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Violino Messiah - Strad - 1716

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Mensagem por Alessandro Muzell Sex Jul 21, 2017 8:42 am

GRANDE ALAN, PARABÉNS MEU AMIGO, TA LINDO SEU TRABALHO Smile Smile
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Mensagem por Ricardogp7 Sáb Jul 22, 2017 6:12 pm

Esse violino ta ficando top em Alan. Muito lindo mesmo. Parabéns.

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Mensagem por alan jhones Sex Set 22, 2017 6:57 am

Saudações a todos! A passos de tartaruga segue o andamento do trabalho, conferencia da bombatura com curvas de nível e sombra, mostram que ainda tem pontos para trabalhar a simetria.
Abraços a todos.
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Mensagem por Alessandro Muzell Sex Set 22, 2017 7:09 am

alan jhones escreveu:Saudações a todos! A passos de tartaruga segue o andamento do trabalho, conferencia da bombatura com curvas de nível e sombra, mostram que ainda tem pontos para trabalhar a simetria.
Abraços a todos.
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Very Happy Very Happy PARABÉNS IRMÃO ALAN, FANTASTICO SEU TRABALHO, VAMOS ACOMPANHANDO E SE DEUS QUISER EM BREVE ESTARÁ SOANDO MAIS UMA OBRA....ISSO É MUITO IMPORTANTE PARA TODO O PESSOAL QUE NOS ACOMPANHA, DIA A DIA DE TEMPO EM TEMPO O PESSOAL VAI VENDO O DESENVOLVER DE UM INSTRUMENTO...PARABÉNS

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SEM DÚVIDA ALGUMA É UM PRAZER ENORME PARA NÓS QUANDO CHEGAMOS NESSE PONTO...DEPOIS DE MUITO ENTALHE, DEFINIR A BOMBATURA ETC...NESSE PONTO EU JÁ COMEÇO A OUVIR O SOM DO INSTRUMENTO, COMO VAI SER, COMO VAI SOAR...COISA DE DOIDO...

É MUITO IMPORTANTE NESSE MOMENTO TRABALHAR A MEIA LUZ COM SOMBRAS PARA PODER VISUALIZAR MELHOR OS PONTOS QUE NECESSITAM CORTES AINDA (COM RASPILHA)...ISSO AI MEU AMIGO, DEUS ABENÇOE
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Mensagem por alan jhones Sex Set 22, 2017 7:22 am

A meia luz e projeção de sombras mostram detalhes imperceptíveis à luz plena, vc acha que e superfície está perfeita, mas quando a sombra bate vê o quanto tem de irregularidades.
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Mensagem por Zanca Ter Nov 07, 2017 12:51 pm

Parabéns, esta ficando lindo, um dia quero fazer uma Viola para mim

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Mensagem por alan jhones Sex Nov 17, 2017 9:37 am

Saudações a todos os amigos e irmãos!

Dando sequencia ao trabalho de construção do violino modelo Messiah, após a conclusão da bombatura e sgucia, chegou a hora de fazer a graduação da placa traseira, o método que vou demonstrar é o método de analise de frequencia dos tampos soltos, não colados nas laterais, este é o que utilizo atualmente, o sucesso de um instrumento é alcançado por uma série de fatores, a qualidade do material, o formato da bombatura, da sgucia entre outros, este método foi o que obtive melhores resultados, mas isto não quer dizer que apenas deixando as frequencias controladas teremos um excelente violino. Muitos liutaios preferem fazer de forma totalmente artesanal sem o uso de tecnologia, como os grandes mestres do passado o faziam, e constroem excelentes instrumentos, não quero aqui dizer que esta forma é melhor ou pior do que outra, quero apenas demonstrar a forma que trabalho, críticas, sugestões, dúvidas são bem vindas. Vamos aos fatos.

Após o término da parte externa da placa, faço a diluição das espessuras, deixando um bom excesso de madeira para poder trabalhar as espessuras em pontos estratégicos.

Utilizo uma furadeira de bancada com um pino arredondado como final de curso e regulo a altura da broca usando calibre de laminas usado em mecânica automotiva, para manter perfurações controladas para deixar as espessuras mais próximas para eu trabalhar com a plaina.

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Mensagem por alan jhones Sex Nov 17, 2017 9:47 am

No tampo do violino há duas frequências principais, que segundo estudos, mantê-las controladas e relacionadas é um dos recursos para se obter um bom instrumento, estas frequências sao chamadas de Modo 5, ou modo Anel, ela determina a tonalidade principal do tampo, também chamada frequência fundamental, quando se toca em um tampo a nota que se escuta é a desta frequência. Ha também uma de várias frequências encontradas que em conjunto com a do Modo 5, é muito importante, chamada de Modo 2 ou modo X.
Para se medir estes modos, utiliza-se um software de análise de espectro de frequencias, eu utilizo o audacity.
Seguro o tampo pela ponta próxima onde será colado o bloco superior e dou leves pancadas com a polpa do dedo no meio do tampo, com o microfone na parte interna fazendo a captação.
Segue imagem do gráfico da primeira análise com excesso de madeira.
Esta imagem me mostra o pico em 384HZ, que se trata do Modo 5
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Mensagem por alan jhones Sex Nov 17, 2017 9:55 am

Após a medição da frequência, o tampo é colocado para receber uma vibração na mesma frequencia, para ser analisado as linhas nodais, neste caso, ao espalhar objetos leves como gliter, folhas de chá, serragem, a vibração ocorre na placa e há pontos onde ela não vibram em ressonancia à frequencia, e se revela as linhas nodais desenhadas pelo deposito sem movimento do material.
A primeira imagem mostra o equipamento utilizado, um auto falante posicionado 2 cm abaixo do centro da placa e a placa suspensa por pedaços de espuma para não interferir na vibração.

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Após a ligação do gerador de audio em 384 hz, as linhas nodais do modo 5 se revelam, conforme imagem abaixo:

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Mensagem por alan jhones Sex Nov 17, 2017 9:59 am

Fazemos o mesmo com o Modo 2 que foi medido em 207 hz:

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O excesso de madeira deixa estas frequencias altas, o objetivo após o termino e obter 360 Hz para o modo 5 e 160 para o Modo 2.
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Mensagem por Ricardogp7 Sáb Nov 18, 2017 4:38 am

Fantástico Alan! Parabéns pelo seu trabalho!
Tenho uma dúvida. Sabendo que tem excesso de madeira você segue tirando respeitando os padrões de centro acústico mais espesso caindo para as extremidades?
A muito tempo eu tinha curiosidade de saber como funciona essa tecnologia. Achei muito interessante.
Deus abençoe por compartilhar conosco.

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Mensagem por Alessandro Muzell Seg Nov 20, 2017 5:34 am

OTIMO E PRODUTIVO POST, PARABÉNS IRMÃOS....TO APRENDENDO MUITO AQUI Smile
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Mensagem por alan jhones Seg Nov 20, 2017 5:43 am

Ricardogp7 escreveu:Fantástico Alan! Parabéns pelo seu trabalho!
Tenho uma dúvida. Sabendo que tem excesso de madeira você segue tirando respeitando os padrões de centro acústico mais espesso caindo para as extremidades?
A muito tempo eu tinha curiosidade de saber como funciona essa tecnologia. Achei muito interessante.
Deus abençoe por compartilhar conosco.

Caro Ricardo, Os padrões de espessura seguem os mesmos pra a construção por medida tonal ou por medidas mecânicas, deve ser respeitado o centro acústico, definido a posição de maior espessura e afinando nos pulmões até chegar nas bordas.

No caso, remover madeira nos pulmões reduz a frequencia do modo 5, ao retirar madeira no centro acústico reduz a frequencia do Modo 2, esta técnica serva para orientar onde deixar e onde retirar madeira, isto determinado tambem pelo arqueamento realizado e pela sgucia. Há pontos dos tampos que ao remover madeira reduz os 2 modos.

Quando vai chegando bem perto das frequencias escolhidas (há várias combinações que trazem resultados diferentes), deve ser removido pouca madeira e ir medindo a frequencia em seguida.

Abraços.

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Mensagem por alan jhones Seg Nov 20, 2017 6:10 am

Sábado aproveitei o tempo seco (previsão de chuva no fim do dia e no domingo que realmente ocorreu) para concluir o trabalho de espessuras do fundo, pois a umidade do ar abaixa muito a frequência e temos uma leitura errada, se fizermos a diluição em um dia muito úmido tem que fazer uma compensação em até 15Hz, como não me dou bem com estes cálculos e medição por higrômetro, me sinto mais confortável esperar o sol sair novamente e secar bem o ar.
Chegando nas frequências escolhidas, obtive para o Modo 2 180 HZ nota-se que o X ficou bem mais evidente, sem a linha central após remover o excesso de madeira no centro acústico, em comparação à primeira foto que postei
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Para o Modo 5 obtive 360 Hz, nota-se em comparação à primeira foto que postei que o anel está mais completo, sem a interrupção próxima ao topo que havia muito excesso de madeira.

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Este trabalho de ajustes das placas soltas, servem para nos colocar no caminho para termos as 5 frequências de ressonância do corpo do violino montado no lugar certo. Estas frequências serão medidas quando o violino estiver montado com cordas e sem verniz.
A placa do fundo finalizada pesa 115 gramas, não é das mais leves, mas também não ficou muito pesada, o peso é determinado pela qualidade da madeira e o arqueamento do modelo do instrumento.
Estudos apontam que placas mais leves melhoram a taxa de radiação do som, pois não há perda da vibração em vencer um possível excesso.
o próximo passo será colar a placa nas laterais e começar a modelagem do tampo.
Abraços a todos.

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Mensagem por alan jhones Qua Nov 22, 2017 1:08 pm

Mais uma etapa da construção, colagem do fundo nas laterais, realizado com cola quente, nota-se o aquecedor de mamadeiras no fundo, uma ótima ferramenta para manter a água e cola aquecida a 60º.
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Mensagem por Alessandro Muzell Qui Nov 23, 2017 5:23 am

GOSTEI DO AQUECEDOR KKKKK EU TENHO UM DE MANICURE MUITO BOM, NÃO LEMBRO O NOME DELE, MÁS ME PARECE QUE TEM BELLA OU BELA, ELE TEM TERMOSTATO E FUNCIONA CORRETAMENTE, LEMBRANDO QUE O AQUECIMENTO DA COLA E O TEMPO DE TRABALHO É MUITO IMPORTANTE PARA UM BOM RESULTADO DE COLAGEM E DURABILIDADE.

FALANDO EM COLA, SÓ PARA LEMBRAR O PESSOAL QUE NOS LÊ, O PASSO A PASSO PARA PREPARAR A COLA QUENTE...

PRIMEIRO, DEVEMOS HIDRATAR A COLA ANTES DE AQUECE-LA, É FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DA COLAGEM E A LIBERAÇÃO DAS MOLÉCULAS NECESSÁRIAS PARA CRIAR A ADESIVAGEM DA COLA.

DEPENDENDO DE ONDE OU OQUE VAI SE COLAR, PRECISAMOS CONSIDERAR UMA POSSIVEL DESMONTAGEM, PORTANTO DEVEMOS TEMPERAR A COLA NA RESISTENCIA COMPATÍVEL AO QUE FOR COLADO.....EM MÉDIA 1/3 É MUITO USADO (1 DE COLA E 3 DE ÁGUA)

DEIXEM A COLA HIDRATANDO NA AGUA FRIA POR PELO MENOS 20 A 30 MINUTOS....DEPOIS AQUECE LENTAMENTE ATÉ CHEGAR NA TEMPERATURA DE TRABALHO DE 57 A 60 .... BOM É NUNCA DEIXAR PASSAR DE 60 61º E TAMBEM NÃO TRABALHAR A MENOS DE 57º ......

SE DURANTE A COLAGEM VC PERCEBER QUE GELATINOU RAPIDAMENTE, PARE, REMOVA O RESÍDUO E REFAÇA A COLAGEM.......

SE A TEMPERATURA ULTRAPASSOU OS 62º MAIS OU MENOS, PARE E REFAÇA A COLA

A ALTA TEMPERATURA DESTROI AS MOLÉCULAS ADESIVAS E SUA COLAGEM VAI SER FRACA........

A BAIXA TEMPERATURA GELATINA O PRODUTO, DIMINUI A ADESIVAGEM.........

PORTANTO.......ANTES UM POUCO ABAIXO DA TEMPERATURA IDEAL DO QUE MAIS ALTA........

ABRAÇÃO A TODOS......
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Mensagem por alan jhones Seg Dez 04, 2017 1:35 pm

Saudações a todos! Neste fim de semana dei mais uma pegada na construção, após a colagem das contrafaixas, hora de traçar o contorno do tampo, placa de abeto com as duas metades plainadas, usando uma arruela com 2,5 mm de largura fiz o desenho do contorno.

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Após isto hora de cortar, uso para isto uma pequena serra de fitas (os outros foram feitos na serra manual mesmo mas dá um trabalho....) vou serrando por etapas, para não correr risco de cometer nenhum erro, com paciencia e tempo dá para chegar bem perto do limite da borda sem cortar madeira em excesso, deixo mais ou menos 0,5 mm para acertar depois na lima.
Aproveitei para dar uma rebaixada na borda para ficar menos material para acertar o esquadro.

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Sugestões e críticas são bem vindas.
Abraços a todos.
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Mensagem por Ricardogp7 Seg Dez 04, 2017 8:52 pm

Alan você também usa a válvula de motor pra afiar raspilha? Ou como punção de centro? Eu uso para essas duas funções. Tem um bom aço.
Seu trabalho tá ótimo em... tô me inspirando nele. Devo ter concluído 1/4 do trabalho no fundo do meu. Devagarinho e com cuidado a gente chega lá.
Deus te abençoe!!!

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Mensagem por alan jhones Ter Dez 05, 2017 6:45 am

Caro Ricardo, Isto mesmo, uso válvula de motor para afiar a raspilha, tem alguns vídeos interessantes no youtube demonstrando como se faz, para raspilhas eu uso aço de espátula da tramontina, tem um aço que segura a afiação razoavelmente bem, é flexível e fácil de moldar.
Abraços. Deus abençoe.
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Mensagem por alan jhones Seg Dez 18, 2017 7:51 am

Saudações a todos!
Me dediquei algumas horas ao tampo do Messias neste fim de semana, acertei o esquadro das bordas, concluí a plataforma do filete. deixando espessura constante de 5 mm a uma distancia de 9 mm em relação à borda e 7 mm na região dos Cs.
Reduzi a altura para 16,5 para ter margem para trabalhar na raspilha, e comecei a esboçar o formato do arco longo (sexta).
Abraços a todos!
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Mensagem por Alessandro Muzell Seg Dez 18, 2017 8:24 am

PARABÉNS IRMÃO, MUITO BOM....VC PODE ALIVIAR UM POUCO MAIS A MADEIRA NOS CES, DEIXAR MAIS NO PONTO, POIS, DO JEITO QUE TÁ, NA HORA DE FILETAR VC PODE TER PROBLEMAS COM A FERRAMENTA, ELA BATE NA MADEIRA AI...
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Mensagem por alan jhones Seg Dez 18, 2017 9:31 am

Bem Observado, já tive este problema no fundo, vou aliviar o degrau mas tomando cuidado pois a bombatura no centro sobe de forma mais abrupta.
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Mensagem por alan jhones Ter Dez 26, 2017 5:34 pm

Saudações a todos! Mais uma etapa em conclusão,  corte dos canais do filete e ajuste das peças na canaleta, ainda nao foi colado e esta encaixado superficialmente para ajustes. O abeto e bem mais mole e fácil de trabalhar que o acero, mas requer mais cuidado e uma faca bem afiada para nao passar direto nas curvas.
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Mensagem por Alessandro Muzell Qua Dez 27, 2017 6:21 am

MEU DEUS, TA DANDO MUITO GOSTO DE PARTICIPAR AQUI NO FORUM....A MINHA IDÉIA SEMPRE FOI ESSA SABE, DE VER O PESSOAL CONSTRUINDO, REFORMANDO E APRESENTANDO SEUS TRABALHOS, REALMENTE FICO ATÉ EMOCIONADO EM VER QUE NOSSA IDÉIA ESTA DANDO FRUTOS.........VAMOS CONTINUAR COM FOCO E PERSEVERANÇA E COMPARTILHAR E TROCAR IDEIAS SOBRE NOSSOS TRABALHOS.

PARABÉNS A TODOS..
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Mensagem por alan jhones Qua Dez 27, 2017 9:55 am

É isto aí Irmão, agradeço também as dicas e comentários de todos, o compartilhamento de conhecimento é bom para todos.
Abraços.
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