Luteria Muzell
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

trocando o verniz de um cello chines

5 participantes

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por mirela Qui Abr 22, 2021 8:56 am

Peguei e dilui 1:3 como vc me explicou, fiz o ground e apliquei no violoncelo.
Imaginei que sendo para que as cores não impregnassem na madeira essa seria boa.

mirela
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por mirela Qui Abr 22, 2021 8:57 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

mirela
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por mirela Qui Abr 22, 2021 8:59 am

Ele até começou a ficar com um brilhinho.rsrs
Daí fiz a receita com a goma laca toda esfarelada
ficou assim

mirela
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por mirela Qui Abr 22, 2021 9:01 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

mirela
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por mirela Qui Abr 22, 2021 9:04 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

mirela
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por mirela Qui Abr 22, 2021 9:14 am

Esta acima é com a goma laca granulada... Acho que vou bater tudo no liquidificador daí esfarela rsrs.

Então fiquei esperando sua orientação.

Tenho as seguintes perguntas:

1) Qual delas devo usar?.

2) para colorir o verniz a álcool, vi em outro post que vc recomendou o DAY STAIN  a álcool (seca mais rápido) ou a água (demora mais p secar, mas impregna mais). Pode se usar urucum? ou cúrcuma 0 açafrão da terra  - não o legítimo.?

3) Devo expô-lo ao sol direto ( quanto tempo) entre as demão do verniz a álcool, ou somente à sombra com luminosidade? (lembra que eu não tenho câmara.)

4) entre as demãos é preciso passar algum lixa (1000, 3000 ou 5000) ou se faz sem lixa nenhuma?


Desde já muito obrigada!
Que bom que vc não me abandou no meio da empreita rsrs...  Não vejo a hora de ficar pronto!
Muito agradecida pela paciência e pelo tempo disponível.


Última edição por mirela em Sex Abr 23, 2021 11:55 am, editado 2 vez(es)

mirela
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por mirela Qui Abr 22, 2021 9:20 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

mirela
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por mirela Qui Abr 22, 2021 9:25 am

Na ordem da esquerda para a direita:
receita de verniz a álcool com goma laca esfarelada
receita de verniz a álcool com goma laca granulada
receita de verniz a álcool com goma laca clarificada
ground de como laca clarificada.


Estou bastante ansiosa.
Grata

mirela
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por Ricardogp7 Dom maio 09, 2021 6:57 am

Olá pessoal! Tudo certo? Tô meio sumido kkkkk é a correria. Mas tô sempre de olho aqui.
Mirela, a goma laca esfarelada a qual vc se refere chama se goma laca indiana. A clarificada é isso mesmo. A que o Muzzel postou chama se "grezza", e quanto a essa que vc se refere como granulada, eu não conheço. Pela foto tá me parecendo que é se trata da resina mastic.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por Ricardogp7 Dom maio 09, 2021 7:10 am

Quanto ao urucum que vcs perguntaram, eu já utilizei duas vezes. Ele diluído no álcool, mesmo filtrado fica com muitas partículas de pigmento natural. É um vermelho muito forte e tende a ficar opaco. A melhor maneira que consegui usar foi adicionando a goma laca diluída e deixando descansar. Logo as partículas ficam ao fundo do pote e sobra uma cor bem avermelhada e transparente acima. Porém precisa ter cuidado na aplicação, pois junto com as partículas do urucum vão também as ceras da goma laca pro fundo do pote, e o que sobra acima é uma grande quantidade de álcool e muito pouco de resinas do verniz. O correto é retirar essa coloração por cima com uma seringa e misturar a mais uma quantidade pequena de goma laca.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

mirela gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por Ricardogp7 Dom maio 09, 2021 7:14 am

Mas o maior problema de se usar o urucum é que ele desbota muito rápido. O violino que fiz e postei as fotos aqui, colori com urucum. Na época ficou um alaranjado legal. Hoje a cor dele está mais para um amarelo. Sobre a cúrcuma, já usei a receita do Edgar, e gostei do tom de amarelo. Fica bem vivo. Porém o amarelo geralmente utilizo para cor de fundo. Nunca é a cor definitiva do instrumento.

Ricardogp7
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 198
Data de inscrição : 11/12/2015

Chrysthian e mirela gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por mirela Dom maio 09, 2021 6:25 pm

Ricardogp7 escreveu:Olá pessoal! Tudo certo? Tô meio sumido kkkkk é a correria. Mas tô sempre de olho aqui.
Mirela, a goma laca esfarelada a qual vc se refere chama se goma laca indiana. A clarificada é isso mesmo. A que o Muzzel postou chama se "grezza", e quanto a essa que vc se refere como granulada, eu não conheço. Pela foto tá me parecendo que é se trata da resina mastic.

olá Ricardogp7, muito obrigada pelo esclarecimento.
Eu desprezei a goma laca "granulada", fiquei com a indiana e com a clarificada.
Como disse, usei a clarificada para fazer o ground, (receita do Irmão Muzzel, diluída 3:1).

mirela
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por mirela Dom maio 09, 2021 6:33 pm

Ricardogp7 escreveu:Quanto ao urucum que vcs perguntaram, eu já utilizei duas vezes. Ele diluído no álcool, mesmo filtrado fica com muitas partículas de pigmento natural. É um vermelho muito forte e tende a ficar opaco. A melhor maneira que consegui usar foi adicionando a goma laca diluída e deixando descansar. Logo as partículas ficam ao fundo do pote e sobra uma cor bem avermelhada e transparente acima. Porém precisa ter cuidado na aplicação, pois junto com as partículas do urucum vão também as ceras da goma laca pro fundo do pote, e o que sobra acima é uma grande quantidade de álcool e muito pouco de resinas do verniz. O correto é retirar essa coloração por cima com uma seringa e misturar a mais uma quantidade pequena de goma laca.

Então Ricardo, fiz uma amostra com o urucum, gostei da cor, mas se vc já experimentou e desbotou e ficou opaco, vou descartar.
O que vc me diz de raiz de garança e de raspas de Pau Brasi ( não acho a interrogação neste teclado)
Qual corante para álcool que vc utiliza ( pergunta)

mirela
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por mirela Dom maio 09, 2021 6:37 pm

Ricardogp7 escreveu:Mas o maior problema de se usar o urucum é que ele desbota muito rápido. O violino que fiz e postei as fotos aqui, colori com urucum. Na época ficou um alaranjado legal. Hoje a cor dele está mais para um amarelo. Sobre a cúrcuma, já usei a receita do Edgar, e gostei do tom de amarelo. Fica bem vivo. Porém o amarelo geralmente utilizo para cor de fundo. Nunca é a cor definitiva do instrumento.

Estou precisando de ajuda com este tópico de verniz.
Qual a ordem de verniz que você usa (pergunta)
Você passa o verniz do Hessel logo depois do Ground(pergunta)
Desculpe todo este questionário, muito obrigada pela atenção. É que quero muito terminar o violoncelo. Já fiz tanta coisa, não queria morrer na praia rsrs.

Obrigada e boa sentam a todos.

mirela
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por mirela Dom maio 09, 2021 6:51 pm

Voltei....
Ou devo esquecer tudo isso que comprar um corante da Kremer

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

gostaria de uma sugestão.
Obrigada e boa noite a todos.


mirela
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por Alessandro Muzell Sáb maio 22, 2021 8:37 pm

Boa noite Mirela, estou até envergonhado ... me perdoe por não poder estar presente quando precisou. Bem se ainda posso lhe ajudar, vamos ao seguinte: me informe atualizado em que pé esta o cello e o que vc tem de verniz ai... prometo que vou ficar online o no máximo até amanha lhe retorno....
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 423
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 49
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por mirela Dom maio 23, 2021 7:44 am

Olá, bom dia!
Claro que pode me ajudar! Antes de tudo, espero, que nestes tempos difíceis, esteja tudo bem com você e sua família.

Por aqui as coisas estão assim:
o violoncelo está com 2 demãos de ground, (o seu verniz diluído em 1:3 em álcool).

mirela
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por mirela Dom maio 23, 2021 7:47 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

mirela
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/11/2020

Alessandro Muzell gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por mirela Dom maio 23, 2021 7:52 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

mirela
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/11/2020

Alessandro Muzell gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por mirela Dom maio 23, 2021 7:56 am

Achei que aquelas q eu misturei com o colorau ficaram manchadas. as descartei.
e o verniz que pra mim ficou mais agradável ao toque foi a sua receita.

mirela
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por mirela Dom maio 23, 2021 7:57 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

mirela
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por mirela Dom maio 23, 2021 7:59 am

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

mirela
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por mirela Dom maio 23, 2021 8:09 am

Aqui em casa tenho material para fazer a receita do seu verniz novamente, pois gastei tudo o que eu fiz em experiencias,

Tenho a goma laca clarificada e a indiana.
e tenho este verniz acima do HUSS. ele separou muito (decantou). a parte que temos que usar é soa de cima ( pergunta ) meu ponto de interrogação sumiu)

estou tendo bastante dificuldade com a boneca, (apesar de já ter trabalhado com a boneca diversas vezes em móveis, só que aqui é ultra mega refinado). Mesmo o ground está ficando um acabamento muito bonito. Ele começa a brilhar em alguns pontos, passei uma lixa 3000 da 3M antes da 2a demão.
Talvez seja mais seguro fazer a óleo. Na etapa que estou ainda é possível mudar para verniz a óleo(pergunta)queria saber sua opinião.
É difícil construir uma caixa com as luzes certas (pergunta)
Sei que estou te dando trabalho, visitei a Maestro net, mas lá eles falam só de verniz a óleo.
mais uma vez muito obrigada pela atenção.

mirela
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/11/2020

Alessandro Muzell gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por mirela Dom maio 23, 2021 8:10 am

Mais uma coisa.
Não sei inserir cor no verniz a álcool.

obrigada mais uma vez

mirela
INTERESSADO EM LUTERIA
INTERESSADO EM LUTERIA

Mensagens : 88
Data de inscrição : 21/11/2020

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por Alessandro Muzell Seg maio 24, 2021 7:42 am

BOM DIA MIRELA, LEGAL SEU TRABALHO E SUAS EXPERIENCIAS, PARABÉNS. VOU TENTAR ACHAR UM CAMINHO PARA CLAREAR UM POUCO.
BEM, A PERGUNTA QUE MAIS ME CHAMOU A ATENÇÃO FOI INVERTER PARA ÓLEO TENDO JÁ APLICADO GROUND A ALCOOL. GERALMENTE PODEMOS FAZER O INVERSO, COMEÇAR NO ÓLEO E TERMINAR NO ALCOOL. PORÉM, COMO O GROUND FOI BEM DILUIDO, NÃO VEJO PROBLEMAS EM ENTRAR COM O ÓLEO NESTE MOMENTO, PARTICULARMENTE NUNCA FIZ ESSE PROCESSO, PORÉM ANALISANDO ALGUNS PONTOS, CREIO NÃO HAVER PROBLEMAS FUTUROS.
A RESPEITO DA COLORAÇÃO EM VERNIZ A GOMA LACA, O PESSOAL USA MUITO UM TINGIDOR SOLÚVEL EM ÁGUA OU ALCOOL, VC PODE ENCONTRAR ALGUMA COISA NO SITE DO MIGUEL CARDONE, LUTHIEREXPRESS (MUSICTOOLS)
ELE TEM UM TINGIDOR CHAMADO MUNWHALK SE NÃO ME ENGANO, SUPER CONCENTRADO, PORÉM, TIPO, VC FAZ O GROUND, APLICA A COLORAÇÃO DO JEITO QUE VC QUISER E FINALIZA COM VERNIZ, NÃO DA PARA INTERCALAR AS DEMÃOS DE COR E VERNIZ.
EU ACHO MUITO PRÁTICO, EU TENHO DUAS CORES NA MINHA OFICINA, O AMARELO E O SIENE BURNOUT (USO MUITO EM PEQUENOS RESTAUROS) É BEM FÁCIL CHEGAR NAS CORES DESEJADAS.
TEM UNS VIDEOS NO YOUTUBE ONDE LUTIERS DE GUITARRAS USAM MUITO PARA FAZER AQUELES SUNSETS NAS GUITARRAS, FICA MUITO LEGAL.
O CARLINHOS DE PORTO FELIZ USA UM TINGIDOR IMPORTADO DA INTERNATIONALVIOLINS.COM A ÚNICA DICA QUE DOU A TODOS É ISOLAR PRIMEIRO A MADEIRA ATRAVES DOS PASSOS QUE VC JÁ FEZ (GELATINA E GROUND) POIS A PIGMENTAÇÃO É MUITO PENETRANTE E SE HOUVER RISCOS, MACHUCADOS NA MADEIRA, BORDAS ABERTAS ETC, A PIGMENTAÇÃO VAI SE CONCENTRAR ALI.
NO CASO DO VERNIZ A ÓLEO, VC PODE INTERCALAR AS CORES COM O VERNIZ, VC PODE USAR DESDE TINTAS PRONTAS A BASE DE ÓLEO ATÉ RESINAS MINERAIS OU VEGETAIS PARA COLORIR, O TEMPO DE TRABALHO É MAIS LONGO (VC PODE PARA PARA TOMAR UM CAFÉ E RETORNAR NO TRABALHO, POR EXEMPLO) DIFERENTE DO ALCOOL QUE É MUITO RÁPIDO.
EU NÃO USO BONECA, SEMPRE PINCEL NO ALCOOL E MÃOS E PINCEL NO ÓLEO.
A RESPEITO DA CAIXA DE LUZ ULTRA VIOLETA, O PESSOAL CONFUNDE MUITO A LUZ UV USADA EM AQUÁRIOS OU EM LED ACHANDO QUE FUNCIONA, LEDO ENGANO, AS LAMPADAS NECESSÁRIAS PARA CURA DE VERNIZ A ÓLEO, PREFERENCIALMENTE DA PHILIPS, CUSTA BEM CARO, E VC VAI PRECISAR DE NO MÍNIMO 4 PEÇAS DE 40W CADA COM DOIS REATORES NO MÍNIMO. EU TENHO A CAIXA APENAS PARA VIOLINO E VIOLA, A MINHA ERA BEM GRANDE, FIZ NAS MEDIDAS FORNECIDAS PELO SITE DE VERNIZ DA OLDWOOD VARNISH ITALY, PORÉM FICOU MUITO GRANDE E OCUPOU MUITO ESPAÇO, ENTÃO REDUZI PARA VIOLINO E VIOLA, MÁS ADIANTA BEM O TRABALHO PRINCIPALMENTE PARA VC DAR UMA COR NA MADEIRA ANTES DE APLICAR O GROUND, FICA BEM BRONZEADA A MADEIRA.
VAMOS NOS FALANDO E BOA SORTE.
Alessandro Muzell
Alessandro Muzell
LUTIER
LUTIER

Mensagens : 423
Data de inscrição : 13/06/2014
Idade : 49
Localização : BOITUVA-SP

http://www.luteriamuzell.com.br

mirela e maxxcello gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

trocando o verniz de um cello chines - Página 4 Empty Re: trocando o verniz de um cello chines

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos