE 3MM EM MDF OU EUCATEX, ESSE MATERIAL TEM A VANTAGEM DE SER BARATO, FACIL DE ACHAR E MUITO FÁCIL DE CORTAR E DAR O ACABAMENTO NAS EXTREMIDADES, MAS AINDA PREFIRO A CHAPA ACM, POLICARBONATO OU ACRILICO PLASTICO.

APRESENTAÇÕES: POSTER...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

COPIA XEROX TAMANHO NATURAL EM FOLHA 95GRAMAS

DEPOIS DE RECORTAR, COLEI CUIDADOSAMENTE SOB A FACE DO MDF PARA PODER FAZER O RECORTE. A PRINCIPIO USEI MINHA SERRA DE FITA MÁS A SERRINHA DE CÓPIA É BEM MAIS PRATICA E SEGURA,

O RECORTE DEVE SER PERFEITO, SEGUINDO EXATAMENTE OS CONTORNOS. DEPOIS DE CORTADO, DEVEMOS CONFERIR A EXATIDÃO DAS METADES E RESOLVER SE VAMOS USAR APENAS UM LADO OU NÃO.

NO MEU CASO, PENSEI EM FAZER UM LADO DO MOLDE COM A REDUÇÃO E DEIXAR O OUTRO LADO COM A SIMETRIA DO CORPO E BICO PARA PODER ACRESCENTAR DEPOIS NO CORTE DOS TAMPOS O ACERTO DOS BICOS ORIGINAIS, MAS FOI OPÇÃO MINHA E NÃO É UMA REGRA, GERALMENTE O PESSOAL PEGA UM LADO SÓ DO DESENHO.

MOLDE CORTADO NAS EXTREMIDADES DO DESENHO

O MOMENTO AGORA É FAZER A REDUÇÃO, FIZ ALGUMAS CONSULTAS AOS AMIGOS E CHEGUEI A CONCLUSÃO DE REDUZIR O DESENHO CONSIDERANDO 3MM DE BORDAS, 3MM DE FAIXAS E 1,5MM DO TRAÇADO DO MOLDE, QUE CONVERTENDO ISSO EM CONSTRUÇÃO, DEPOIS DE PRONTO AS MEDIDAS DEVEM FICAR EXATAMENTE AO ORIGINAL.

PARA ESSA TAREFA USEI O RISCADOR DE FILETE E FIZ O CONTORNO PERFEITO. PARA FICAR PERFEITO DEVEMOS LEMBRAR QUE O RECORTE DO DESENHO TEM QUE ESTAR 100% E LIVRE DE ONDULAÇÕES E TORTURAS POIS SENÃO VAI SER COPIADO TODAS AS IMPERFEIÇÕES.

COMO DISSE ANTERIORMENTE, USEI UM LADO DO DESENHO COM REDUÇÃO PARA A FORMA E OUTRO NA MEDIDA INTEGRAL PARA ACERTAR OS BICOS ORIGINAIS, OBSERVEM COMO FICOU MEU TEMPLATE

FIZ A FURAÇÃO DOS PINOS GUIAS COM CERCA DE 45 A 50MM DA BORDA, OUTRA COISA QUE JA ESTAVA ME ESQUECENDO, A MADEIRA DA FORMA E O TIPO DE FORMA A FAZER....VOU USAR A CHAPA COMPENSADA 18MM NAVAL, DUAS PEÇAS QUE DEVEM SER RECORTADAS SIMULTANEAMENTE E DEPOIS FEITO OS CALÇOS INTERNOS, DEIXANDO UMA ÁREA MUITO BOA PARA ACOMODAÇÃO DAS FAIXAS E CONTRA FAIXAS, ......AGORA, RISCAR AS MEDIDAS DOS BLOCOS..........VAMOS NOS FALANDO, UM FORTE ABRAÇO A TODOS...

cheers Very Happy
Alessandro Muzell
Interessado em Luteria
Interessado em Luteria

http://www.luteriamuzell.com.br

Re: VIOLONCELO MONTAGNANA

Mensagem por alan jhones em Qui Out 05, 2017 8:01 am

Grande Muzell! Bom trabalho e que Deus abençoe na empreitada. Estamos acompanhando e com certeza pelo seu capricho e dedicação será um ótimo instrumento. Abs.
alan jhones

Mensagem por Ricardogp7 em Ter Out 10, 2017 7:28 am

Como disse nosso irmão Alan, o irmão é muito caprichoso. Com certeza é mais um instrumento de sucesso. Deus abençoe e guie suas mãos.

Ricardogp7

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: